Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582 |
Resumo: | O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada. |
id |
UFCG_5c01040ea03a074ffc2b1715f81fdded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15582 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB.VarejoDiferenciaçãoComprasCompetitividadeRetailDifferentiationShoppingCompetitivenessAdministraçãoO varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada.The Brazilian retail grows with the rise of consumption and the release of credit, many chain stores expand their area of expertise and professionalize their processes, this scenario can reduce costs and gain competitive advantage over competitors is paramount. The work has as object of study a retail company that is part of this context. The research is classified as a descriptive exploratory research, a literature overview of the direct and intensive observation and a study that fits the concept of action research, sought to highlight the potential of the purchasing department in making strategic decisions that generate competitiveness in the company object of study. The work showed how the organization proceeds in the purchasing department to keep the market that alternative professionals have found to increase your chances before the competitors and the importance that differentiation plays in companies that are some restrictions on trade. The work also showed that the studied company exercised some practices by intuition and it was concluded that some processes could be improved using simple practices in the department. The survey recommended changes in how work in the sector focus of the work, trying to contribute to the reality of organization studied.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVERA, M. M.FREIRES, Luiz Henrique de Lira.20142020-09-24T00:30:42Z2020-09-232020-09-24T00:30:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-26T21:18:27Zoai:localhost:riufcg/15582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-26T21:18:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB. |
title |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
spellingShingle |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Varejo Diferenciação Compras Competitividade Retail Differentiation Shopping Competitiveness Administração |
title_short |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
title_full |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
title_fullStr |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
title_full_unstemmed |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
title_sort |
Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. |
author |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. |
author_facet |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVERA, Marcos Macri. OLIVERA, M. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Diferenciação Compras Competitividade Retail Differentiation Shopping Competitiveness Administração |
topic |
Varejo Diferenciação Compras Competitividade Retail Differentiation Shopping Competitiveness Administração |
description |
O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-09-24T00:30:42Z 2020-09-23 2020-09-24T00:30:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582 FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582 |
identifier_str_mv |
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744465627185152 |