Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
Resumo: O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada.
id UFCG_5c01040ea03a074ffc2b1715f81fdded
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15582
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB.VarejoDiferenciaçãoComprasCompetitividadeRetailDifferentiationShoppingCompetitivenessAdministraçãoO varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada.The Brazilian retail grows with the rise of consumption and the release of credit, many chain stores expand their area of expertise and professionalize their processes, this scenario can reduce costs and gain competitive advantage over competitors is paramount. The work has as object of study a retail company that is part of this context. The research is classified as a descriptive exploratory research, a literature overview of the direct and intensive observation and a study that fits the concept of action research, sought to highlight the potential of the purchasing department in making strategic decisions that generate competitiveness in the company object of study. The work showed how the organization proceeds in the purchasing department to keep the market that alternative professionals have found to increase your chances before the competitors and the importance that differentiation plays in companies that are some restrictions on trade. The work also showed that the studied company exercised some practices by intuition and it was concluded that some processes could be improved using simple practices in the department. The survey recommended changes in how work in the sector focus of the work, trying to contribute to the reality of organization studied.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVERA, Marcos Macri.OLIVERA, M. M.FREIRES, Luiz Henrique de Lira.20142020-09-24T00:30:42Z2020-09-232020-09-24T00:30:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-26T21:18:27Zoai:localhost:riufcg/15582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-26T21:18:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
Impact of the purchasing function in obtaining a competitive advantage for a furniture retailer in the city of Sousa-PB.
title Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
spellingShingle Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
Varejo
Diferenciação
Compras
Competitividade
Retail
Differentiation
Shopping
Competitiveness
Administração
title_short Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
title_full Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
title_fullStr Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
title_full_unstemmed Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
title_sort Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB.
author FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
author_facet FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVERA, Marcos Macri.
OLIVERA, M. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRES, Luiz Henrique de Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Diferenciação
Compras
Competitividade
Retail
Differentiation
Shopping
Competitiveness
Administração
topic Varejo
Diferenciação
Compras
Competitividade
Retail
Differentiation
Shopping
Competitiveness
Administração
description O varejo brasileiro cresce com a ascensão do consumo e a liberação de crédito. Muitas redes de lojas expandem sua área de atuação e profissionalizam os seus processos e nesse cenário diminuir os custos e conseguir conquistar vantagem competitiva em relação aos concorrentes é primordial. O trabalho tem como objeto de estudo uma empresa varejista que está inserida nesse contexto. A pesquisa é classificada como uma pesquisa exploratória descritiva, de um apanhado bibliográfico, da observação direta e intensiva e de um estudo que se encaixa no conceito de pesquisa-ação. Procurou evidenciar as potencialidades do departamento de compras na tomada de decisões estratégicas que gerassem competitividade na empresa objeto de estudo. O trabalho mostrou como a organização procede no setor de compras para se manter no mercado, que alternativas os profissionais encontraram para aumentar suas chances diante dos concorrentes e a importância que a diferenciação exerce em empresas que encontram algumas limitações no comércio. O trabalho também mostrou que a empresa estudada exercia algumas práticas voltadas para a intuição e foi concluído que alguns processos poderiam ser melhorados utilizando práticas simples no departamento. A pesquisa recomendou mudanças na forma como trabalhar no setor foco do trabalho, procurando contribuir com a realidade da organização estudada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-24T00:30:42Z
2020-09-23
2020-09-24T00:30:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15582
identifier_str_mv FREIRES, Luiz Henrique de Lira. Impacto da função compras na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa varejista de móveis da cidade de Sousa-PB. 2014. 69fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744465627185152