Laços de papel: breve análise da produção epistolográfica paulina.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34120 |
Resumo: | O discurso epistolar, latu senso, é constituído pelas correspondências em geral, que formam a categoria dos textos epistolares. É lícito supor que o hábito do homem se corresponder seja tão antigo quanto a escrita. Assim, escrever cartas, no sentido geral do termo, se constitui uma atividade de linguagem que acompanhou o ser humano ao longo da história, nos mais diversos domínios discursivos. Nesse sentido, as cartas podem ser consideradas objetos nos quais estão imbricados práticas sociais e, por isso, são passíveis de análise na perspectiva da história cultural, para a qual o principal objetivo, no dizer de Chartier, é analisar o modo “como uma realidade é construída, pensada e dada a ler”. No âmbito do discurso religioso/hagiográfico, se destacam as epístolas escritas pelo apóstolo Paulo no Século I, o qual se serviu destas para cumprir sua missão evangelizadora/doutrinária, prescrevendo por meio delas orientações litúrgicas e administrativas às comunidades cristãs. Nesses escritos, mais do que prescrições, eram estabelecidos laços místicos e afetivos que mantinham a coesão dos cristãos primitivos. Observa-se, então, que características, tais como “a função presentificadora da carta” e “o resgate da memória” estão perpassando todo o conjunto epistolar do apóstolo. Sendo assim, o presente trabalho pretende analisar as características das epístolas paulinas, como estas eram apropriadas por seus destinatários originais – considerando as legibilidades verossímeis desses escritos – e como são recepcionadas pelos leitores modernos, os quais se apropriam de seu discurso por meio do “processo de atualização”, que pode ser compreendido como “novos modos de ver coisas velhas”. Além disso, pretende-se também investigar a forma como os escritos epistolares de Paulo transcendem o discurso enxuto da transmissão de uma série de notícias para se configurarem como consciência da subjetividade e como exteriorização do eu que transcreve – o que se constitui uma atividade da cultura escrita que tem bastantes pontos em comum com o discurso auto-biográfico. |
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