Leitura e produção de textos argumentativos através dos multiletramentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23753 |
Resumo: | Entendemos que o aprendizado é bem mais significativo para o aluno, quando este participa do processo de construção do seu conhecimento. Dessa forma, não podemos conceber um ensino-aprendizagem desvinculado desse processo e nem mesmo pensar em métodos educacionais, dissociados hoje das tecnologias e mídias digitais, já que esses são constitutivos da vida dos alunos. Nessa perspectiva, essa pesquisa propõe uma reflexão em relação aos trabalhos com leitura e escrita em sala de aula, de modo a considerar dois aspectos importantes para os alunos, que é a demanda social contemporânea, no caso das tecnologias e mídias digitais, e o discurso argumentativo, visto que este, apesar de ser inato ao ser humano, precisa ser sistematizado e estudado nos bancos escolares. Para isso, a nossa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância da leitura, compreensão e produção do gênero argumentativo para as aulas de Língua Portuguesa, na perspectiva dos multiletramentos. Ela é de caráter bibliográfico, documental exploratória, e explicativa sob uma abordagem qualitativa, e seguirá o aporte teórico metodológico a partir dos estudos de Rojo (2012-2013-2015); Bakhtin (2002); Marcuschi (2008); Koch (2011); Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); Koche (2014); Koch e Elias (2017); Fiorin (2018); Tanzin Neto (2014), os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a exemplo da LDB (1996), dos PCN (1998) e do BNCC (2017), entre outros autores. Após estudo e revisão da literatura, realizamos uma análise da unidade 3 do Livro Didático Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), com intuito de verificar como os autores sistematizam os estudos dos gêneros argumentativos debate regrado e artigo de opinião. Como resultado, pudemos constatar que o livro não contempla todos os aspectos relacionados à estrutura composicional dos gêneros em questão nem os elementos linguísticos da argumentação. A partir da análise, apresentamos uma proposta de intervenção destinada a professores de Língua Portuguesa dos nonos anos. Essa sugere atividades complementares às do livro didático, a serem realizadas a partir do uso de um ambiente virtual (o Edmodo). Com isso, esperamos que tantos docentes como discentes possam estar inseridos em eventos de multiletramentos e possam ressignificar o ensino de forma dinâmica e eficaz. |
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Leitura e produção de textos argumentativos através dos multiletramentos.Reading and production of argumentative texts through multiliteracies.Leitura e escritaGênero argumentativoMultiletramentoLíngua portuguesa - ensinoReading and writingArgumentative genreMultiliteracyPortuguese language - teachingLetras.Entendemos que o aprendizado é bem mais significativo para o aluno, quando este participa do processo de construção do seu conhecimento. Dessa forma, não podemos conceber um ensino-aprendizagem desvinculado desse processo e nem mesmo pensar em métodos educacionais, dissociados hoje das tecnologias e mídias digitais, já que esses são constitutivos da vida dos alunos. Nessa perspectiva, essa pesquisa propõe uma reflexão em relação aos trabalhos com leitura e escrita em sala de aula, de modo a considerar dois aspectos importantes para os alunos, que é a demanda social contemporânea, no caso das tecnologias e mídias digitais, e o discurso argumentativo, visto que este, apesar de ser inato ao ser humano, precisa ser sistematizado e estudado nos bancos escolares. Para isso, a nossa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância da leitura, compreensão e produção do gênero argumentativo para as aulas de Língua Portuguesa, na perspectiva dos multiletramentos. Ela é de caráter bibliográfico, documental exploratória, e explicativa sob uma abordagem qualitativa, e seguirá o aporte teórico metodológico a partir dos estudos de Rojo (2012-2013-2015); Bakhtin (2002); Marcuschi (2008); Koch (2011); Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); Koche (2014); Koch e Elias (2017); Fiorin (2018); Tanzin Neto (2014), os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a exemplo da LDB (1996), dos PCN (1998) e do BNCC (2017), entre outros autores. Após estudo e revisão da literatura, realizamos uma análise da unidade 3 do Livro Didático Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), com intuito de verificar como os autores sistematizam os estudos dos gêneros argumentativos debate regrado e artigo de opinião. Como resultado, pudemos constatar que o livro não contempla todos os aspectos relacionados à estrutura composicional dos gêneros em questão nem os elementos linguísticos da argumentação. A partir da análise, apresentamos uma proposta de intervenção destinada a professores de Língua Portuguesa dos nonos anos. Essa sugere atividades complementares às do livro didático, a serem realizadas a partir do uso de um ambiente virtual (o Edmodo). Com isso, esperamos que tantos docentes como discentes possam estar inseridos em eventos de multiletramentos e possam ressignificar o ensino de forma dinâmica e eficaz.We understand that the learning is greatly significant for the student when this is a participant on his knowledge construction process. Therefore, it cannot to be considered a teaching-learning process dissociated of this procedure and not even to think in educational methods decoupled of the digital technologies and media, as those elements are constitutive aspects of the students’ life. In view of this, the research proposes a reflection in relation to the activities with reading and writing in classroom in order to consider two important aspects for the students, i.e., the contemporary social demand in digital technologies and media, and the argumentative discourse, since this element has to be systematized and investigated in the school contexts, although it is innate to the human. To this end, the study has as main objective to investigate the importance about the reading, comprehension and production of argumentative genre for the Portuguese language classes through the multiliteracies perspective. The research contain a bibliographic,documentary exploratory and explicative character under a qualitative approach and it will use the methodologic and theoretical input from the studies by Rojo (2012-2013-2015); Bakhtim (2002); Marcuschi (2008); Koch (2011); Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014); Koche (2014); Koch and Elias (2017); Fiorin (2018); Tanzin Neto (2014); among others. In addition to official documents that rules the Brazilian education, for instance of the LDB (1996), the PCN (1998) and the BNCC (2017), among others. Authors. After studying and revision of this literature, we conducted an analysis of the third unit from the Textbook Portuguese Languages, by Cereja and Cochar (2015), with the goal to check how the authors systematize the studies about the argumentative genres, the regimented debate and opinion piece. As the result of this research, it was observed that the book does not include all the aspects related to the compositional structure of the genres in study, and the linguistic elements from the argumentation. By the analysis, we present a proposal of intervention destined to the Portuguese language teachers of the ninth-grade class. This action suggests complementary activities those from the textbook to be developed through the use of a virtual platform (the Edmodo). With this, we hope that teachers and students can be inserted in multiliteracies events and so they can give a new meaning to the teaching with a dynamic and effective way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.PINHEIRO, Maria do Socorro.FONSECA, Maria Gorete.2019-04-242022-03-03T13:14:33Z2022-03-032022-03-03T13:14:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23753FONSECA, Maria Gorete. Leitura e produção de textos argumentativos através dos multiletramentos. 2019. 140f. 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