Leitura e escrita na perspectiva das práticas dos multiletramentos: uma proposta de intervenção para o 7ºano do ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Marta Marte.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8871
Resumo: O presente trabalho destaca a importância dos multiletramentos como proposta pedagógica ao ensino de Língua Portuguesa para a efetiva formação dos discentes, descartando assim, uma educação tradicional que insiste em trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada, ao desconsiderar os conhecimentos prévios dos alunos, sua cultura e seus valores. O objetivo da pesquisa foi compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem, na perspectiva dos multiletramentos, considerando as dificuldades de leitura e compreensão dos alunos. Para fundamentar o trabalho, no que se refere aos letramentos e multiletramentos, nos embasamos em Kleiman (1995, 2007, 2008, 2013), Rojo (2009, 2012), Soares (2008), Tfouni (1995), que defendem a importância do diálogo que deve haver entre a escola e as práticas sociais dos alunos, com vistas a formá-los a fazer uso da língua em seus diferentes contextos sociais. Quanto aos gêneros textuais, Marcuschi (2008) afirma que o sujeito que domina a leitura e a escrita, de diversos gêneros, possui um amplo poder na sociedade, pois é capaz de realizar diversas práticas sociais. Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa exploratória e bibliográfica de cunho qualitativo que tem como resultado a apresentação de uma sequência didática na perspectiva dos multiletramentos, e está voltada para professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Através da análise da atividade sobre o gênero conto, encontrada no livro didático do 7º ano, Português e linguagens de Cereja e Magalhães (2015), percebemos que esta traz apenas trechos fragmentados, o que impede o aluno ter uma compreensão mais ampla do tema abordado. Além disso, não considera seus conhecimentos prévios; a oralidade; a análise linguística e a produção textual. Nesse contexto, constatamos a falta de uma metodologia inovadora que considere esses fatores relevantes no ensino aprendizagem. Logo, a proposta pedagógica, aqui apresentada, por meio de uma sequência didática (SD), visa a produção de uma fotonovela, a partir do gênero conto, por meio de práticas de multiletramentos que envolvem tecnologias e mídias digitais, contemplando assim a cultura de massa associada aos conteúdos escolares, com vistas a estimular o protagonismo do aluno.
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O objetivo da pesquisa foi compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem, na perspectiva dos multiletramentos, considerando as dificuldades de leitura e compreensão dos alunos. Para fundamentar o trabalho, no que se refere aos letramentos e multiletramentos, nos embasamos em Kleiman (1995, 2007, 2008, 2013), Rojo (2009, 2012), Soares (2008), Tfouni (1995), que defendem a importância do diálogo que deve haver entre a escola e as práticas sociais dos alunos, com vistas a formá-los a fazer uso da língua em seus diferentes contextos sociais. Quanto aos gêneros textuais, Marcuschi (2008) afirma que o sujeito que domina a leitura e a escrita, de diversos gêneros, possui um amplo poder na sociedade, pois é capaz de realizar diversas práticas sociais. Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa exploratória e bibliográfica de cunho qualitativo que tem como resultado a apresentação de uma sequência didática na perspectiva dos multiletramentos, e está voltada para professores de Língua Portuguesa que atuam com alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Através da análise da atividade sobre o gênero conto, encontrada no livro didático do 7º ano, Português e linguagens de Cereja e Magalhães (2015), percebemos que esta traz apenas trechos fragmentados, o que impede o aluno ter uma compreensão mais ampla do tema abordado. Além disso, não considera seus conhecimentos prévios; a oralidade; a análise linguística e a produção textual. Nesse contexto, constatamos a falta de uma metodologia inovadora que considere esses fatores relevantes no ensino aprendizagem. Logo, a proposta pedagógica, aqui apresentada, por meio de uma sequência didática (SD), visa a produção de uma fotonovela, a partir do gênero conto, por meio de práticas de multiletramentos que envolvem tecnologias e mídias digitais, contemplando assim a cultura de massa associada aos conteúdos escolares, com vistas a estimular o protagonismo do aluno.The present work highlights the importance of multi-rules as a pedagogical proposal to the teaching Portuguese language for the effective formation of the students, thus discarding a traditional education that insists on working the content in a decontextualized way, while disregard students' prior knowledge, culture and values. The purpose of research was to understand how the teaching-learning process takes place, from the perspective of multi-instruments, considering the reading and comprehension difficulties of the students. For To ground the work, as regards literacy and multi- in Kleiman (1995, 2007, 2008, 2013), Rojo (2009, 2012), Soares (2008), Tfouni (1995), who defend the importance of the dialogue between the school and the social practices of students, with a view to training them to make use of language in their different social contexts. As for textual genres, Marcuschi (2008) states that the subject who dominates reading and writing, of various genres, has a wide power in society, because it is capable of various social practices. As for the methodology, it is an exploratory research and qualitative literature which results in the presentation of a sequence didactics from the perspective of multi-teaching, and is aimed at language teachers Portuguese who work with students of the seventh grade of elementary school. Through the analysis of activity about the short story genre, found in the 7th grade textbook, Portuguese and languages Cereja and Magalhães (2015), we realize that this brings only fragmented sections, which prevents the student from having a broader understanding of the topic addressed. Furthermore, it does not consider your previous knowledge; the orality; linguistic analysis and textual production. In this In this context, we note the lack of an innovative methodology that considers these factors relevant in teaching learning. Therefore, the pedagogical proposal, presented here, through of a didactic sequence (SD), aims at the production of a photonovela, from the genre tale, through multi-practice practices involving digital technologies and media, thus contemplating the mass culture associated with school content, with a view to stimulate student protagonism.Este trabajo evidencia la importancia de multiletramentos como enfoque pedagógico en la enseñanza del portugués para la formación eficaz de los estudiantes, descartando así una educación tradicional que insiste en trabajar en los contenidos de manera descontextualizada, sin tener en cuenta el conocimiento previo, la cultura de los estudiantes y sus valores. El objetivo de la investigación fue comprender cómo se da el proceso de enseñanza aprendizaje, en la perspectiva de los multiletramentos, considerando las dificultades de lectura y comprensión de los alumnos. Para fundamentar el trabajo, en lo que se refiere a las letras y multiletramentos, nos basamos en Kleiman (1995, 2007, 2008, 2013), Soares (2008), Tfouni (1995) y Rojo (2009, 2012), que defienden la importancia del diálogo que debe haber entre la escuela y las prácticas sociales de los alumnos con el fin de formarlos a hacer uso de la lengua en sus diferentes situaciones sociales. Acerca de los géneros textuales, Marcuschi (2008) contextualiza que el sujeto que domina la lectura y la escritura, de diversos géneros, posee un amplio poder en la sociedad, pues es capaz de realizar diversas actividades sociales. En cuanto a la metodología, se trata de una investigación exploratoria y bibliográfico, y el enfoque cualitativo que ha dado lugar a la presentación de una secuencia didáctica desde la perspectiva de multiletramentos, y se centra en los profesores de lengua portuguesa que trabajan con los estudiantes en el séptimo año de enseñanza fundamental. Mediante el análisis de la actividad en el cuento de género, que se encuentra en el libro de didáctico de séptimo año, Portugués y lenguajes, de Cereza y Magallanes (2015), nos damos cuenta que esto trae sólo partes fragmentadas, lo que impide que el estudiante tenga una comprensión más amplia del tema tratado. Además de eso, no considera sus conocimientos previos; la oralidad; el análisis linguístico y la producción textual. En este contexto, constatamos la falta de una metodología innovadora que considere estos factores relevantes en la enseñanza y aprendizaje. La propuesta pedagógica, aquí presentada, por medio de una secuencia didáctica (SD), busca la producción de una fotonovela, a partir del género cuento, por medio de prácticas de multiletramentos que involucran tecnologías y medios digitales, contemplando, entonces, la cultura de masa asociada a los contenidos para el estímulo del protagonismo del alumno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paivahttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.SILVA, Abdoral Inácio da.GUEDES, Marta Marte.2019-06-102019-11-05T16:23:47Z2019-11-052019-11-05T16:23:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8871GUEDES, Marta Marte. Leitura e escrita na perspectiva das práticas dos multiletramentos: uma proposta de intervenção para o 7ºano do ensino fundamental II. 2019. 52f. 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