O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948 |
Resumo: | Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem. |
id |
UFCG_8596a38bd36df4775f2e774f2d57fb51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30948 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.The use of cartographic literacy in the early years of elementary school.CartografiaAlfabetização cartográficaEnsino fundamental - anos iniciais- cartografiaEnsino de cartografiaPensamento espacialCartographyCartographic literacyElementary School - early years - cartographyCartography teachingSpatial thinkingEnsino de Geografia - cartografiaGeografia.Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.This work aimed to presente, to the Geography teacher, the importance of working on cartographic literacy in the classroom. Therefore, our main objective was to explore the practice of cartography in early Elementary School years, specifically in a 4th-grade class, with the intention of demystifying the difficulties often mentioned in scientific papers and reported by students. The methodology used is characterized by qualitative research, initially through a bibliographic study that theoretically substantiated the main axes that guide cartographic teaching and its importance for the formation of critical individuals. To this end, we incorporated into this investigation, among others, the theoretical constructs of authors such as Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018), and Passini (2007). Subsequently, we conducted field research, which involved 4 teachers and 20 students from a public municipal school in the state of Ceará. The data collection was based, at first, on the observation of classes, didactic sequences, and semi-structured interviews with the teachers. Next, the researcher taught a class and conducted an activity in the classroom for the students. Afterwards, we analyzed the collected data and organized them into a summary table. From this analysis, it was possible to verify that the majority of teachers did not receive adequate training during their undergraduate studies, which ended up reflecting in traditional classes based solely on the use of textbooks, with the absence of active methodologies. This approach, therefore, may contribute to the learning deficit of some students and their lack of interest in the content being taught. Thus, the importance of training and events that address these gaps in professionals is emphasized, as cartographic literacy is responsible for establishing an understanding of the relationships between space and time, allowing students to study the environment in which they live.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.NÓBREGA, Ivanalda Dantas de.SILVA, Guilherme Alexandre da.2023-06-192023-07-20T12:24:20Z2023-07-202023-07-20T12:24:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T19:54:07Zoai:localhost:riufcg/30948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T19:54:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. The use of cartographic literacy in the early years of elementary school. |
title |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. SILVA, Guilherme Alexandre da. Cartografia Alfabetização cartográfica Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia Ensino de cartografia Pensamento espacial Cartography Cartographic literacy Elementary School - early years - cartography Cartography teaching Spatial thinking Ensino de Geografia - cartografia Geografia. |
title_short |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
SILVA, Guilherme Alexandre da. |
author_facet |
SILVA, Guilherme Alexandre da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. NÓBREGA, Ivanalda Dantas de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Guilherme Alexandre da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Alfabetização cartográfica Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia Ensino de cartografia Pensamento espacial Cartography Cartographic literacy Elementary School - early years - cartography Cartography teaching Spatial thinking Ensino de Geografia - cartografia Geografia. |
topic |
Cartografia Alfabetização cartográfica Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia Ensino de cartografia Pensamento espacial Cartography Cartographic literacy Elementary School - early years - cartography Cartography teaching Spatial thinking Ensino de Geografia - cartografia Geografia. |
description |
Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 2023-07-20T12:24:20Z 2023-07-20 2023-07-20T12:24:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948 SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948 |
identifier_str_mv |
SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744586582523904 |