O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Guilherme Alexandre da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
Resumo: Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.
id UFCG_8596a38bd36df4775f2e774f2d57fb51
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30948
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.The use of cartographic literacy in the early years of elementary school.CartografiaAlfabetização cartográficaEnsino fundamental - anos iniciais- cartografiaEnsino de cartografiaPensamento espacialCartographyCartographic literacyElementary School - early years - cartographyCartography teachingSpatial thinkingEnsino de Geografia - cartografiaGeografia.Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.This work aimed to presente, to the Geography teacher, the importance of working on cartographic literacy in the classroom. Therefore, our main objective was to explore the practice of cartography in early Elementary School years, specifically in a 4th-grade class, with the intention of demystifying the difficulties often mentioned in scientific papers and reported by students. The methodology used is characterized by qualitative research, initially through a bibliographic study that theoretically substantiated the main axes that guide cartographic teaching and its importance for the formation of critical individuals. To this end, we incorporated into this investigation, among others, the theoretical constructs of authors such as Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018), and Passini (2007). Subsequently, we conducted field research, which involved 4 teachers and 20 students from a public municipal school in the state of Ceará. The data collection was based, at first, on the observation of classes, didactic sequences, and semi-structured interviews with the teachers. Next, the researcher taught a class and conducted an activity in the classroom for the students. Afterwards, we analyzed the collected data and organized them into a summary table. From this analysis, it was possible to verify that the majority of teachers did not receive adequate training during their undergraduate studies, which ended up reflecting in traditional classes based solely on the use of textbooks, with the absence of active methodologies. This approach, therefore, may contribute to the learning deficit of some students and their lack of interest in the content being taught. Thus, the importance of training and events that address these gaps in professionals is emphasized, as cartographic literacy is responsible for establishing an understanding of the relationships between space and time, allowing students to study the environment in which they live.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.NÓBREGA, Ivanalda Dantas de.SILVA, Guilherme Alexandre da.2023-06-192023-07-20T12:24:20Z2023-07-202023-07-20T12:24:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T19:54:07Zoai:localhost:riufcg/30948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T19:54:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
The use of cartographic literacy in the early years of elementary school.
title O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Guilherme Alexandre da.
Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia
Ensino de cartografia
Pensamento espacial
Cartography
Cartographic literacy
Elementary School - early years - cartography
Cartography teaching
Spatial thinking
Ensino de Geografia - cartografia
Geografia.
title_short O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Guilherme Alexandre da.
author_facet SILVA, Guilherme Alexandre da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
NÓBREGA, Ivanalda Dantas de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Guilherme Alexandre da.
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia
Ensino de cartografia
Pensamento espacial
Cartography
Cartographic literacy
Elementary School - early years - cartography
Cartography teaching
Spatial thinking
Ensino de Geografia - cartografia
Geografia.
topic Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia
Ensino de cartografia
Pensamento espacial
Cartography
Cartographic literacy
Elementary School - early years - cartography
Cartography teaching
Spatial thinking
Ensino de Geografia - cartografia
Geografia.
description Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
2023-07-20T12:24:20Z
2023-07-20
2023-07-20T12:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
identifier_str_mv SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744586582523904