Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Valéria.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BARROS, Marcelo Alves de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
Resumo: A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade.
id UFCG_5df06ce6493c5370e8232d1acbfb2e64
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36108
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games.LeituraFormação de leitoresJogos sériosDisciplina de leitura - Licenciatura em Educação do CampoLicenciatura em Educação do Campo - leituraTexto dramatúrgicoTeatro e educaçãoFormação dos professores leitoresJogo sério de realidade alternada - FelizCidadeReadingReader trainingSerious gamesReading subject - Degree in Rural EducationDegree in Rural Education - readingDramaturgical textTheater and educationTraining of reading teachersSerious alternate reality game - FelizCidadeLiteratura.A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-06-14T13:08:41Z2024-06-142024-06-14T13:08:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108porANDRADE, Valéria.BARROS, Marcelo Alves de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-14T13:10:22Zoai:localhost:riufcg/36108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-14T13:10:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
Reading, saying, playing: interactions between reading, literature and serious games.
title Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
spellingShingle Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
ANDRADE, Valéria.
Leitura
Formação de leitores
Jogos sérios
Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo - leitura
Texto dramatúrgico
Teatro e educação
Formação dos professores leitores
Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade
Reading
Reader training
Serious games
Reading subject - Degree in Rural Education
Degree in Rural Education - reading
Dramaturgical text
Theater and education
Training of reading teachers
Serious alternate reality game - FelizCidade
Literatura.
title_short Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
title_full Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
title_fullStr Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
title_full_unstemmed Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
title_sort Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios.
author ANDRADE, Valéria.
author_facet ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
author_role author
author2 BARROS, Marcelo Alves de.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação de leitores
Jogos sérios
Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo - leitura
Texto dramatúrgico
Teatro e educação
Formação dos professores leitores
Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade
Reading
Reader training
Serious games
Reading subject - Degree in Rural Education
Degree in Rural Education - reading
Dramaturgical text
Theater and education
Training of reading teachers
Serious alternate reality game - FelizCidade
Literatura.
topic Leitura
Formação de leitores
Jogos sérios
Disciplina de leitura - Licenciatura em Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo - leitura
Texto dramatúrgico
Teatro e educação
Formação dos professores leitores
Jogo sério de realidade alternada - FelizCidade
Reading
Reader training
Serious games
Reading subject - Degree in Rural Education
Degree in Rural Education - reading
Dramaturgical text
Theater and education
Training of reading teachers
Serious alternate reality game - FelizCidade
Literatura.
description A proposta é refletir sobre as práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Literatura na Licenciatura em Educação do Campo/UFCG no sentido de garantir a alunosprofessores em formação o contato direto com a materialidade do texto dramatúrgico, buscando caminhos de interação com o teatro mediante práticas de leitura com procedimentos teatrais que favoreçam a ampliação das formas de realizar o ato de ler. Pelo relato de algumas demandas de interesse em torno desta literatura surgidas a partir das ações de incentivo e sensibilização à leitura do texto dramatúrgico contempladas nesta prática docente, e tendo em conta os desafios urgentes em relação às dificuldades com a leitura em nosso país, pretendemos pensar estratégias alternativas para a formação de professores-leitores habilitados, efetivamente, a formar alunos-leitores, a partir de práticas de leitura e escrita inovadoras mediante o diálogo com experiências no ensino de diversos conteúdos de componentes curriculares de Engenharia, baseadas em um jogo sério de realidade alternada, denominado FelizCidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-06-14T13:08:41Z
2024-06-14
2024-06-14T13:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
identifier_str_mv ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ler, dizer, brincar: interações entre leitura, literatura e jogos sérios. In: VI ENLIJE - ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - LITERATURA E OUTRAS ARTES: INTERFACES E DIÁLOGOS COM O ENSINO, 6, 2016, Campina Grande. Anais[...] Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624736010240