Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, Matheus Rafael.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
Resumo: A comunicação parte do conceito da troca de informações entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essenciais do sistema organizacional. O Endomarketing é definido como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunicação interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma abordagem mista através de técnicas qualitativas e quantitativas, utilizando entrevistas e survey para coleta de dados. Para análise dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Dentre os resultados principais, foram vistos que 61,1% dos participantes concordam que as ações do endomarketing são aplicadas na empresa, como treinamentos e diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcionários e proprietários e que a forma de comunicação utilizada na empresa, identificada principalmente como reuniões e comunicação “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94,4% concordam que as estratégias de comunicação atuais utilizadas são efetivas. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicação interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necessidade de motivar e ter um maior envolvimento dos funcionários, aumentando a satisfação do clinte interno. Bem como à teoria de comunicação interna, pode-se perceber a importância da utilização de práticas como reuniões de equipe e o diálogo entre a empresa e os funcionários.
id UFCG_5e19351f065533175582e1d1d1223197
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37184
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.Connecting endomarketing and internal communication: case study in a doceria.Conectando endomarketing e comunicación interna: estudio de caso em uma doceria.EndomarketingComunicação internaClima organizacionalSatisfação dos funcionáriosClima organizationalComunicación internaAdministraçãoA comunicação parte do conceito da troca de informações entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essenciais do sistema organizacional. O Endomarketing é definido como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunicação interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma abordagem mista através de técnicas qualitativas e quantitativas, utilizando entrevistas e survey para coleta de dados. Para análise dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Dentre os resultados principais, foram vistos que 61,1% dos participantes concordam que as ações do endomarketing são aplicadas na empresa, como treinamentos e diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcionários e proprietários e que a forma de comunicação utilizada na empresa, identificada principalmente como reuniões e comunicação “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94,4% concordam que as estratégias de comunicação atuais utilizadas são efetivas. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicação interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necessidade de motivar e ter um maior envolvimento dos funcionários, aumentando a satisfação do clinte interno. Bem como à teoria de comunicação interna, pode-se perceber a importância da utilização de práticas como reuniões de equipe e o diálogo entre a empresa e os funcionários.A communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essencialis do sistema organizacional. About Endomarketing é definito como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunication interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques qualitative and quantitative, using interviews and surveys to collect data. Para analysis dos dados, foram utilizados a analysis de conteño e a estatística descritiva. Dentre os resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participants concordam que as ações do endomarketing is applied to the company, as training and dialogue. Todos os participants concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcimientos e owners and que a forma de comunication utilizado na empresa, identificada principamente como résidences e comunication “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94.4% concordam que as strategies de communication atuais utilizados são you are effective. Pode-se concluar que o endomarketing e comunication interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envelopment dos funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como à teoria de communication internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o dialogue between the company and the employees.A Communication parte do conceito da troca de informations entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos esenciales del sistema organizacional. Acerca del Endomarketing es definitivo como um tipo de marketing voltado al público interno de la empresa, promoviendo o engajamento e valorización del funcionamiento. Así, el presente trabajo analiza objetivamente el proceso de comunicación interna y su relación con el endomarketing en una docente en la ciudad de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma anprodão mista atraves de tecniques cualitativos y cuantitativos, utilizando entrevistas y encuestas para recopilar datos. Para análisis dos datos, foram utilizados a análisis de contenido y a estadística descritiva. dentro del os resultados principes, foram vistos que 61.1% dos participantes concordam que as ações do El endomarketing se aplica a la empresa, como formación y diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma abierta com funcimientos e propietarios y que a forma de comunicación utilizada na empresa, identificada Principalmente como residencias y comunicación “boca a boca”, funciona bien para a realidade actual y el 94,4% concordam que como estrategias de comunicación atuais utilizadas são eres eficaz. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicación interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. El estudio podría contribuir a la teoría de endomarketing confirmando a necesita de motivar e ter um maior envolvimiento dos funcionamiento, austantamento a sistema do clinte interno. Bem como teoría de la comunicación. internal, pode-se pervader a importancia da utilizado de practica como réunions de equipe e o diálogo entre la empresa y los empleados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNOBREGA, Pedro Ivo Silva da.NÓBREGA, P. I. S.NÓBREGA, PEDRO IVO SILVA DA.http://lattes.cnpq.br/0092268464023640CORREIA, Suzanne Érica NóbregaCORREIA, S. É. N.CORREIA, SUZANNE ÉRICA NÓBREGA.CORREIA, SUZANNE ÉRICA NOBREGA.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.NOGUEIRA, G. M. F.NOGUEIRA, GUSTAVO MAURÍCIO FILGUEIRAS.http://lattes.cnpq.br/6275460548333024BASTOS, Matheus Rafael.2023-11-082024-08-08T14:02:45Z2024-08-082024-08-08T14:02:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184BASTOS, Matheus Rafael. Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T14:03:51Zoai:localhost:riufcg/37184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T14:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
Connecting endomarketing and internal communication: case study in a doceria.
Conectando endomarketing e comunicación interna: estudio de caso em uma doceria.
title Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
spellingShingle Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
BASTOS, Matheus Rafael.
Endomarketing
Comunicação interna
Clima organizacional
Satisfação dos funcionários
Clima organizational
Comunicación interna
Administração
title_short Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
title_full Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
title_fullStr Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
title_full_unstemmed Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
title_sort Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria.
author BASTOS, Matheus Rafael.
author_facet BASTOS, Matheus Rafael.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOBREGA, Pedro Ivo Silva da.
NÓBREGA, P. I. S.
NÓBREGA, PEDRO IVO SILVA DA.
http://lattes.cnpq.br/0092268464023640
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
CORREIA, S. É. N.
CORREIA, SUZANNE ÉRICA NÓBREGA.
CORREIA, SUZANNE ÉRICA NOBREGA.
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.
NOGUEIRA, G. M. F.
NOGUEIRA, GUSTAVO MAURÍCIO FILGUEIRAS.
http://lattes.cnpq.br/6275460548333024
dc.contributor.author.fl_str_mv BASTOS, Matheus Rafael.
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação interna
Clima organizacional
Satisfação dos funcionários
Clima organizational
Comunicación interna
Administração
topic Endomarketing
Comunicação interna
Clima organizacional
Satisfação dos funcionários
Clima organizational
Comunicación interna
Administração
description A comunicação parte do conceito da troca de informações entre pessoas, tornando-se assim, um dos elementos essenciais do sistema organizacional. O Endomarketing é definido como um tipo de marketing voltado ao público interno da empresa, promovendo o engajamento e valorização do funcionário. Assim, o presente trabalho objetiva analisar o processo de comunicação interna e sua relação com o endomarketing em uma doceria na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foi adotada uma abordagem mista através de técnicas qualitativas e quantitativas, utilizando entrevistas e survey para coleta de dados. Para análise dos dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Dentre os resultados principais, foram vistos que 61,1% dos participantes concordam que as ações do endomarketing são aplicadas na empresa, como treinamentos e diálogo. Todos os participantes concordaram que podem se comunicar de forma aberta com funcionários e proprietários e que a forma de comunicação utilizada na empresa, identificada principalmente como reuniões e comunicação “boca a boca”, funciona bem para a realidade atual e 94,4% concordam que as estratégias de comunicação atuais utilizadas são efetivas. Pode-se concluir que o endomarketing e comunicação interna podem e devem ser engajados pelos gestores da empresa estudada. O estudo pôde contribuir à teoria de endomarketing confirmando a necessidade de motivar e ter um maior envolvimento dos funcionários, aumentando a satisfação do clinte interno. Bem como à teoria de comunicação interna, pode-se perceber a importância da utilização de práticas como reuniões de equipe e o diálogo entre a empresa e os funcionários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
2024-08-08T14:02:45Z
2024-08-08
2024-08-08T14:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
BASTOS, Matheus Rafael. Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
identifier_str_mv BASTOS, Matheus Rafael. Conectando endomarketing e comunicação interna: estudo de caso em uma doceria. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632699944960