A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Leandro Rafael Jales de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43786
Resumo: Este artigo analisa qual a influência que a aplicação de um plano de endomarketing tem dentro do clima organizacional. E para encontrar as informações foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, buscando em obras de diversos autores que discorrem sobre o tema. Na busca dos objetivos do artigo, o trabalho aborda as técnicas que devem ser utilizadas para a aplicação de um plano de Endomarketing que seja efetivo, como uma visão analítica que deve se ter para saber em qual grupo ou indivíduo seria mais eficaz a utilização da ferramenta, ou seja, saber determinar o foco para assim trazer resultados positivos para a empresa. Na busca dos resultados, também foi levado em consideração para a elaboração do artigo o reflexo deste plano de marketing interno dentro do ambiente organizacional, reflexo esse que se deu na motivação e satisfação dos seus colaboradores, sentimentos de bem estar que fazem com que os funcionários executem de maneira eficiente tanto suas funções dentro do processo de produção quanto o atendimento ao cliente, assim fazendo com a organização tenha uma imagem positiva interna e externamente, além de gerar uma maior receita de lucros em decorrência disso. A ferramenta se bem utilizada por parte do líder, com o apoio do setor de marketing e recursos humanos da empresa, também tem considerável importância no que se refere a criar uma boa comunicação interna, auxiliando para que os clientes internos se sintam peças importantes e fundamentais dentro de todo o processo de produção e vendas da empresa.
id UFRN_fa423bf8f918799d8f58d07c5eb84267
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43786
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Leandro Rafael Jales dehttps://orcid.org/ 0000-0002-8298-5039http://lattes.cnpq.br/6959468309728824Silva, Brena Carolina de OliveiraPereira , Marcelo Henrique Neveshttp://lattes.cnpq.br/4463051942271396Medeiros, Ricardo2021-10-11T22:52:48Z2021-10-11T22:52:48Z2021-09-14ARAÚJO, Leandro Rafael Jales de. A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros. 2021. 27 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43786Este artigo analisa qual a influência que a aplicação de um plano de endomarketing tem dentro do clima organizacional. E para encontrar as informações foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, buscando em obras de diversos autores que discorrem sobre o tema. Na busca dos objetivos do artigo, o trabalho aborda as técnicas que devem ser utilizadas para a aplicação de um plano de Endomarketing que seja efetivo, como uma visão analítica que deve se ter para saber em qual grupo ou indivíduo seria mais eficaz a utilização da ferramenta, ou seja, saber determinar o foco para assim trazer resultados positivos para a empresa. Na busca dos resultados, também foi levado em consideração para a elaboração do artigo o reflexo deste plano de marketing interno dentro do ambiente organizacional, reflexo esse que se deu na motivação e satisfação dos seus colaboradores, sentimentos de bem estar que fazem com que os funcionários executem de maneira eficiente tanto suas funções dentro do processo de produção quanto o atendimento ao cliente, assim fazendo com a organização tenha uma imagem positiva interna e externamente, além de gerar uma maior receita de lucros em decorrência disso. A ferramenta se bem utilizada por parte do líder, com o apoio do setor de marketing e recursos humanos da empresa, também tem considerável importância no que se refere a criar uma boa comunicação interna, auxiliando para que os clientes internos se sintam peças importantes e fundamentais dentro de todo o processo de produção e vendas da empresa.This article analyzes the influence that the application of an internal marketing plan has on the organizational climate. And to find the information, the bibliographic research method was used, looking for works by several authors who talk about the subject. In pursuit of the objectives of the article, the work addresses the techniques that should be used to apply an Endomarketing plan that is effective, such as an analytical view that must be had to know in which group or individual the use of the tool would be more effective. , that is, knowing how to determine the focus in order to bring positive results to the company. In the search for the results, the reflection of this internal marketing plan within the organizational environment was also taken into account for the preparation of the article, a reflection that occurred in the motivation and satisfaction of its employees, feelings of well-being that make employees perform efficiently both its functions within the production process and customer service, thus making the organization have a positive image internally and externally, in addition to generating greater revenue as a result. The tool, if well used by the leader with the support of the company's marketing and human resources sector, also has considerable importance with regard to creating good internal communication, helping internal customers to feel important and fundamental parts within the entire production and sales process of the company.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilFaculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do SeridóClima organizacionalEndomarketingCliente internoMotivaçãoA influência do Endomarketing dentro do clima organizacionalThe influence of endomarketing within the organizational climateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALInfluenciaEndomarketingClima_Araujo_2021.pdfInfluenciaEndomarketingClima_Araujo_2021.pdfapplication/pdf231916https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43786/1/InfluenciaEndomarketingClima_Araujo_2021.pdf964280f39666359b22aef6e8f522432aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43786/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/437862023-08-25 10:41:55.334oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-25T13:41:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The influence of endomarketing within the organizational climate
title A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
spellingShingle A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
Araújo, Leandro Rafael Jales de
Clima organizacional
Endomarketing
Cliente interno
Motivação
title_short A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
title_full A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
title_fullStr A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
title_full_unstemmed A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
title_sort A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional
author Araújo, Leandro Rafael Jales de
author_facet Araújo, Leandro Rafael Jales de
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-8298-5039
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6959468309728824
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Brena Carolina de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira , Marcelo Henrique Neves
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4463051942271396
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Leandro Rafael Jales de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Ricardo
contributor_str_mv Medeiros, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Clima organizacional
Endomarketing
Cliente interno
Motivação
topic Clima organizacional
Endomarketing
Cliente interno
Motivação
description Este artigo analisa qual a influência que a aplicação de um plano de endomarketing tem dentro do clima organizacional. E para encontrar as informações foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, buscando em obras de diversos autores que discorrem sobre o tema. Na busca dos objetivos do artigo, o trabalho aborda as técnicas que devem ser utilizadas para a aplicação de um plano de Endomarketing que seja efetivo, como uma visão analítica que deve se ter para saber em qual grupo ou indivíduo seria mais eficaz a utilização da ferramenta, ou seja, saber determinar o foco para assim trazer resultados positivos para a empresa. Na busca dos resultados, também foi levado em consideração para a elaboração do artigo o reflexo deste plano de marketing interno dentro do ambiente organizacional, reflexo esse que se deu na motivação e satisfação dos seus colaboradores, sentimentos de bem estar que fazem com que os funcionários executem de maneira eficiente tanto suas funções dentro do processo de produção quanto o atendimento ao cliente, assim fazendo com a organização tenha uma imagem positiva interna e externamente, além de gerar uma maior receita de lucros em decorrência disso. A ferramenta se bem utilizada por parte do líder, com o apoio do setor de marketing e recursos humanos da empresa, também tem considerável importância no que se refere a criar uma boa comunicação interna, auxiliando para que os clientes internos se sintam peças importantes e fundamentais dentro de todo o processo de produção e vendas da empresa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-11T22:52:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-11T22:52:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Leandro Rafael Jales de. A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros. 2021. 27 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43786
identifier_str_mv ARAÚJO, Leandro Rafael Jales de. A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Medeiros. 2021. 27 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43786/1/InfluenciaEndomarketingClima_Araujo_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43786/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 964280f39666359b22aef6e8f522432a
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117806011973632