Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2018.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398 |
Resumo: | Este estudo teve como finalidade analisar e compreender a prática de letramento e alfabetização desenvolvida numa sala multisseriada do campo. Os objetivos específicos consistiram em descrever e analisar a prática de alfabetização e letramento desenvolvida pela professora; situar os eventos de letramento existentes na sala de aula; e identificar a concepção que orienta a prática alfabetizadora da professora. Alfabetização entendida como a aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos (Soares, 2003), Letramento, entendido como processo de uso e função social da escrita (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situações concretas e observáveis em que a escrita é mobilizada nas práticas sociais (Kleiman, 1995) e Práticas de Letramento, como as formas de usar os materiais, as estratégias e os modos de participação nos eventos de letramento foram às categorias analíticas centrais deste trabalho. Como conceitos a Educação do Campo enquanto concepção e prática político-pedagógica, fundamentada na realidade social dos sujeitos do campo e na produção de sua existência social na relação com o meio ambienteArroyo (2004); Caldart (2000) e turmas multisseriadas, como salas heterogêneas compostas por crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias e etapas de escolarização (Hage, 2005). A abordagem qualitativa do Estudo de Caso nos levou a selecionar como situação singular e concreta – a Escola da Pitombeira – município de Sumé – como uma prática que se afilia a proposta da Educação Contextualizada do Campo. Os instrumentos utilizados no Estudo de Caso foram à observação participante, o diário de campo e a entrevista que nos permitiram uma aproximação com o objeto de estudo, e coletar informações para análise e compreensão a partir do diálogo com o referencial teórico sócio-interacionista (Vygostsky, 1991); a Psicogênese da Leitura e da Escrita (Ferreiro, 1985) e os estudos sobre letramento e alfabetização (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro da complexidade do Campo e da Educação do Campo. Os resultados nos permitiram compreender que a proposta em curso na Escola da Pitombeira se situa como forma de resistência e contraposição ao modelo hegemônico – de se pensar e fazer salas multissseriadas no campo. O trabalho contextualizado tem contribuído para as práticas de alfabetização e letramento em sala de aula, a partir das diferentes estratégias utilizadas pela professora. |
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Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo.Literacy and literacy practices in a multi-series room in the field.Educação multiseriadaPráticas de letramentoPrática de alfabetizaçãoEscola do campoSala de aula multiseriada no campoAlfabetização e letramentoLetramento e alfabetizaçãoLiteracy and LiteracyMultiserial classroom in the fieldLiteracy practicesLiteracy practiceAlfabetización y letraPrácticas de letraMultiserial aula en el campoEducação.Este estudo teve como finalidade analisar e compreender a prática de letramento e alfabetização desenvolvida numa sala multisseriada do campo. Os objetivos específicos consistiram em descrever e analisar a prática de alfabetização e letramento desenvolvida pela professora; situar os eventos de letramento existentes na sala de aula; e identificar a concepção que orienta a prática alfabetizadora da professora. Alfabetização entendida como a aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos (Soares, 2003), Letramento, entendido como processo de uso e função social da escrita (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situações concretas e observáveis em que a escrita é mobilizada nas práticas sociais (Kleiman, 1995) e Práticas de Letramento, como as formas de usar os materiais, as estratégias e os modos de participação nos eventos de letramento foram às categorias analíticas centrais deste trabalho. Como conceitos a Educação do Campo enquanto concepção e prática político-pedagógica, fundamentada na realidade social dos sujeitos do campo e na produção de sua existência social na relação com o meio ambienteArroyo (2004); Caldart (2000) e turmas multisseriadas, como salas heterogêneas compostas por crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias e etapas de escolarização (Hage, 2005). A abordagem qualitativa do Estudo de Caso nos levou a selecionar como situação singular e concreta – a Escola da Pitombeira – município de Sumé – como uma prática que se afilia a proposta da Educação Contextualizada do Campo. Os instrumentos utilizados no Estudo de Caso foram à observação participante, o diário de campo e a entrevista que nos permitiram uma aproximação com o objeto de estudo, e coletar informações para análise e compreensão a partir do diálogo com o referencial teórico sócio-interacionista (Vygostsky, 1991); a Psicogênese da Leitura e da Escrita (Ferreiro, 1985) e os estudos sobre letramento e alfabetização (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro da complexidade do Campo e da Educação do Campo. Os resultados nos permitiram compreender que a proposta em curso na Escola da Pitombeira se situa como forma de resistência e contraposição ao modelo hegemônico – de se pensar e fazer salas multissseriadas no campo. O trabalho contextualizado tem contribuído para as práticas de alfabetização e letramento em sala de aula, a partir das diferentes estratégias utilizadas pela professora.Este estudio tuvo como finalidad analizar y comprender la práctica de letra y alfabetización desarrollada en una sala multiserial del campo. Los objetivos específicos consistieron en describir y analizar la práctica de alfabetización y letramento desarrollada por la profesora; situar los eventos de letra existentes en el aula; e identificar la concepción que orienta la práctica alfabetizadora de la profesora. La alfabetización entendida como la adquisición de la escritura, por un individuo o grupo de individuos (Soares, 2003), Letramento, entendido como proceso de uso y función social de la escritura (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situaciones concretas y observables en que la escritura es movilizada en las prácticas sociales (Kleiman, 1995) y Prácticas de Letramento, como las formas de usar los materiales, las estrategias y los modos de participación en los eventos de letra, fueron a las categorías analíticas centrales de este trabajo. Como conceptos la Educación del Campo como concepción y práctica político-pedagógica, fundamentada en la realidad social de los sujetos del campo y en la producción de su existencia social en la relación con el medio ambiente Arroyo (2004); Caldart (2000) y grupos multiseriales, como salas heterogéneas compuestas por niños y adolescentes en diferentes edades y etapas de escolarización (Hage, 2005). El enfoque cualitativo del Estudio de Caso nos llevó a seleccionar como situación singular y concreta -la Escuela de Pitombeira-municipio de Sumé- como una práctica que se afilia a la propuesta de la Educación Contextualizada del Campo. Los instrumentos utilizados en el Estudio de Caso fueron a la observación participante, el diario de campo y la entrevista que nos permitieron una aproximación con el objeto de estudio, y recoger informaciones para análisis y comprensión a partir del diálogo con el referencial teórico socio-interacionista (Vygostsky , 1991); la Psicogénesis de la Lectura y de la Escritura (Ferreiro, 1985) y los estudios sobre letras y alfabetización (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro de la complejidad del Campo y de la Educación del Campo. Los resultados nos permitieron comprender que la propuesta en curso en la Escuela de Pitombeira se sitúa como forma de resistencia y contraposición al modelo hegemónico - de pensar y hacer salas multiserias en el campo. El trabajo contextualizado ha contribuido a las prácticas de alfabetización y letra en el aula, a partir de las diferentes estrategias utilizadas por la profesora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807TORRES, Denise Xavier.SÁ, Carolina Figueiredo de.SILVA, Grace Kelly de Assis.2018-03-232019-06-17T20:55:21Z2019-06-172019-06-17T20:55:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2018.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398SILVA, Grande Kelly de Assis. Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:04:33Zoai:localhost:riufcg/4398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:04:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este estudo teve como finalidade analisar e compreender a prática de letramento e alfabetização desenvolvida numa sala multisseriada do campo. Os objetivos específicos consistiram em descrever e analisar a prática de alfabetização e letramento desenvolvida pela professora; situar os eventos de letramento existentes na sala de aula; e identificar a concepção que orienta a prática alfabetizadora da professora. Alfabetização entendida como a aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos (Soares, 2003), Letramento, entendido como processo de uso e função social da escrita (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situações concretas e observáveis em que a escrita é mobilizada nas práticas sociais (Kleiman, 1995) e Práticas de Letramento, como as formas de usar os materiais, as estratégias e os modos de participação nos eventos de letramento foram às categorias analíticas centrais deste trabalho. Como conceitos a Educação do Campo enquanto concepção e prática político-pedagógica, fundamentada na realidade social dos sujeitos do campo e na produção de sua existência social na relação com o meio ambienteArroyo (2004); Caldart (2000) e turmas multisseriadas, como salas heterogêneas compostas por crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias e etapas de escolarização (Hage, 2005). A abordagem qualitativa do Estudo de Caso nos levou a selecionar como situação singular e concreta – a Escola da Pitombeira – município de Sumé – como uma prática que se afilia a proposta da Educação Contextualizada do Campo. Os instrumentos utilizados no Estudo de Caso foram à observação participante, o diário de campo e a entrevista que nos permitiram uma aproximação com o objeto de estudo, e coletar informações para análise e compreensão a partir do diálogo com o referencial teórico sócio-interacionista (Vygostsky, 1991); a Psicogênese da Leitura e da Escrita (Ferreiro, 1985) e os estudos sobre letramento e alfabetização (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro da complexidade do Campo e da Educação do Campo. Os resultados nos permitiram compreender que a proposta em curso na Escola da Pitombeira se situa como forma de resistência e contraposição ao modelo hegemônico – de se pensar e fazer salas multissseriadas no campo. O trabalho contextualizado tem contribuído para as práticas de alfabetização e letramento em sala de aula, a partir das diferentes estratégias utilizadas pela professora. |
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