Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ana Flávia Dantas da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060
Resumo: As dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para orientação e preparação das aulas.
id UFCG_6035a4102107ef2806a0636656ea2642
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31060
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.Life project in high school and teacher training to work in full school.Proyecto de vida en el bachillerato y formación del profesorado para trabajar en escuela completa.Formação docenteProjeto de vidaManual do professorEscola integralProjeto de vida – ensino médioTeacher trainingLife projectTeacher's manualFull schoolLife project – high schoolFormación del profesoradoProyecto de vidaManual del profesorEscuela completaProyecto de vida – bachilleratoFarmáciaAs dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para orientação e preparação das aulas.Teaching-learning difficulties related to teaching methodologies remain evident, since more conventional modalities are still prevalent in schools. However, contemporaneity requires much more than than just memorization of the contents of the curricular disciplines. That said, The objective of this work was to analyze the teaching methodologies used by teachers in the Life Project (PV) discipline and identify possible differences in the way of ministering the diversified part of the regular, relating this behavior with the use or not of the teacher's manual, as well as the need to seek training that results in adequate learning during the development of the disciplines. The study was carried out at the School Full Citizen Mayor Aguitônio Dantas, through conversations with two teachers who teach regular and PV subjects. The results confirmed the permanence of traditional teaching in the methodologies used in the classroom and that the new curricular components that bring active methodologies can contribute to this updating process, as well as indicating the existence of double behavior on the part of teachers in conducting the disciplines, particularly with regard to the use of the material provided for guidance and lesson preparation.Dificultades de enseñanza-aprendizaje relacionadas con las metodologías de enseñanza siguen siendo evidentes, ya que aún existen modalidades más convencionales frecuente en las escuelas. Sin embargo, la contemporaneidad exige mucho más que que la mera memorización de los contenidos de las disciplinas curriculares. Delante de eso, El objetivo de este trabajo fue analizar las metodologías de enseñanza utilizadas por docentes en la disciplina Proyecto de Vida (PV) e identificar posibles diferencias en la forma de ministrar la parte diversificada de lo regular, relacionándola comportamiento con el uso o no del manual del profesor, así como la necesidad de buscar una formación que resulte en un aprendizaje adecuado durante el desarrollo de las disciplinas. El estudio se llevó a cabo en la Escuela Pleno Ciudadano Mayor Aguitônio Dantas, a través de conversaciones con dos docentes que imparten asignaturas regulares y PV. Los resultados confirmaron la permanencia de la enseñanza tradicional en las metodologías utilizadas en el aula y que los nuevos componentes curriculares que traen metodologías activas pueden contribuir a este proceso de actualización, así como señalar las existencia de un doble comportamiento por parte de los docentes en la realización de las disciplinas, particularmente en lo que se refiere al uso del material previsto orientación y preparación de lecciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584DANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.J. D. Dantas;DANTAS, J.D.DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMES.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645SILVA, Ana Flávia Dantas da.2023-06-142023-07-28T16:50:48Z2023-07-282023-07-28T16:50:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060SILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T17:26:02Zoai:localhost:riufcg/31060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T17:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
Life project in high school and teacher training to work in full school.
Proyecto de vida en el bachillerato y formación del profesorado para trabajar en escuela completa.
title Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
spellingShingle Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
SILVA, Ana Flávia Dantas da.
Formação docente
Projeto de vida
Manual do professor
Escola integral
Projeto de vida – ensino médio
Teacher training
Life project
Teacher's manual
Full school
Life project – high school
Formación del profesorado
Proyecto de vida
Manual del profesor
Escuela completa
Proyecto de vida – bachillerato
Farmácia
title_short Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
title_full Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
title_fullStr Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
title_full_unstemmed Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
title_sort Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
author SILVA, Ana Flávia Dantas da.
author_facet SILVA, Ana Flávia Dantas da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
DANTAS, Joseclécio Dutra.
DANTAS, J. D.
J. D. Dantas;DANTAS, J.D.
DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
SANTOS, MICHELLE GOMES.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ana Flávia Dantas da.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Projeto de vida
Manual do professor
Escola integral
Projeto de vida – ensino médio
Teacher training
Life project
Teacher's manual
Full school
Life project – high school
Formación del profesorado
Proyecto de vida
Manual del profesor
Escuela completa
Proyecto de vida – bachillerato
Farmácia
topic Formação docente
Projeto de vida
Manual do professor
Escola integral
Projeto de vida – ensino médio
Teacher training
Life project
Teacher's manual
Full school
Life project – high school
Formación del profesorado
Proyecto de vida
Manual del profesor
Escuela completa
Proyecto de vida – bachillerato
Farmácia
description As dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para orientação e preparação das aulas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
2023-07-28T16:50:48Z
2023-07-28
2023-07-28T16:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060
SILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060
identifier_str_mv SILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744587406704640