“Arrocha o bumba negada”: cotidiano e memórias das cirandeiras de Caiana dos Crioulos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ, Janailson Macêdo.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34783
Resumo: Caiana dos Crioulos é uma comunidade remanescente de quilombos localizada na zona rural do município de Alagoa Grande - PB. Nos últimos anos, surgiu no local um grupo de ciranda e coco de roda, formado principalmente por mulheres, que vêm se destacando no cenário cultural paraibano. O presente estudo objetivou compreender, através de relatos orais das “cirandeiras de Caiana dos Crioulos”, relativos à prática de “brincar” ciranda e coco de roda, a importância dessas manifestações nos seus cotidianos e histórias de vida; bem como perceber suas representações com relação às mudanças e continuidades entre a ciranda e o “coco” do presente e as cirandas e os "cocos" do passado da comunidade. Do ponto de vista metodológico, o estudo esteve alicerçado, principalmente, nas técnicas da “História Oral”. A pesquisa constatou que as brincadeiras da ciranda e do coco de roda é tão intrinsecamente relacionadas às histórias de vida e à formação identitária dos moradores em geral de Caiana dos Crioulos. Todavia, observou-se que essas práticas recebem uma significação ainda maior por parte das integrantes do grupo de cirandeiras, visto que essas mulheres vêem a manutenção da ciranda e coco de roda, através de suas participações no grupo, como – entre outros fatores – um espaço de reconhecimento e valorização das suas identidades culturais e modo de se religarem a um passado que é representado como “mais valoroso”, através da manutenção e (re)invenção de certas práticas culturais. Desse modo, as cirandeiras de Caiana dos Crioulos reinventam o seu cotidiano e fortalecem suas identidades étnico-raciais, religiosas, de gênero, espaciais, entre outras, por meio de suas participações no grupo. Além disso, ao viajar para se apresentar ou ao “brincar’ ciranda e "coco" dentro da própria comunidade, essas mulheres evadem por algum tempo das situações de dificuldade e se religam a um passado que no dia-a-dia não pode mais ser sentido, mas que é revivificado em suas práticas e rememorações.
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