História, etnoecologia e educação na comunidade quilombola Barrinha da Conceição, Juazeiro/BA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Carlos Alberto Batista dos.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Roberto de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34866
Resumo: O presente estudo trata dos impactos ambientais causados pelo ‘lixão’ da cidade de Juazeiro-Bahia, no riacho Maria Preta, que tem sua foz na Comunidade Quilombola Barrinha da Conceição, o riacho Maria preta está impregnado de saberes e lembranças que escorrem por suas águas. Estudar a relação do riacho com as questões históricas, sociais, econômicas e culturais da comunidade é primordial para a valorização identitária deste grupo, utilizando-se da Educação Ambiental como instrumento fundamental na construção da cidadania. Outros aspectos importantes para a comunidade também serão focados, como o levantamento da formação do povoado e sua história, sua identidade étnica e cultural, visando a sua ressignificação. O projeto pensa a educação como instrumento que irá propiciar aos membros da comunidade embasamento para as discussões sobre a formação de sujeitos histórico s, dentro de um contexto histórico real, ciente da história de seu povo e de suas possibilidades de construir a realidade, da transformação social e da luta permanente por dignidade e justiça. O estudo possibilita a pesquisa interdisciplinar com “povos tradicionais”, no sentido utilizado de saber local (Geetz, 1996), numa construção de interfaces entre a história e as etnociências. Destaca-se o papel da história na relação entre os homens e a natureza, e as etnociências como campo propiciador aos estudos das comunidades quilombolas. Nesse sentido a inter-relação entre sociedade e natureza está na percepção da importância do espaço e dos aspectos ambientais para valorização das comunidades tradicionais. A metodologia utilizada conta com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, discussões e análise pertinentes às questões históricas, educacionais e etnoecológicas com vistas à maior compreensão da comunidade. Espera-se que este estudo possa dar subsídios para a elucidação dos problemas que ocorrem na comunidade e desta forma contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, assim como do meio ambiente, e principalmente promover a resignificação identitária, criando no grupo a noção de pertencimento.
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