Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: NOGUEIRA, Rosicreide Soares., MOTA, Antonio Carlos Soares de., FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
Resumo: O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento.
id UFCG_85ac74cab0c1754f6a06ac0f6f046ad6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31924
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education.Licenciatura em Educação do CampoOficina de desenhosEstratégia pedagógicaDesenho como estratégia pedagógicaEnsino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCGProdução de desenhosDegree in Rural EducationDrawing workshopPedagogical strategyDrawing as a pedagogical strategyTeaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCGDrawing productionEducação do Campo.O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222023-10-10T18:18:41Z2023-10-102023-10-10T18:18:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.NOGUEIRA, Rosicreide Soares.MOTA, Antonio Carlos Soares de.FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-10T18:19:32Zoai:localhost:riufcg/31924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-10T18:19:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
Drawing workshop as a pedagogical strategy in training by area of knowledge of human and social sciences in the degree in Rural Education.
title Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
spellingShingle Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Licenciatura em Educação do Campo
Oficina de desenhos
Estratégia pedagógica
Desenho como estratégia pedagógica
Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG
Produção de desenhos
Degree in Rural Education
Drawing workshop
Pedagogical strategy
Drawing as a pedagogical strategy
Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG
Drawing production
Educação do Campo.
title_short Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
title_full Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
title_fullStr Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
title_full_unstemmed Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
title_sort Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo.
author OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
author_facet OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
author_role author
author2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Educação do Campo
Oficina de desenhos
Estratégia pedagógica
Desenho como estratégia pedagógica
Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG
Produção de desenhos
Degree in Rural Education
Drawing workshop
Pedagogical strategy
Drawing as a pedagogical strategy
Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG
Drawing production
Educação do Campo.
topic Licenciatura em Educação do Campo
Oficina de desenhos
Estratégia pedagógica
Desenho como estratégia pedagógica
Ensino de Ciências Humanas - Lecampo CDSA UFCG
Produção de desenhos
Degree in Rural Education
Drawing workshop
Pedagogical strategy
Drawing as a pedagogical strategy
Teaching Human Sciences - Lecampo CDSA UFCG
Drawing production
Educação do Campo.
description O presente artigo sintetiza uma experiência vivenciada na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande, que durante a realização da Semana de Educação do Campo da UFCG - 2019, ofereceu aos discentes do curso, uma oficina pedagógica intitulada “A Produção de Desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais (CHS) na Licenciatura em Educação do Campo”, enfocando as contribuições que o desenho favorece perante o processo de ensino – aprendizagem. Neste sentido, essa experiência tem por objetivo relatar as possibilidades e/ou estratégias didáticas que a produção do desenho proporciona no ensino da área das Ciências Humanas e Sociais no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. No tocante ao itinerário metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, que tem como meta trabalhar com dados relativos à realidade, que não podem ser quantificados, tais como: valores, comportamentos, atitudes, percepções, perspectivas, dentre outros. Entre as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, destaca-se a análise de conteúdo por meio da Pesquisa-Ação, através da produção e análises dos desenhos produzidos no decorrer da oficina pedagógica. Diante da delimitação do tema em tela, e da natureza deste estudo, optamos por apresentar esta temática em decorrência da precisão de suscitar práticas pedagógicas alternativas que possam contribuir incisivamente para uma formação crítica, dinâmica, plural, proativa, capaz de converter o ‘tradicionalismo pedagógico’ em praxes que promovam uma aprendizagem contextualizada recheada de significados na formação da área das Ciências Humanas e Sociais na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Desta forma, reafirma-se aqui que o desenho pode contribuir expressivamente durante todo o processo de formação do licenciado em educação do campo, pois estimula a criatividade, a liberdade de pensar e expressar sentimentos, ideias, situações vividas, dentre outros aspectos. Este pode ser uma ferramenta muito importante na rotina didática, sendo ele um excelente motivador para a construção da aprendizagem por área de conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-10T18:18:41Z
2023-10-10
2023-10-10T18:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; MOTA, Antonio Carlos Soares de; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Oficina de desenhos como estratégia pedagógica na formação por área de conhecimento das ciências humanas e sociais na licenciatura em Educação do Campo. In: FOLMER, Ivanio et al (organizadores). Movimentos dialéticos da Educação do Campo: teorias, práticas e reflexões. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-5417-018-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744593507319808