Uma análise sistêmica do serviço de transporte intermunicipal de passageiros.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11357 |
Resumo: | O deslocamento da população das cidades brasileiras tem sido realizado em sua maioria por ônibus. Assim, o sistema de transporte coletivo por ônibus consolidou-se como a principal modalidade de transporte no pais. Entretanto, diversas deficiências no sistema regular, tais como oferta inadequada e insuficiente para atender a crescente demanda, excesso de lotação, falta de segurança, demora, entre outros, provocaram a insatisfação dos usuários com o sistema, como se pode constatar em diversas pesquisas de opinião e avaliação de nível de desempenho do sistema nas cidades brasileiras. Tal insatisfação provocou o surgimento do transporte alternativo, juntamente com a atual crise econômica do pais que levou os trabalhadores desempregados a entrarem neste setor em busca de novas fontes de renda. Esta modalidade de transporte tem evoluído muito na ultima década e abrange atualmente tanto o perímetro urbano, quanto o transporte intermunicipal, interestadual e ate mesmo o internacional. A nível intermunicipal, encontra-se uma ocorrência expressiva deste tipo de transporte, a exemplo de alguns estados do Nordeste como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado da Paraíba, o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal tem atingido proporções significativas. Existe atualmente no Estado muita divergência por parte dos grupos envolvidos com relação a percepção da atual condição do serviço intermunicipal. Sentiu-se, portanto, a necessidade de se propor uma metodologia de avaliação do sistema de transporte de passageiros que permita a analise da viabilidade de implementação de alternativos cursos de ação, no intuito de atender as necessidades e exigências dos diversos grupos envolvidos ou afetados pela tomada de decisão. O presente estudo tem como principal objetivo a realização de uma avaliação multicriterial sobre o transporte intermunicipal de passageiros na Paraíba e, em particular, aquele que converge para a cidade de Campina Grande, considerada a segunda maior do Estado e um grande centro polarizador da economia estadual. As técnicas tradicionais de avaliação utilizadas constantemente pela maioria dos decisores baseiam-se fundamentalmente na analise econômica de projetos. Entretanto, tais métodos consideram apenas um único critério, geralmente o econômico, em sua estrutura. Estas técnicas monocriteriais não perm item levar em consideração na analise, as relações entre os diversos elementos existentes em sistemas complexos. O surgimento das técnicas multicriteriais de tomada de decisão veio suprir estas deficiências, especialmente nos problemas complexos como e o caso de transportes. A metodologia proposta para avaliar o sistema e baseada no Processo de Analise em Rede (The Analytic Network Process- ANP), desenvolvido pelo matemático Thomas L. Saaty, a partir de uma estrutura formada pelos principais componentes e elementos do sistema, alem das influencias e interdependências entre estes. Com base nesta estrutura sao realizadas comparações paritárias com o objetivo de derivar prioridades relativas representativas das influencias entre fatores e grupos de fatores na tomada de decisão. A natureza sistêmica da metodologia empregada possibilita que haja uma visão abrangente de todos os aspectos relevantes ao problema, como por exemplo os principais grupos de interesse e critérios destes grupos analisados sob diversos pontos de vista, com o objetivo de priorizar alternativos cursos de ação. O modelo estruturado tem como objetivo principal a melhoria do serviço do sistema intermunicipal de passageiros e engloba os grupos de interesse (operadores do transporte alternativo, usuários, poder publico e empresas de ônibus), bem como os critérios relevantes de cada grupo, como por exemplo a acessibilidade e segurança para o grupo de usuários, alem de um conjunto de alternativas e as principais interrelações entre os elementos do sistema. Este conjunto de elementos e analisado, considerando-se diferentes fatores, incluindo na estrutura os aspectos sociais, políticos, ambientais e econômicos. Após revisão bibliográfica foram propostas nesta dissertação varias alternativas como forma de proporcionar melhorias no serviço de transporte intermunicipal. Dentre estas alternativas, a implantação de programas de gestão da qualidade foi a ação prioritária (0,3565), seguida pela implantação de frotas mistas (0,2378), legalização ou regulamentação do transporte alternativo (0,1670), permanência da situação atual (0,1350) e proibição da atividade informal (0,1037). A escolha da implantação de sistemas de gestão da qualidade e estrategias de marketing nas empresas de ônibus como mais prioritária indica que a médio prazo a preocupação em oferecer um serviço de melhor qualidade e a busca pela reconquista dos passageiros para o uso de ônibus seria vital para o melhoramento da atual situação do transporte intermunicipal coletivo de passageiros. |
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Uma análise sistêmica do serviço de transporte intermunicipal de passageiros.A systemic analysis of the intercity passenger transport service.Transporte PúblicoTransporte Intermunicipal de Passageiros Campina Grande (PB)Transporte Alternativo Intermunicipal - Avaliação MulticriterialTécnicas Tradicionais de AvaliaçãoAnálise Econômica de ProjetosTécnicas Monocriteriais - Tomada de DecisãoSistema Intermunicipal de Passageiros - Melhoria do ServiçoEmpresas de ÔnibusPublic transportationIntercity Passenger Transport Campina Grande (PB)Alternative Intercity Transport - Multicriterial EvaluationTraditional Assessment TechniquesEconomic Analysis of ProjectsMonocriterial Techniques - Decision MakingIntermunicipal Passenger System - Service ImprovementBus CompaniesEngenharia CivilO deslocamento da população das cidades brasileiras tem sido realizado em sua maioria por ônibus. Assim, o sistema de transporte coletivo por ônibus consolidou-se como a principal modalidade de transporte no pais. Entretanto, diversas deficiências no sistema regular, tais como oferta inadequada e insuficiente para atender a crescente demanda, excesso de lotação, falta de segurança, demora, entre outros, provocaram a insatisfação dos usuários com o sistema, como se pode constatar em diversas pesquisas de opinião e avaliação de nível de desempenho do sistema nas cidades brasileiras. Tal insatisfação provocou o surgimento do transporte alternativo, juntamente com a atual crise econômica do pais que levou os trabalhadores desempregados a entrarem neste setor em busca de novas fontes de renda. Esta modalidade de transporte tem evoluído muito na ultima década e abrange atualmente tanto o perímetro urbano, quanto o transporte intermunicipal, interestadual e ate mesmo o internacional. A nível intermunicipal, encontra-se uma ocorrência expressiva deste tipo de transporte, a exemplo de alguns estados do Nordeste como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado da Paraíba, o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal tem atingido proporções significativas. Existe atualmente no Estado muita divergência por parte dos grupos envolvidos com relação a percepção da atual condição do serviço intermunicipal. Sentiu-se, portanto, a necessidade de se propor uma metodologia de avaliação do sistema de transporte de passageiros que permita a analise da viabilidade de implementação de alternativos cursos de ação, no intuito de atender as necessidades e exigências dos diversos grupos envolvidos ou afetados pela tomada de decisão. O presente estudo tem como principal objetivo a realização de uma avaliação multicriterial sobre o transporte intermunicipal de passageiros na Paraíba e, em particular, aquele que converge para a cidade de Campina Grande, considerada a segunda maior do Estado e um grande centro polarizador da economia estadual. As técnicas tradicionais de avaliação utilizadas constantemente pela maioria dos decisores baseiam-se fundamentalmente na analise econômica de projetos. Entretanto, tais métodos consideram apenas um único critério, geralmente o econômico, em sua estrutura. Estas técnicas monocriteriais não perm item levar em consideração na analise, as relações entre os diversos elementos existentes em sistemas complexos. O surgimento das técnicas multicriteriais de tomada de decisão veio suprir estas deficiências, especialmente nos problemas complexos como e o caso de transportes. A metodologia proposta para avaliar o sistema e baseada no Processo de Analise em Rede (The Analytic Network Process- ANP), desenvolvido pelo matemático Thomas L. Saaty, a partir de uma estrutura formada pelos principais componentes e elementos do sistema, alem das influencias e interdependências entre estes. Com base nesta estrutura sao realizadas comparações paritárias com o objetivo de derivar prioridades relativas representativas das influencias entre fatores e grupos de fatores na tomada de decisão. A natureza sistêmica da metodologia empregada possibilita que haja uma visão abrangente de todos os aspectos relevantes ao problema, como por exemplo os principais grupos de interesse e critérios destes grupos analisados sob diversos pontos de vista, com o objetivo de priorizar alternativos cursos de ação. O modelo estruturado tem como objetivo principal a melhoria do serviço do sistema intermunicipal de passageiros e engloba os grupos de interesse (operadores do transporte alternativo, usuários, poder publico e empresas de ônibus), bem como os critérios relevantes de cada grupo, como por exemplo a acessibilidade e segurança para o grupo de usuários, alem de um conjunto de alternativas e as principais interrelações entre os elementos do sistema. Este conjunto de elementos e analisado, considerando-se diferentes fatores, incluindo na estrutura os aspectos sociais, políticos, ambientais e econômicos. Após revisão bibliográfica foram propostas nesta dissertação varias alternativas como forma de proporcionar melhorias no serviço de transporte intermunicipal. Dentre estas alternativas, a implantação de programas de gestão da qualidade foi a ação prioritária (0,3565), seguida pela implantação de frotas mistas (0,2378), legalização ou regulamentação do transporte alternativo (0,1670), permanência da situação atual (0,1350) e proibição da atividade informal (0,1037). A escolha da implantação de sistemas de gestão da qualidade e estrategias de marketing nas empresas de ônibus como mais prioritária indica que a médio prazo a preocupação em oferecer um serviço de melhor qualidade e a busca pela reconquista dos passageiros para o uso de ônibus seria vital para o melhoramento da atual situação do transporte intermunicipal coletivo de passageiros.Buses have been used by most people in Brazil and have become one of the main means of transportation throughout the country to commute in urban, interurban and interstate areas lately. However, there have been some failures in this public transport system such as insufficient number of vehicles, crowded buses and lack of safety which have disappointed its users, according to recent polls and surveys about transportation in Brazilian cities. Nowadays, the users' dissatisfaction along with the unemployment have given birth to the alternative system of transport. This new trend has become popular all over the country, particularly in Northeast of Brazil in the principal cities as Recife - PE, Natal -RN, Fortaleza - CE, Joao Pessoa and Campina Grande - PB. In Paraiba, for example, this alternative transport system has reached a far high rate although there are a lot of divergences about it and its conditions. In fact, something should be done to evaluate the performance of the public transport system in these areas so that it enables the implementation of policies which answer the needs of those involved or affected by this new trend. Tliis work aims to make a multicriterial estimation of the interurban transport system in Campina Grande which is thought to be an important center in the economy of the state and have the second largest transport system in Paraiba. The conventional approaches of evaluation used by most decision-makers are fundamentally based upon the economic analysis. However, such monocnterial approaches just consider economic criteria instead of estimating the relation among the other elements existing in complex systems. The application of multicriterial approaches in their evaluations have fulfilled the deficiencies in complex systems, such as the transportation ones. The methodology indicated to evaluate the performance of the transport system is based on the Analytic Network Process (ANP), developed by Thomas L. Saaty, which has a structure formed with its main members and clusters who are free to take their own decisions. Based on this process, comparisons in parity are made to establish priorities that represent the influence existing among groups of factors in the decision-making. The systematic nature of this methodology enables a wide view of all the relevant aspects of the problems like the groups engaged in the process and their criteria when analyzed under several points of view to priorize alternative courses of action. The main purpose of the structured pattern is to improve the interurban transport service involving all the groups engaged in the process such as alternative operators, users, the government and bus companies. It also aims to consider the groups' criteria, vehicles availability and safety for the users, and new alternatives and the connections among the elements of the system. The data will be analyzed through different factors including social, political, environmental and economic aspects in its structure. This work suggests some effective alternatives to improve the interurban transport service and indicates the implementation quality controls systems as the one of the higher priority (0,3565), followed by the implementation of mixed fleets (0,2378), ruling of the alternative transport system (0,1670), preservation of the existing system (0,1350), and the prohibition of the alternative transport system (0,1037). Choosing the implementation of quality control systems and marketing strategies in bus companies as priorities reveals that it is important the concern of improving die current interurban transport system offering a service of good quality which attracts the bus users again as soon as possible.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRABBANI, Simin Jalali Rahnemay.RABBANI, Soheil Rahnemay.RABBANI, S. J. R.RABBANI, S. R.http://lattes.cnpq.br/8087783521324545OLIVEIRA, César Cavalcanti de.CABRAL, Maria Izabel Cavalcanti.LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes.1999-012020-01-30T11:10:40Z2020-01-302020-01-30T11:10:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11357LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes. Uma análise sistêmica do serviço de transporte intermunicipal de passageiros. 1999. 202f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T20:10:22Zoai:localhost:riufcg/11357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T20:10:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O deslocamento da população das cidades brasileiras tem sido realizado em sua maioria por ônibus. Assim, o sistema de transporte coletivo por ônibus consolidou-se como a principal modalidade de transporte no pais. Entretanto, diversas deficiências no sistema regular, tais como oferta inadequada e insuficiente para atender a crescente demanda, excesso de lotação, falta de segurança, demora, entre outros, provocaram a insatisfação dos usuários com o sistema, como se pode constatar em diversas pesquisas de opinião e avaliação de nível de desempenho do sistema nas cidades brasileiras. Tal insatisfação provocou o surgimento do transporte alternativo, juntamente com a atual crise econômica do pais que levou os trabalhadores desempregados a entrarem neste setor em busca de novas fontes de renda. Esta modalidade de transporte tem evoluído muito na ultima década e abrange atualmente tanto o perímetro urbano, quanto o transporte intermunicipal, interestadual e ate mesmo o internacional. A nível intermunicipal, encontra-se uma ocorrência expressiva deste tipo de transporte, a exemplo de alguns estados do Nordeste como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado da Paraíba, o fenômeno do transporte alternativo intermunicipal tem atingido proporções significativas. Existe atualmente no Estado muita divergência por parte dos grupos envolvidos com relação a percepção da atual condição do serviço intermunicipal. Sentiu-se, portanto, a necessidade de se propor uma metodologia de avaliação do sistema de transporte de passageiros que permita a analise da viabilidade de implementação de alternativos cursos de ação, no intuito de atender as necessidades e exigências dos diversos grupos envolvidos ou afetados pela tomada de decisão. O presente estudo tem como principal objetivo a realização de uma avaliação multicriterial sobre o transporte intermunicipal de passageiros na Paraíba e, em particular, aquele que converge para a cidade de Campina Grande, considerada a segunda maior do Estado e um grande centro polarizador da economia estadual. As técnicas tradicionais de avaliação utilizadas constantemente pela maioria dos decisores baseiam-se fundamentalmente na analise econômica de projetos. Entretanto, tais métodos consideram apenas um único critério, geralmente o econômico, em sua estrutura. Estas técnicas monocriteriais não perm item levar em consideração na analise, as relações entre os diversos elementos existentes em sistemas complexos. O surgimento das técnicas multicriteriais de tomada de decisão veio suprir estas deficiências, especialmente nos problemas complexos como e o caso de transportes. A metodologia proposta para avaliar o sistema e baseada no Processo de Analise em Rede (The Analytic Network Process- ANP), desenvolvido pelo matemático Thomas L. Saaty, a partir de uma estrutura formada pelos principais componentes e elementos do sistema, alem das influencias e interdependências entre estes. Com base nesta estrutura sao realizadas comparações paritárias com o objetivo de derivar prioridades relativas representativas das influencias entre fatores e grupos de fatores na tomada de decisão. A natureza sistêmica da metodologia empregada possibilita que haja uma visão abrangente de todos os aspectos relevantes ao problema, como por exemplo os principais grupos de interesse e critérios destes grupos analisados sob diversos pontos de vista, com o objetivo de priorizar alternativos cursos de ação. O modelo estruturado tem como objetivo principal a melhoria do serviço do sistema intermunicipal de passageiros e engloba os grupos de interesse (operadores do transporte alternativo, usuários, poder publico e empresas de ônibus), bem como os critérios relevantes de cada grupo, como por exemplo a acessibilidade e segurança para o grupo de usuários, alem de um conjunto de alternativas e as principais interrelações entre os elementos do sistema. Este conjunto de elementos e analisado, considerando-se diferentes fatores, incluindo na estrutura os aspectos sociais, políticos, ambientais e econômicos. Após revisão bibliográfica foram propostas nesta dissertação varias alternativas como forma de proporcionar melhorias no serviço de transporte intermunicipal. Dentre estas alternativas, a implantação de programas de gestão da qualidade foi a ação prioritária (0,3565), seguida pela implantação de frotas mistas (0,2378), legalização ou regulamentação do transporte alternativo (0,1670), permanência da situação atual (0,1350) e proibição da atividade informal (0,1037). A escolha da implantação de sistemas de gestão da qualidade e estrategias de marketing nas empresas de ônibus como mais prioritária indica que a médio prazo a preocupação em oferecer um serviço de melhor qualidade e a busca pela reconquista dos passageiros para o uso de ônibus seria vital para o melhoramento da atual situação do transporte intermunicipal coletivo de passageiros. |
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