Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Vanikele Neves de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6289
Resumo: Este trabalho monográfico aborda questões pertinentes ao meio educacional, pois trata do ensino em salas multisseriadas que contemplam, também, a Educação Infantil, sendo estas, escolas do campo. O tema destaca a importância de ampliar os conhecimentos sobre a educação e sua oferta com ênfase na qualidade e igualdade de atendimento nessas áreas. Tendo em vista a quantidade de salas contendo essa organização múltipla no município de São José da Lagoa Tapada, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa está delineado da seguinte forma: Quais as principais dificuldades enfrentadas por professores/as para a realização do processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil em salas multisseriadas? Objetivo geral e específicos: analisar a atuação de professores/as frente as barreiras encontradas nas escolas multisseriadas do campo; identificar os principais desafios no processo de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas e discutir as práticas pedagógicas vivenciadas a partir da perspectiva de professores/as. Para tanto tivemos como contribuição teórica estudos dos autores: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) dentre outros nos enveredando pelos contextos históricos, Implicações no contexto da educação infantil e as práticas pedagógicas. Na metodologia realizamos um estudo de campo de natureza qualitativa tendo como como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com participação de quatro professoras da rede pública de ensino que atuam no campo com duas turmas – Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo na modalidade temática e esta nos revelou que os desafios nas escolas do campo são muitos, desde a estrutura física, de material didático e apoio diante de uma sala múltipla com Educação Infantil dificultando o trabalho docente. Vimos que os relatos são de descaso ficando na inteira responsabilidade das professoras o funcionamento das escolas, com quase nada além de papel e caneta. Por fim entendemos como urgente a necessidade de um maior comprometimento com a educação nas áreas campesinas, atentando para as condições dadas a essas escolas, pois a negligência na qualidade da educação denota retrocesso diante das lutas e conquistas que obtivemos ao longo da história e, consequentemente, em intensificação dos níveis de desigualdade.
id UFCG_623881fe9c6dc65a9300d6a5ed09b0da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6289
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.Performance of the teacher in the multi-grade schools of the field: challenges and possibilities in the teaching-learning process in Child education.MultisseriadoEducação InfantilEscolas do campoMulti - serialChild educationField SchoolsEducação.Este trabalho monográfico aborda questões pertinentes ao meio educacional, pois trata do ensino em salas multisseriadas que contemplam, também, a Educação Infantil, sendo estas, escolas do campo. O tema destaca a importância de ampliar os conhecimentos sobre a educação e sua oferta com ênfase na qualidade e igualdade de atendimento nessas áreas. Tendo em vista a quantidade de salas contendo essa organização múltipla no município de São José da Lagoa Tapada, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa está delineado da seguinte forma: Quais as principais dificuldades enfrentadas por professores/as para a realização do processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil em salas multisseriadas? Objetivo geral e específicos: analisar a atuação de professores/as frente as barreiras encontradas nas escolas multisseriadas do campo; identificar os principais desafios no processo de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas e discutir as práticas pedagógicas vivenciadas a partir da perspectiva de professores/as. Para tanto tivemos como contribuição teórica estudos dos autores: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) dentre outros nos enveredando pelos contextos históricos, Implicações no contexto da educação infantil e as práticas pedagógicas. Na metodologia realizamos um estudo de campo de natureza qualitativa tendo como como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com participação de quatro professoras da rede pública de ensino que atuam no campo com duas turmas – Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo na modalidade temática e esta nos revelou que os desafios nas escolas do campo são muitos, desde a estrutura física, de material didático e apoio diante de uma sala múltipla com Educação Infantil dificultando o trabalho docente. Vimos que os relatos são de descaso ficando na inteira responsabilidade das professoras o funcionamento das escolas, com quase nada além de papel e caneta. Por fim entendemos como urgente a necessidade de um maior comprometimento com a educação nas áreas campesinas, atentando para as condições dadas a essas escolas, pois a negligência na qualidade da educação denota retrocesso diante das lutas e conquistas que obtivemos ao longo da história e, consequentemente, em intensificação dos níveis de desigualdade.This monograph explains about educational environment issues, it treats about the teaching on multiterm classes that also includes the Childhood Education, being them rural schools. The subject highlights the importance to increase the knowledge about the education and its overture with emphasis on the treatments’ quality and equality in these areas. Noting the classroom’s quantity that counts this multiple organization in the city of São José da Lagoa Tapada, in the state of Paraiba. The research’s case is organized in: Which the main difficulties for teachers to realize the teach/knowledge process of children on the Childhood Education on multiterm classes? Main objective and specifics: analyse the teacher's performance over the obstacles founded on multiterm's rural schools"; recognize the main challenges on the teach/knowledge process on multiterm schools and discuss the pedagogical practices experienced under the teacher’s perspective. In this case, we have got the teorical contribution the following authors: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) and others, going through the historical environment, implications on the Childhood Education’s context and the pedagogical practices. On this methodology, we realized a local research, focused in quantity, using as data-gathering methods, the interview semi structured, with the collaboration of four teachers on the public’s teaching network that works with two classes – Childhood Education and first term in the Fundamental School. The data-analyze was made starting the analyze of content under thematic modality and that showed us there are huge challenges in rural schools , since the building structure, courseware and support over a Chilhood Education’s multiterm class, interfering on teaching’s work. We observed that the reports show us neglect, being the teachers the entire responsibility for the school’s operation, with nothing more paper and pen. At last, we understand how urgent is need a huge commitment in education in rural areas, keeping care the conditions provided for these schools, because the quality’s negligence on teaching demonstrates dereliction over the effort and progress we did it belong the history and, accordingly, increased the inequality levels.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Belijane Marques.PIRES, Aparecida Carneiro.SOUSA, Vanikele Neves de.2019-06-262019-08-28T16:42:49Z2019-08-282019-08-28T16:42:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6289SOUSA, Vanikele Neves de. Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:50:13Zoai:localhost:riufcg/6289Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:50:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Performance of the teacher in the multi-grade schools of the field: challenges and possibilities in the teaching-learning process in Child education.
title Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
spellingShingle Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
SOUSA, Vanikele Neves de.
Multisseriado
Educação Infantil
Escolas do campo
Multi - serial
Child education
Field Schools
Educação.
title_short Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
title_full Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
title_fullStr Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
title_full_unstemmed Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
title_sort Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
author SOUSA, Vanikele Neves de.
author_facet SOUSA, Vanikele Neves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
FEITOSA, Belijane Marques.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Vanikele Neves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Multisseriado
Educação Infantil
Escolas do campo
Multi - serial
Child education
Field Schools
Educação.
topic Multisseriado
Educação Infantil
Escolas do campo
Multi - serial
Child education
Field Schools
Educação.
description Este trabalho monográfico aborda questões pertinentes ao meio educacional, pois trata do ensino em salas multisseriadas que contemplam, também, a Educação Infantil, sendo estas, escolas do campo. O tema destaca a importância de ampliar os conhecimentos sobre a educação e sua oferta com ênfase na qualidade e igualdade de atendimento nessas áreas. Tendo em vista a quantidade de salas contendo essa organização múltipla no município de São José da Lagoa Tapada, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa está delineado da seguinte forma: Quais as principais dificuldades enfrentadas por professores/as para a realização do processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil em salas multisseriadas? Objetivo geral e específicos: analisar a atuação de professores/as frente as barreiras encontradas nas escolas multisseriadas do campo; identificar os principais desafios no processo de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas e discutir as práticas pedagógicas vivenciadas a partir da perspectiva de professores/as. Para tanto tivemos como contribuição teórica estudos dos autores: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) dentre outros nos enveredando pelos contextos históricos, Implicações no contexto da educação infantil e as práticas pedagógicas. Na metodologia realizamos um estudo de campo de natureza qualitativa tendo como como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com participação de quatro professoras da rede pública de ensino que atuam no campo com duas turmas – Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo na modalidade temática e esta nos revelou que os desafios nas escolas do campo são muitos, desde a estrutura física, de material didático e apoio diante de uma sala múltipla com Educação Infantil dificultando o trabalho docente. Vimos que os relatos são de descaso ficando na inteira responsabilidade das professoras o funcionamento das escolas, com quase nada além de papel e caneta. Por fim entendemos como urgente a necessidade de um maior comprometimento com a educação nas áreas campesinas, atentando para as condições dadas a essas escolas, pois a negligência na qualidade da educação denota retrocesso diante das lutas e conquistas que obtivemos ao longo da história e, consequentemente, em intensificação dos níveis de desigualdade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2019-08-28T16:42:49Z
2019-08-28
2019-08-28T16:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6289
SOUSA, Vanikele Neves de. Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6289
identifier_str_mv SOUSA, Vanikele Neves de. Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389525733376