Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.gouveia http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042 |
Resumo: | O Planejamento Estratégico permite aos gestores visualizar quais as melhores decisões a serem tomadas no desenvolvimento dos seus modelos empresariais, tomando como base fatores positivos e negativos, internos e externos das organizações. O Gerenciamento de Projetos se trata da maneira como os processos são realizados a fim de satisfazer os requisitos, de maneira assertiva e eficaz. O plano de marketing é o instrumento de gestão utilizado para realizar a ponte entre a empresa e o mercado, sempre com o objetivo de auxiliar no sucesso e na conquista de clientes. Desta forma, este trabalho busca, por meio de ferramentas do Planeamento Estratégico, propor medidas mitigadoras que venham a neutralizar os fatores negativos internos e externos que cercam uma empresa do segmento água adicionada de sais na região do Cariri Paraibano, em seguida, utilizar o Gerenciamento de Projetos através do guia de boas práticas PMBOK- Project Management Body of Knowledge no processo de inserção de uma nova linha de produtos para a empresa e utilizar recursos do marketing para alcançar o sucesso de sua marca. A aplicação destas ferramentas é essencial para que empresas se mantenham competitivas nos mercados em que atuam, além de contribuírem com a filosofia de melhoria contínua favorecendo tanto empresas como a sociedade tendo em vista que a competitividade, junto à concorrência obriga empreendedores a fornecerem produtos com maior qualidade. |
id |
UFCG_62846ba1dd757abdfd0dcfc441afebf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5042 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano.Proposed strategic planning, project management and marketing plan for a company in the salt water segment in Paraíba cariri.Gestão de projetosPlanejamento estratégicoPlano de marketingProject management Strategic planning Marketing planO Planejamento Estratégico permite aos gestores visualizar quais as melhores decisões a serem tomadas no desenvolvimento dos seus modelos empresariais, tomando como base fatores positivos e negativos, internos e externos das organizações. O Gerenciamento de Projetos se trata da maneira como os processos são realizados a fim de satisfazer os requisitos, de maneira assertiva e eficaz. O plano de marketing é o instrumento de gestão utilizado para realizar a ponte entre a empresa e o mercado, sempre com o objetivo de auxiliar no sucesso e na conquista de clientes. Desta forma, este trabalho busca, por meio de ferramentas do Planeamento Estratégico, propor medidas mitigadoras que venham a neutralizar os fatores negativos internos e externos que cercam uma empresa do segmento água adicionada de sais na região do Cariri Paraibano, em seguida, utilizar o Gerenciamento de Projetos através do guia de boas práticas PMBOK- Project Management Body of Knowledge no processo de inserção de uma nova linha de produtos para a empresa e utilizar recursos do marketing para alcançar o sucesso de sua marca. A aplicação destas ferramentas é essencial para que empresas se mantenham competitivas nos mercados em que atuam, além de contribuírem com a filosofia de melhoria contínua favorecendo tanto empresas como a sociedade tendo em vista que a competitividade, junto à concorrência obriga empreendedores a fornecerem produtos com maior qualidade.Strategic Planning allows managers to visualize the best decisions to be made in the development of their business models, based on positive and negative factors, internal and external from the organizations. Project Management is about how processes are performed in order to satisfy the requirements, assertively and effectively. The marketing plan is the management tool used to bridge the gap between the company and the market, always with the goal of helping to succeed and win customers. Thus, this work seeks, through the tools of Strategic Planning, to propose mitigating measures that will neutralize the negative internal and external factors that surround a company in the added salt water segment in the region of Cariri Paraibano, then use Management of Projects through the PMBOK - Project Management Body of Knowledge good practice guide in the process of inserting a new product line for the company and using marketing resources to achieve the success of its brand. The application of these tools is essential for companies to remain competitive in the markets in which they operate, in addition to contributing to the philosophy of continuous improvement favoring both companies and society, in view of the fact that competitiveness, together with competition, obliges entrepreneurs to supply products with greater quality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.FARIAS, C. B. A.http://lattes.cnpq.br/3309124072452549FARIAS, Daniel Oliveira de.ALCÂNTARA, Hugo Morais de.GOUVEIA, Wagner Farias.2018-08-012019-07-24T14:01:56Z2019-07-242019-07-24T14:01:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.gouveiahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042GOUVEIA, Wagner Farias. Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. 2018. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-30T13:03:58Zoai:localhost:riufcg/5042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-30T13:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. Proposed strategic planning, project management and marketing plan for a company in the salt water segment in Paraíba cariri. |
title |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
spellingShingle |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. GOUVEIA, Wagner Farias. Gestão de projetos Planejamento estratégico Plano de marketing Project management Strategic planning Marketing plan |
title_short |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
title_full |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
title_fullStr |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
title_full_unstemmed |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
title_sort |
Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. |
author |
GOUVEIA, Wagner Farias. |
author_facet |
GOUVEIA, Wagner Farias. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. FARIAS, C. B. A. http://lattes.cnpq.br/3309124072452549 FARIAS, Daniel Oliveira de. ALCÂNTARA, Hugo Morais de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOUVEIA, Wagner Farias. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de projetos Planejamento estratégico Plano de marketing Project management Strategic planning Marketing plan |
topic |
Gestão de projetos Planejamento estratégico Plano de marketing Project management Strategic planning Marketing plan |
description |
O Planejamento Estratégico permite aos gestores visualizar quais as melhores decisões a serem tomadas no desenvolvimento dos seus modelos empresariais, tomando como base fatores positivos e negativos, internos e externos das organizações. O Gerenciamento de Projetos se trata da maneira como os processos são realizados a fim de satisfazer os requisitos, de maneira assertiva e eficaz. O plano de marketing é o instrumento de gestão utilizado para realizar a ponte entre a empresa e o mercado, sempre com o objetivo de auxiliar no sucesso e na conquista de clientes. Desta forma, este trabalho busca, por meio de ferramentas do Planeamento Estratégico, propor medidas mitigadoras que venham a neutralizar os fatores negativos internos e externos que cercam uma empresa do segmento água adicionada de sais na região do Cariri Paraibano, em seguida, utilizar o Gerenciamento de Projetos através do guia de boas práticas PMBOK- Project Management Body of Knowledge no processo de inserção de uma nova linha de produtos para a empresa e utilizar recursos do marketing para alcançar o sucesso de sua marca. A aplicação destas ferramentas é essencial para que empresas se mantenham competitivas nos mercados em que atuam, além de contribuírem com a filosofia de melhoria contínua favorecendo tanto empresas como a sociedade tendo em vista que a competitividade, junto à concorrência obriga empreendedores a fornecerem produtos com maior qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 2019-07-24T14:01:56Z 2019-07-24 2019-07-24T14:01:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.gouveia http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042 GOUVEIA, Wagner Farias. Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. 2018. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.gouveia http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042 |
identifier_str_mv |
GOUVEIA, Wagner Farias. Proposta de planejamento estratégico, gestão de projetos e plano de marketing para uma empresa do segmento de água adicionada de sais no cariri paraibano. 2018. 105f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744381624713216 |