Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
Resumo: Tanto a masculinidade, quanto a feminilidade, são construções sociais. Referentes ao sexo biológico são criadas demandas culturais que definimos papéis que relativos ao gênero masculino e a gênero feminino, bem como as relações de poder entre eles. Neste trabalho temos como objetivo estudar as relações de gênero na universidade, a partir da análise de narrativas de alunas dos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. A perspectiva teórica adotada é uma confluência dos estudos das relações de gênero, representações de masculinidade e feminilidade no ensino superior, destacando-se as contribuições de Foucault, Scott, Butler e Bourdieu. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com uma metodologia que consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional composta por 18 mulheres estudantes dos cursos de pós-graduação supracitados, selecionadas pela disponibilidade para participar da pesquisa. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o espaço acadêmico dos cursos analisados é atravessado por relações assimétricas de gênero e pela dominação masculina; (2) as manifestações de misoginia, machismo e discriminação de mulheres nos cursos focalizados acontece em termos de verticalidade, de professores para alunas; e também em termos de horizontalidade, na interações entre as estudante e os estudantes, em como entre as estudantes, que por vezes reproduzem a cultura e as práticas machistas/sexistas; e (3) as narrativas das entrevistadas, bem como de alunas da UFCG que fizeram denúncias relativas à discriminação de gênero apontam para um ambiente institucional de modo geral complacente com os eventos de assédio moral, de sexismo e de violência contra mulheres.
id UFCG_6425e363307b4c1383ad3f9913ef5e23
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33745
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.Gender Relations in the Academic Space: a study based on the narratives experienced by students of postgraduate courses in Social Sciences, Civil and Environmental Engineering at the Federal University of Campina Grande/PB.Relações de gêneroEnsino superiorRepresentações de masculinidade e feminilidadeDiscriminação de gêneroAssédio moralSexismoViolência contra a mulherGender relationsUniversity educationRepresentations of masculinity and femininityGender discriminationMoral harassmentSexismViolence against womenCiências sociais.Tanto a masculinidade, quanto a feminilidade, são construções sociais. Referentes ao sexo biológico são criadas demandas culturais que definimos papéis que relativos ao gênero masculino e a gênero feminino, bem como as relações de poder entre eles. Neste trabalho temos como objetivo estudar as relações de gênero na universidade, a partir da análise de narrativas de alunas dos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. A perspectiva teórica adotada é uma confluência dos estudos das relações de gênero, representações de masculinidade e feminilidade no ensino superior, destacando-se as contribuições de Foucault, Scott, Butler e Bourdieu. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com uma metodologia que consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional composta por 18 mulheres estudantes dos cursos de pós-graduação supracitados, selecionadas pela disponibilidade para participar da pesquisa. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o espaço acadêmico dos cursos analisados é atravessado por relações assimétricas de gênero e pela dominação masculina; (2) as manifestações de misoginia, machismo e discriminação de mulheres nos cursos focalizados acontece em termos de verticalidade, de professores para alunas; e também em termos de horizontalidade, na interações entre as estudante e os estudantes, em como entre as estudantes, que por vezes reproduzem a cultura e as práticas machistas/sexistas; e (3) as narrativas das entrevistadas, bem como de alunas da UFCG que fizeram denúncias relativas à discriminação de gênero apontam para um ambiente institucional de modo geral complacente com os eventos de assédio moral, de sexismo e de violência contra mulheres.Both masculinity and femininity are social constructions. Regarding the biological sex, cultural demands are created that define roles related to the male and female gender, as well as the power relations between them. In this work, we aim to study gender relations at the university, based on the analysis of narratives by students of postgraduate courses in Social Sciences and Civil Engineering at the Federal University of Campina Grande. The theoretical perspective adopted is a confluence of studies on gender relations, representations of masculinity and femininity in higher education, highlighting the contributions of Foucault, Scott, Butler and Bourdieu. The research had a qualitative character, with a methodology that consisted of carrying out semi-structured interviews with an intentional sample composed of eight female students of the aforementioned postgraduate courses, selected by their availability to participate in the research. Among the main conclusions reached, we highlight the following: (1) the academic space of the analyzed courses is crossed by asymmetric gender relations and male domination; (2) the manifestations of misogyny, machismo and discrimination against women in the focused courses happen in terms of verticality, from teachers to students; and also in terms of horizontality, in the interactions between the student and the students, and between the students, who sometimes reproduce the culture and sexist/sexist practices; and (3) the narratives of the interviewees, as well as of UFCG students who made complaints about gender discrimination, point to an institutional environment that is generally complacent with events of moral harassment, sexism and gender violence.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.http://lattes.cnpq.br/9512363834033518VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.ARAGÃO, Patrícia Cristina de.SILVA, Elaine Cristina dos Santos.2023-08-302023-12-20T18:44:13Z2023-12-202023-12-20T18:44:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745SILVA, Elaine Cristina dos Santos. Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-20T18:44:13Zoai:localhost:riufcg/33745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-20T18:44:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
Gender Relations in the Academic Space: a study based on the narratives experienced by students of postgraduate courses in Social Sciences, Civil and Environmental Engineering at the Federal University of Campina Grande/PB.
title Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
spellingShingle Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
Relações de gênero
Ensino superior
Representações de masculinidade e feminilidade
Discriminação de gênero
Assédio moral
Sexismo
Violência contra a mulher
Gender relations
University education
Representations of masculinity and femininity
Gender discrimination
Moral harassment
Sexism
Violence against women
Ciências sociais.
title_short Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
title_full Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
title_fullStr Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
title_full_unstemmed Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
title_sort Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.
author SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
author_facet SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
GUERRA, L. D.
http://lattes.cnpq.br/9512363834033518
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Ensino superior
Representações de masculinidade e feminilidade
Discriminação de gênero
Assédio moral
Sexismo
Violência contra a mulher
Gender relations
University education
Representations of masculinity and femininity
Gender discrimination
Moral harassment
Sexism
Violence against women
Ciências sociais.
topic Relações de gênero
Ensino superior
Representações de masculinidade e feminilidade
Discriminação de gênero
Assédio moral
Sexismo
Violência contra a mulher
Gender relations
University education
Representations of masculinity and femininity
Gender discrimination
Moral harassment
Sexism
Violence against women
Ciências sociais.
description Tanto a masculinidade, quanto a feminilidade, são construções sociais. Referentes ao sexo biológico são criadas demandas culturais que definimos papéis que relativos ao gênero masculino e a gênero feminino, bem como as relações de poder entre eles. Neste trabalho temos como objetivo estudar as relações de gênero na universidade, a partir da análise de narrativas de alunas dos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. A perspectiva teórica adotada é uma confluência dos estudos das relações de gênero, representações de masculinidade e feminilidade no ensino superior, destacando-se as contribuições de Foucault, Scott, Butler e Bourdieu. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com uma metodologia que consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional composta por 18 mulheres estudantes dos cursos de pós-graduação supracitados, selecionadas pela disponibilidade para participar da pesquisa. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o espaço acadêmico dos cursos analisados é atravessado por relações assimétricas de gênero e pela dominação masculina; (2) as manifestações de misoginia, machismo e discriminação de mulheres nos cursos focalizados acontece em termos de verticalidade, de professores para alunas; e também em termos de horizontalidade, na interações entre as estudante e os estudantes, em como entre as estudantes, que por vezes reproduzem a cultura e as práticas machistas/sexistas; e (3) as narrativas das entrevistadas, bem como de alunas da UFCG que fizeram denúncias relativas à discriminação de gênero apontam para um ambiente institucional de modo geral complacente com os eventos de assédio moral, de sexismo e de violência contra mulheres.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
2023-12-20T18:44:13Z
2023-12-20
2023-12-20T18:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
SILVA, Elaine Cristina dos Santos. Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
identifier_str_mv SILVA, Elaine Cristina dos Santos. Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744607453380608