Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: KHIDIR, Kaled Sulaiman., FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
Resumo: O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
id UFCG_64cf1d1804ad545d68b411df4553d4ab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35511
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.Quilombola school education in Field Education degree programs for mathematics teachers.Educación escolar quilombola en licenciaturas de Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas.Educação escolar quilombolaQuilombolas - educação escolarEducação do CampoFormação de professores - matemáticaProfessores de matemática - Educação do CampoAnálise documentalQuilombola school educationQuilombolas - school educationCountryside EducationTeacher training - mathematicsMathematics teachers - Rural EducationDocument analysisEducación escolar quilombolaQuilombolas - educación escolarEducación en el campoFormación de profesores - matemáticasProfesores de Matemáticas - Educación RuralAnálisis de documentosEducação.O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.The article aims to understand how the formative core components of the Field Education Degree programs for mathematics teachers are structured. The study is a result of an inter-institutional research project and sought to characterize degree courses that offer mathematics teachers formation to work in the final years of elementary education and high school, in specific sociocultural contexts. In this scenario, the education of mathematics teachers in Field Education Degree programs is discussed, as well as principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. A document analysis was carried out, with the corpus consisting of the Political-Pedagogical Projects of four federal public universities located in the Northeast, Southeast, North, and Midwest regions of the country. Through thematic content analysis, three analytical categories were outlined: general and sociopolitical education; mathematical education; and integrative pedagogical education. The results show that the formative core components of the four courses present indications of sociopolitical education integrated with mathematical education. The analysis points to possibilities for proposing curricular components connecting the sociocultural diversity of Quilombola peoples, beyond the component of Education for Ethnic-Racial Relations. The results reflect on teacher education's implications for the performance of graduates in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in documents of courses that form mathematics teachers beyond the investigated sociocultural context.Este artículo tiene como objetivo comprender como se estructuran los núcleos de formación de cursos de Licenciatura en Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas. Este trabajo forma parte de los resultados de un proyecto de investigación interinstitucional y se propuso caracterizar los cursos de licenciatura que ofrecen la formación de profesores de matemáticas para enseñar en los años finales de la enseñanza primaria y en la secundaria en contextos socioculturales específicos. En ese escenario, se discuten la formación de profesores de matemáticas en cursos de Licenciatura en Educación del Campo y los principios, conceptos y documentos legales que fundamentan y regulan la Educación Escolar Quilombola. Se realizó un análisis documental, cuyo corpus fue constituido por los Proyectos Político-Pedagógicos de cuatro cursos de universidades públicas federales ubicadas en las zonas Noreste, Sureste, Norte y Centro Oeste de Brasil. A través del análisis del contenido temático, consideramos tres categorías analíticas: formación general y sociopolítica; formación matemática; formación pedagógica integradora. Los resultados demuestran que los núcleos de formación de los cuatro cursos presentan indicios de una formación sociopolítica integrada a la formación matemática. El análisis indica posibilidades de proponer elementos curriculares que establezcan una relación con la diversidad sociocultural de los pueblos quilombolas, no solo con el elemento Educación para las Relaciones Étnicas y Raciales. Ante esto, se reflexiona sobre las implicaciones de la formación de profesores para la actuación de profesionales en la Educación Escolar Quilombola y se sugiere la prescripción de una formación sociopolítica en los documentos de los cursos de formación de profesores de matemáticas además de los contextos socioculturales investigados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232024-04-25T18:23:42Z2024-04-252024-04-25T18:23:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511porLIMA, Aldinete Silvino de.KHIDIR, Kaled Sulaiman.FERNANDES, Fernando Luís Pereira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-25T18:24:07Zoai:localhost:riufcg/35511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-25T18:24:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
Quilombola school education in Field Education degree programs for mathematics teachers.
Educación escolar quilombola en licenciaturas de Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas.
title Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
spellingShingle Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação escolar
Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Professores de matemática - Educação do Campo
Análise documental
Quilombola school education
Quilombolas - school education
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Mathematics teachers - Rural Education
Document analysis
Educación escolar quilombola
Quilombolas - educación escolar
Educación en el campo
Formación de profesores - matemáticas
Profesores de Matemáticas - Educación Rural
Análisis de documentos
Educação.
title_short Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_full Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_fullStr Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_full_unstemmed Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
title_sort Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
author_role author
author2 KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação escolar
Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Professores de matemática - Educação do Campo
Análise documental
Quilombola school education
Quilombolas - school education
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Mathematics teachers - Rural Education
Document analysis
Educación escolar quilombola
Quilombolas - educación escolar
Educación en el campo
Formación de profesores - matemáticas
Profesores de Matemáticas - Educación Rural
Análisis de documentos
Educação.
topic Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação escolar
Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Professores de matemática - Educação do Campo
Análise documental
Quilombola school education
Quilombolas - school education
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Mathematics teachers - Rural Education
Document analysis
Educación escolar quilombola
Quilombolas - educación escolar
Educación en el campo
Formación de profesores - matemáticas
Profesores de Matemáticas - Educación Rural
Análisis de documentos
Educação.
description O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-04-25T18:23:42Z
2024-04-25
2024-04-25T18:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620513394688