Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
Resumo: | O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica da administração que funciona como mola propulsora de uma organização, e é o planejamento e aplicação deste modelo que torna as decisões certas para agir de encontro com os resultados previstos nos objetivos organizacionais. O Banco do Brasil utiliza o BSC por meio dos sistemas Acordo de Trabalho, Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Sinergia, que tanto analisam as expectativas e o desempenho dos colaboradores quanto os desafios lançados por metas. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar pontos de melhoria nestes sistemas baseados no modelo BSC no Banco do Brasil, e apontar alternativas de aprimoramento para melhor atingir os objetivos da organização por meio desta ferramenta. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem as pesquisa qualitativa e quantitativa, já no tocante aos procedimentos utilizou-se como fundamento a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, bem como de campo. As técnicas para coleta de dados utilizadas foram duas: a primeira em relação a parte quantitativa, através da aplicação de um questionário com 12 questões fechadas, utilizou-se a frequência para obtenção dos resultados e a segunda em relação a parte qualitativa, que tanto engloba a questão aberta do questionário como a observação direta, pelo fato da pesquisadora ser colaboradora da Organização em estudo, em relação a essa técnica foi elaborado um roteiro de observação utilizando a análise conteúdo para obtenção dos resultados. Por fim, pôde-se concluir que as maiores dificuldades encontradas para a eficácia do modelo BSC do Banco do Brasil estavam relacionadas às perspectivas do colaborador, ou seja, pela desarmonia entre as condições de trabalho e as exigências burocráticas e de metas. Neste sentido, entre outras providências, foram sugeridas mudanças para flexibilização e complacência entre os objetivos estratégicos da organização e a jornada de trabalho dos colaboradores. |
id |
UFCG_65360ad0cc0f5ff806b9ea2dec45eb94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6440 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB.Descriptive analysis of the Balanced Scorecard tool in Banco do Brasil branches in the city of Campina Grande-PB.Balanced ScorecardEstratégiasBanco do BrasilStrategiesBank of BrazilAdministraçãoO Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica da administração que funciona como mola propulsora de uma organização, e é o planejamento e aplicação deste modelo que torna as decisões certas para agir de encontro com os resultados previstos nos objetivos organizacionais. O Banco do Brasil utiliza o BSC por meio dos sistemas Acordo de Trabalho, Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Sinergia, que tanto analisam as expectativas e o desempenho dos colaboradores quanto os desafios lançados por metas. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar pontos de melhoria nestes sistemas baseados no modelo BSC no Banco do Brasil, e apontar alternativas de aprimoramento para melhor atingir os objetivos da organização por meio desta ferramenta. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem as pesquisa qualitativa e quantitativa, já no tocante aos procedimentos utilizou-se como fundamento a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, bem como de campo. As técnicas para coleta de dados utilizadas foram duas: a primeira em relação a parte quantitativa, através da aplicação de um questionário com 12 questões fechadas, utilizou-se a frequência para obtenção dos resultados e a segunda em relação a parte qualitativa, que tanto engloba a questão aberta do questionário como a observação direta, pelo fato da pesquisadora ser colaboradora da Organização em estudo, em relação a essa técnica foi elaborado um roteiro de observação utilizando a análise conteúdo para obtenção dos resultados. Por fim, pôde-se concluir que as maiores dificuldades encontradas para a eficácia do modelo BSC do Banco do Brasil estavam relacionadas às perspectivas do colaborador, ou seja, pela desarmonia entre as condições de trabalho e as exigências burocráticas e de metas. Neste sentido, entre outras providências, foram sugeridas mudanças para flexibilização e complacência entre os objetivos estratégicos da organização e a jornada de trabalho dos colaboradores.The Balanced Scorecard ( BSC ) is a strategic management model of governance that acts as driving force of an organization , and is the planning and implementation of this model that makes the right decisions to act against the expected results with the organizational goals . The Bank of Brazil uses the BSC through systems Work Agreement , Performance Management for Professional Competence and Synergy , which analyze both the expectations and performance of employees as the challenges posed by targets . Thus, the aim of this study is to examine points of improvement in these systems based on the BSC model in the Bank of Brazil , and identify alternatives for improvement to better achieve the objectives of the organization through this tool . Therefore , it was used as a method of approach to qualitative and quantitative research , as in relation to the procedures used as the foundation literature , documentary research and field . The techniques used for data collection were two : the first regarding the quantitative part , through a questionnaire with 12 closed questions was used to obtain the frequency of the results and the second in relation to the qualitative part , which includes both the open question in the questionnaire as direct observation , because the researcher being a collaborator Organization study , regarding this technique was elaborated one observation using content analysis to obtain the results . Finally , we conclude that the greatest difficulties for effective BSC model of the Bank of Brazil were related to the prospects of the employee , or by disharmony between working conditions and bureaucratic requirements and goals . In this regard , among other matters , changes were suggested for relaxation and complacency among the strategic objectives of the organization and working hours of employees .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGABRANTES, Luciene Alencar FirmoFIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920OLIVEIRA, Hildegardes Santos deOLIVEIRA, H. S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710FERNANDES, Larissa Otávia Duarte.2013-09-192019-09-01T09:12:30Z2019-09-012019-09-01T09:12:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2013. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-28T11:03:16Zoai:localhost:riufcg/6440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-28T11:03:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. Descriptive analysis of the Balanced Scorecard tool in Banco do Brasil branches in the city of Campina Grande-PB. |
title |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
spellingShingle |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Balanced Scorecard Estratégias Banco do Brasil Strategies Bank of Brazil Administração |
title_short |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
title_full |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
title_fullStr |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
title_full_unstemmed |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
title_sort |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
author |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. |
author_facet |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo FIRMO, L. A. http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 CAVALCANTI, Elmano Pontes CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de OLIVEIRA, H. S. http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Balanced Scorecard Estratégias Banco do Brasil Strategies Bank of Brazil Administração |
topic |
Balanced Scorecard Estratégias Banco do Brasil Strategies Bank of Brazil Administração |
description |
O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica da administração que funciona como mola propulsora de uma organização, e é o planejamento e aplicação deste modelo que torna as decisões certas para agir de encontro com os resultados previstos nos objetivos organizacionais. O Banco do Brasil utiliza o BSC por meio dos sistemas Acordo de Trabalho, Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Sinergia, que tanto analisam as expectativas e o desempenho dos colaboradores quanto os desafios lançados por metas. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar pontos de melhoria nestes sistemas baseados no modelo BSC no Banco do Brasil, e apontar alternativas de aprimoramento para melhor atingir os objetivos da organização por meio desta ferramenta. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem as pesquisa qualitativa e quantitativa, já no tocante aos procedimentos utilizou-se como fundamento a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, bem como de campo. As técnicas para coleta de dados utilizadas foram duas: a primeira em relação a parte quantitativa, através da aplicação de um questionário com 12 questões fechadas, utilizou-se a frequência para obtenção dos resultados e a segunda em relação a parte qualitativa, que tanto engloba a questão aberta do questionário como a observação direta, pelo fato da pesquisadora ser colaboradora da Organização em estudo, em relação a essa técnica foi elaborado um roteiro de observação utilizando a análise conteúdo para obtenção dos resultados. Por fim, pôde-se concluir que as maiores dificuldades encontradas para a eficácia do modelo BSC do Banco do Brasil estavam relacionadas às perspectivas do colaborador, ou seja, pela desarmonia entre as condições de trabalho e as exigências burocráticas e de metas. Neste sentido, entre outras providências, foram sugeridas mudanças para flexibilização e complacência entre os objetivos estratégicos da organização e a jornada de trabalho dos colaboradores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 2019-09-01T09:12:30Z 2019-09-01 2019-09-01T09:12:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2013. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2013. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744390328942592 |