Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656 |
Resumo: | As equações diferenciais são de grande importância por estar presente em diversas áreas do conhecimento e ser amplamente reconhecida. Suas equações são ferramentas essenciais para modelar fenômenos físicos, problemas da Engenharia e vários outros campos, onde se faz ne- cessária. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura, possibilitando a verifi- cação de dificuldades e estratégias sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Inicialmente é abordado um pouco sobre o desenvolvimento histórico das equações, descrevendo seus principais precursores, noções gerais sobre o ensino e a aprendiza- gem e a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Para desenvolver este trabalho, foram selecionados alguns artigos e dissertações publicadas no período de 2017 a 2022 que englobam a temática. Os trabalhos foram organizados e analisados de maneira que envolvam métodos e estratégias de ensino ou avaliações de métodos utilizados. O estudo foi essencial para o conhecimento de recursos e estratégias apresentadas que possam contribuir no ensino e aprendizagem das equações diferenciais. |
id |
UFCG_6551cd8aadb0f3e978ccde3e949e620c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34656 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações.A Review Study on the Teaching and Learning of Diffe- rential Equations: a Look at Articles and Dissertations.Revisión del estudio sobre enseñanza-aprendizaje de ecuaciones diferenciales: una mirada a artículos y disertaciones.Equações diferenciaisEquações diferenciais - ensino- aprendizagemEquações diferenciais - método de ensinoEquações diferenciais ordináriasModelagem matemáticaEquações diferenciais - fenômenos físicosEquações diferenciais - problemas de engenhariaDifferential equationsDifferential equations - teaching- learningDifferential equations - teaching methodEquations ordinary differentialsMathematical modelingDifferential equations - physical phenomenaDifferential equations - engineering problemsEcuaciones diferencialesEcuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendoEcuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendoEcuaciones diferenciales - método de enseñanzaEcuaciones diferenciales ordinariosModelado matemáticoEcuaciones diferenciales - fenomeno fisicoEcuaciones diferenciales - problemas de ingenieríaMatemáticaAs equações diferenciais são de grande importância por estar presente em diversas áreas do conhecimento e ser amplamente reconhecida. Suas equações são ferramentas essenciais para modelar fenômenos físicos, problemas da Engenharia e vários outros campos, onde se faz ne- cessária. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura, possibilitando a verifi- cação de dificuldades e estratégias sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Inicialmente é abordado um pouco sobre o desenvolvimento histórico das equações, descrevendo seus principais precursores, noções gerais sobre o ensino e a aprendiza- gem e a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Para desenvolver este trabalho, foram selecionados alguns artigos e dissertações publicadas no período de 2017 a 2022 que englobam a temática. Os trabalhos foram organizados e analisados de maneira que envolvam métodos e estratégias de ensino ou avaliações de métodos utilizados. O estudo foi essencial para o conhecimento de recursos e estratégias apresentadas que possam contribuir no ensino e aprendizagem das equações diferenciais.Differential equations are of great importance because they are present in various areas of kno- wledge and are widely recognized. Its equations are essential tools for modeling physical phe- nomena, engineering problems and various other fields where they are needed. The aim of this work is to review the literature, making it possible to verify the difficulties and strategies invol- ved in teaching and learning Ordinary Differential Equations (ODEs). Initially, a little is cove- red about the historical development of equations, describing their main precursors, general notions about teaching and learning and Mathematical Modeling as a teaching methodology. To develop this work, we selected some articles and dissertations published between 2017 and 2022 that cover the subject. The works were organized and analyzed in a way that involved teaching methods and strategies or evaluations of the methods used. The study was essential for learning about resources and strategies that can contribute to the teaching and learning of differential equations.Las ecuaciones diferenciales son de gran importancia porque están presentes en varias áreas de la conocimiento y ser ampliamente reconocido. Sus ecuaciones son herramientas esenciales para modelado de fenómenos físicos, problemas de ingeniería y varios otros campos, donde es necesario necesario. Este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica, que permita verificar catación de dificultades y estrategias en la enseñanza y el aprendizaje de ecuaciones diferenciales Ordinario (EDO). Inicialmente, un poco sobre el desarrollo histórico de ecuaciones, describiendo sus principales precursores, nociones generales sobre la enseñanza y el aprendizaje- Gema y Modelación Matemática como metodología de enseñanza. Para desarrollar este trabajo, Se seleccionaron algunos artículos y disertaciones publicados en el periodo de 2017 a 2022 que abarcar el tema. El trabajo fue organizado y analizado de una manera que involucra métodos y estrategias de enseñanza o evaluaciones de los métodos utilizados. El estudio fue esencial para el conocimiento de los recursos y estrategias presentadas que puedan contribuir a la enseñanza y aprender ecuaciones diferenciales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFRANCO, Célia Maria Rufino.FRANCO, C.M.R.RUFINO FRANCO, C.M.http://lattes.cnpq.br/1728798138944094SOUZA, Edna Cordeiro de.SOUZA, E. C.DE SOUZA, EDNA CORDEIRO.http://lattes.cnpq.br/4130264058594944BRITO, Leonardo Lira de.BRITO, L. L.http://lattes.cnpq.br/3696932840476955LACERDA, Aldair Mariano de.2024-11-012024-02-21T17:02:06Z2024-02-212024-02-21T17:02:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656LACERDA, Aldair Mariano de. Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. 2023. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-21T17:19:29Zoai:localhost:riufcg/34656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-21T17:19:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. A Review Study on the Teaching and Learning of Diffe- rential Equations: a Look at Articles and Dissertations. Revisión del estudio sobre enseñanza-aprendizaje de ecuaciones diferenciales: una mirada a artículos y disertaciones. |
title |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
spellingShingle |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. LACERDA, Aldair Mariano de. Equações diferenciais Equações diferenciais - ensino- aprendizagem Equações diferenciais - método de ensino Equações diferenciais ordinárias Modelagem matemática Equações diferenciais - fenômenos físicos Equações diferenciais - problemas de engenharia Differential equations Differential equations - teaching- learning Differential equations - teaching method Equations ordinary differentials Mathematical modeling Differential equations - physical phenomena Differential equations - engineering problems Ecuaciones diferenciales Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - método de enseñanza Ecuaciones diferenciales ordinarios Modelado matemático Ecuaciones diferenciales - fenomeno fisico Ecuaciones diferenciales - problemas de ingeniería Matemática |
title_short |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
title_full |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
title_fullStr |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
title_full_unstemmed |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
title_sort |
Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. |
author |
LACERDA, Aldair Mariano de. |
author_facet |
LACERDA, Aldair Mariano de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FRANCO, Célia Maria Rufino. FRANCO, C.M.R. RUFINO FRANCO, C.M. http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 SOUZA, Edna Cordeiro de. SOUZA, E. C. DE SOUZA, EDNA CORDEIRO. http://lattes.cnpq.br/4130264058594944 BRITO, Leonardo Lira de. BRITO, L. L. http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Aldair Mariano de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equações diferenciais Equações diferenciais - ensino- aprendizagem Equações diferenciais - método de ensino Equações diferenciais ordinárias Modelagem matemática Equações diferenciais - fenômenos físicos Equações diferenciais - problemas de engenharia Differential equations Differential equations - teaching- learning Differential equations - teaching method Equations ordinary differentials Mathematical modeling Differential equations - physical phenomena Differential equations - engineering problems Ecuaciones diferenciales Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - método de enseñanza Ecuaciones diferenciales ordinarios Modelado matemático Ecuaciones diferenciales - fenomeno fisico Ecuaciones diferenciales - problemas de ingeniería Matemática |
topic |
Equações diferenciais Equações diferenciais - ensino- aprendizagem Equações diferenciais - método de ensino Equações diferenciais ordinárias Modelagem matemática Equações diferenciais - fenômenos físicos Equações diferenciais - problemas de engenharia Differential equations Differential equations - teaching- learning Differential equations - teaching method Equations ordinary differentials Mathematical modeling Differential equations - physical phenomena Differential equations - engineering problems Ecuaciones diferenciales Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo Ecuaciones diferenciales - método de enseñanza Ecuaciones diferenciales ordinarios Modelado matemático Ecuaciones diferenciales - fenomeno fisico Ecuaciones diferenciales - problemas de ingeniería Matemática |
description |
As equações diferenciais são de grande importância por estar presente em diversas áreas do conhecimento e ser amplamente reconhecida. Suas equações são ferramentas essenciais para modelar fenômenos físicos, problemas da Engenharia e vários outros campos, onde se faz ne- cessária. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura, possibilitando a verifi- cação de dificuldades e estratégias sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Inicialmente é abordado um pouco sobre o desenvolvimento histórico das equações, descrevendo seus principais precursores, noções gerais sobre o ensino e a aprendiza- gem e a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Para desenvolver este trabalho, foram selecionados alguns artigos e dissertações publicadas no período de 2017 a 2022 que englobam a temática. Os trabalhos foram organizados e analisados de maneira que envolvam métodos e estratégias de ensino ou avaliações de métodos utilizados. O estudo foi essencial para o conhecimento de recursos e estratégias apresentadas que possam contribuir no ensino e aprendizagem das equações diferenciais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-11-01 2024-02-21T17:02:06Z 2024-02-21 2024-02-21T17:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656 LACERDA, Aldair Mariano de. Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. 2023. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Aldair Mariano de. Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. 2023. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744613772099584 |