Martine descobre a música: ensaio sobre a música do ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10138 |
Resumo: | O presente trabalho descreve a experiência do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino da Música, bem como as reflexões daí decorrentes. Apresenta igualmente o projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de investigação em Ensino de Música. O primeiro e segundo capítulos apresentam toda a informação relativa à realização do estágio, nomeadamente a apresentação da instituição de ensino em que foi realizado, a caracterização de todos os intervenientes – professores supervisor e cooperante e alunos -, a descrição do trabalho prático desenvolvido em sala de aula e posterior trabalho reflexivo. O terceiro capítulo apresenta uma problematização do estilo musical do reportório tradicional e predominantemente trabalhado no Ensino Especializado de Música, através do confronto entre as implicações sociológicas desse reportório e o sistema de princípios e valores do sistema educativo nacional. O estudo realizado utilizou como principal técnica de recolha e produção de dados a pesquisa documental, como monografias, artigos nacionais e internacionais e dados empíricos constantes em estudos realizados anteriormente e numa grande variedade de documentação oficial respeitante ao ensino artístico especializado (e.g., legislação, pareceres, relatórios, programas, e, ainda, em documentação privada (materiais pedagógicos de ensino do instrumento na escola onde trabalho e onde realizei o estágio). Foi adotada uma postura reflexiva e crítica sobre os mesmos e realizados pareceres indutivos com base na minha avaliação pessoal através da observação estruturada, centrada no contexto escolar. |
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Martine descobre a música: ensaio sobre a música do ensinoPrática educativaEnsino de músicaSociologia da educaçãoSociologia da músicaGéneros musicaisEducational practiceMusic educationSociology of educationMusic sociologyMusical gendersO presente trabalho descreve a experiência do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino da Música, bem como as reflexões daí decorrentes. Apresenta igualmente o projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de investigação em Ensino de Música. O primeiro e segundo capítulos apresentam toda a informação relativa à realização do estágio, nomeadamente a apresentação da instituição de ensino em que foi realizado, a caracterização de todos os intervenientes – professores supervisor e cooperante e alunos -, a descrição do trabalho prático desenvolvido em sala de aula e posterior trabalho reflexivo. O terceiro capítulo apresenta uma problematização do estilo musical do reportório tradicional e predominantemente trabalhado no Ensino Especializado de Música, através do confronto entre as implicações sociológicas desse reportório e o sistema de princípios e valores do sistema educativo nacional. O estudo realizado utilizou como principal técnica de recolha e produção de dados a pesquisa documental, como monografias, artigos nacionais e internacionais e dados empíricos constantes em estudos realizados anteriormente e numa grande variedade de documentação oficial respeitante ao ensino artístico especializado (e.g., legislação, pareceres, relatórios, programas, e, ainda, em documentação privada (materiais pedagógicos de ensino do instrumento na escola onde trabalho e onde realizei o estágio). Foi adotada uma postura reflexiva e crítica sobre os mesmos e realizados pareceres indutivos com base na minha avaliação pessoal através da observação estruturada, centrada no contexto escolar.The present work describes the internship held in the context of the Master in Music Education program, as well as the considerations thus ensued. It also presents the research project developed within the scope of the Curricular Unit of the Research Seminar in Music Education. The first and second chapters present all the information pertaining the internship, namely the presentation of the educational institution in which it was carried out, the characterization of all the participants - supervising and cooperating teachers, and students -, the description of the practical work developed in the classroom and reflexive work aroused. The third chapter presents a problematization of the traditional and predominant musical style worked in music schools, through the confrontation between the sociological implications of this repertoire and the system of principles and values on which the national educational system is based. In this study, documentary research such as monographs, national and international articles, empirical data from previous studies and a large variety of official documentation related to specialized artistic education (e. g., legislation, official statements, reports, programs, as well as private documentation (pedagogical documents about the musical instrument teaching produced the schools where I both work and held the internship). A reflexive and critical work pertaining these documents was conducted, leading to inductive opinions based on my personal evaluation through structured observation, based on the school context.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daCaldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaPeres, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Pedro Filipe de Oliveira2017-07-26T13:08:26Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10138TID:201720000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.844220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho descreve a experiência do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino da Música, bem como as reflexões daí decorrentes. Apresenta igualmente o projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de investigação em Ensino de Música. O primeiro e segundo capítulos apresentam toda a informação relativa à realização do estágio, nomeadamente a apresentação da instituição de ensino em que foi realizado, a caracterização de todos os intervenientes – professores supervisor e cooperante e alunos -, a descrição do trabalho prático desenvolvido em sala de aula e posterior trabalho reflexivo. O terceiro capítulo apresenta uma problematização do estilo musical do reportório tradicional e predominantemente trabalhado no Ensino Especializado de Música, através do confronto entre as implicações sociológicas desse reportório e o sistema de princípios e valores do sistema educativo nacional. O estudo realizado utilizou como principal técnica de recolha e produção de dados a pesquisa documental, como monografias, artigos nacionais e internacionais e dados empíricos constantes em estudos realizados anteriormente e numa grande variedade de documentação oficial respeitante ao ensino artístico especializado (e.g., legislação, pareceres, relatórios, programas, e, ainda, em documentação privada (materiais pedagógicos de ensino do instrumento na escola onde trabalho e onde realizei o estágio). Foi adotada uma postura reflexiva e crítica sobre os mesmos e realizados pareceres indutivos com base na minha avaliação pessoal através da observação estruturada, centrada no contexto escolar. |
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