Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisca Cornélio dos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496
Resumo: Este estudo monográfico sobre a Diversidade na Escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente, foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Vieirópolis - PB. Teve como objetivo investigar os saberes dos professores sobre as diversidades na escola a partir das experiências, desafios e possibilidades enfrentados no cotidiano escolar. Para isso busco identificar quais os obstáculos e possibilidades dos professores no convívio com a diversidade na escola; Refletir sobre quais as contribuições da formação docente para a abordagem da diversidade na escola e discutir qual o papel do professor frente às questões da diversidade na escola. A escolha desse tema surgiu em virtude de sua relevância nos atuais estudos sobre a educação e por ser um assunto que faz parte do dia-a-dia do ambiente escolar, como também é um tema que me interessa muito por está relacionado com meu futuro campo de trabalho. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores Junqueira (2009), Luz (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Nóvoa (2002) entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento, composta por seis questões direcionadas a temática. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante da pesquisa pode-se concluir que a formação docente é um dos meios para a realização de uma prática que valorize as diferenças dentro e fora da escola, na qual o ambiente escolar rejeite qualquer ato de discriminação e preconceito existente. É importante destacar que todos e todas temos direitos e deveres independentes de classe social, cor, ou etnia, gênero, orientação sexual e, portanto as diversidades merecem ser valorizadas, respeitadas e aceitas em prol de uma boa convivência e da garantia do direito à educação.
id UFCG_66bdbb3ee6e4e9f55b393ca4be608332
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6496
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.Diversity at school: gender, sexuality and ethnoracial issues as challenges for teacher education.Formação de professoresDiversidade na escolaEducação - docentesTeacher trainingDiversity at schoolEducation - TeachersEducação.Este estudo monográfico sobre a Diversidade na Escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente, foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Vieirópolis - PB. Teve como objetivo investigar os saberes dos professores sobre as diversidades na escola a partir das experiências, desafios e possibilidades enfrentados no cotidiano escolar. Para isso busco identificar quais os obstáculos e possibilidades dos professores no convívio com a diversidade na escola; Refletir sobre quais as contribuições da formação docente para a abordagem da diversidade na escola e discutir qual o papel do professor frente às questões da diversidade na escola. A escolha desse tema surgiu em virtude de sua relevância nos atuais estudos sobre a educação e por ser um assunto que faz parte do dia-a-dia do ambiente escolar, como também é um tema que me interessa muito por está relacionado com meu futuro campo de trabalho. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores Junqueira (2009), Luz (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Nóvoa (2002) entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento, composta por seis questões direcionadas a temática. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante da pesquisa pode-se concluir que a formação docente é um dos meios para a realização de uma prática que valorize as diferenças dentro e fora da escola, na qual o ambiente escolar rejeite qualquer ato de discriminação e preconceito existente. É importante destacar que todos e todas temos direitos e deveres independentes de classe social, cor, ou etnia, gênero, orientação sexual e, portanto as diversidades merecem ser valorizadas, respeitadas e aceitas em prol de uma boa convivência e da garantia do direito à educação.This monographic study on Diversity in School: gender, sexualities and etnicorraciais issues as challenges to teacher training was held in a school municipal network Vieirópolis - PB. We aimed to investigate teachers' knowledge about the diversity in the school from the experiences, challenges and opportunities faced in everyday school life. For this I try to identify what obstacles and possibilities of teachers in contact with diversity in the school; Reflect on which the contributions of teacher education to address the diversity in school and discuss what the role of the teacher facing the diversity of issues at school. The choice of this theme arose because of its relevance in the current studies on education and to be a subject that is part of day-to-day school environment, it is also a topic that interests me a lot of is related to my future field work. To support this argument I used as a theoretical basis the contribution of the following authors Junqueira (2009), Light (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Novoa ( 2002) among others to discuss this theme. The approach used in this study was a literature and field research. Data collection was applied semi-structured interview as instrument, consisting of six questions addressed the issue. The participants were four teachers in the early years of elementary school. Before the research can be concluded that teacher training is one of the means for carrying out a practice that values differences inside and outside the school, where the school environment rejects any act of discrimination and prejudice existing. It is important to note that each and all have independent rights and duties of social class, race or ethnicity, gender, sexual orientation and therefore the differences deserve to be valued, respected and accepted for the sake of good relations and ensuring the right to education .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGJOCA, Alexandre Martins.JOCA, Alexandre Martins.http://lattes.cnpq.br/1522820813285364FERNANDES, Dorgival Gonçalves.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.SANTOS, Francisca Cornélio dos.2016-09-272019-09-02T11:03:40Z2019-09-022019-09-02T11:03:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496SANTOS, Francisca Cornélio dos. Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T12:33:22Zoai:localhost:riufcg/6496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T12:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
Diversity at school: gender, sexuality and ethnoracial issues as challenges for teacher education.
title Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
spellingShingle Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
SANTOS, Francisca Cornélio dos.
Formação de professores
Diversidade na escola
Educação - docentes
Teacher training
Diversity at school
Education - Teachers
Educação.
title_short Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
title_full Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
title_fullStr Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
title_full_unstemmed Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
title_sort Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente.
author SANTOS, Francisca Cornélio dos.
author_facet SANTOS, Francisca Cornélio dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOCA, Alexandre Martins.
JOCA, Alexandre Martins.
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisca Cornélio dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Diversidade na escola
Educação - docentes
Teacher training
Diversity at school
Education - Teachers
Educação.
topic Formação de professores
Diversidade na escola
Educação - docentes
Teacher training
Diversity at school
Education - Teachers
Educação.
description Este estudo monográfico sobre a Diversidade na Escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente, foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Vieirópolis - PB. Teve como objetivo investigar os saberes dos professores sobre as diversidades na escola a partir das experiências, desafios e possibilidades enfrentados no cotidiano escolar. Para isso busco identificar quais os obstáculos e possibilidades dos professores no convívio com a diversidade na escola; Refletir sobre quais as contribuições da formação docente para a abordagem da diversidade na escola e discutir qual o papel do professor frente às questões da diversidade na escola. A escolha desse tema surgiu em virtude de sua relevância nos atuais estudos sobre a educação e por ser um assunto que faz parte do dia-a-dia do ambiente escolar, como também é um tema que me interessa muito por está relacionado com meu futuro campo de trabalho. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores Junqueira (2009), Luz (2009), Meyer (2007), Joca (2008), Jovino (2006), Santos (2006), Leal (2005), Nóvoa (2002) entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento, composta por seis questões direcionadas a temática. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante da pesquisa pode-se concluir que a formação docente é um dos meios para a realização de uma prática que valorize as diferenças dentro e fora da escola, na qual o ambiente escolar rejeite qualquer ato de discriminação e preconceito existente. É importante destacar que todos e todas temos direitos e deveres independentes de classe social, cor, ou etnia, gênero, orientação sexual e, portanto as diversidades merecem ser valorizadas, respeitadas e aceitas em prol de uma boa convivência e da garantia do direito à educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
2019-09-02T11:03:40Z
2019-09-02
2019-09-02T11:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496
SANTOS, Francisca Cornélio dos. Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6496
identifier_str_mv SANTOS, Francisca Cornélio dos. Diversidade na escola: gênero, sexualidades e questões etnicorraciais como desafios à formação docente. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390843793408