A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Hamilton Edio Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10974
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018.
id FURG_0920384dee6bae95e83f79a437257120
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10974
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentesDiversidad sexual por los saberes del docenteSexual diversity through the teacher knowledgeDiversidade sexualSaberes docentesFormação docenteDiversidad SexualSaberes del DocenteFormación DocenteSexual DiversityTeacher KnowledgeTeacher trainingRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018.O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes, procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas docentes. Ao se pensar os saberes docentes como uma construção dinâmica e provisória de conhecimento, entende-se que esta dinâmica é produzida ao longo de toda carreira docente e por diferentes situações, que vão afetando a formação inicial e a transformando no processo de profissionalização docente, o que implica pois, em situar a diversidade sexual no meio deste contexto polissêmico, em que a temática assume também um caráter historicamente contextual e permeado de diferentes valores, saberes e subjetividades dos/as docentes.El texto se propone pensar la diversidad sexual desde la perspectiva de los saberes del docente buscando apuntar una posible lectura de relación entre ambos a partir de las narrativas docentes. Comprender los saberes de los docentes como una construcción dinámica y provisional de conocimiento se entiende que esta dinámica es producida a lo largo de toda carrera docente y por diferentes situaciones que afectan la formación inicial transformándola en otros aprendizajes en el proceso de profesionalización docente. La diversidade sexual en esto contexto también es polisémico y tiene un carácter históricamente contextual y permeado de diferentes valores, saberes y subjetividades de los / las docentes.The text proposes to think about sexual diversity from the perspective of the teaching knowledge, aiming to point out a possible reading of the relationship between both from teacher’s narratives. When thinking about the teaching knowledge as a dynamic and provisional construction of knowledge, it can be understood that this dynamic is produced throughout the teaching career and by different situations, which affect the initial formation and change it in the process of teacher’s professionalization. This implies placing sexual diversity in the middle of this polysemy context, in which the theme also assumes a historically contextual character and permeated by different values, knowledge and subjectivities of teachers.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:22:52Z2023-05-17T22:22:52Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, H. É. dos S.; RIBEIRO, P. R. M. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1097410.14295/de.v6i2.8473porVieira, Hamilton Edio SantosRibeiro, Paulo Rennes Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:22:53Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10974Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:22:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
Diversidad sexual por los saberes del docente
Sexual diversity through the teacher knowledge
title A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
spellingShingle A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
Vieira, Hamilton Edio Santos
Diversidade sexual
Saberes docentes
Formação docente
Diversidad Sexual
Saberes del Docente
Formación Docente
Sexual Diversity
Teacher Knowledge
Teacher training
title_short A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
title_full A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
title_fullStr A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
title_full_unstemmed A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
title_sort A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes
author Vieira, Hamilton Edio Santos
author_facet Vieira, Hamilton Edio Santos
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author_role author
author2 Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Hamilton Edio Santos
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade sexual
Saberes docentes
Formação docente
Diversidad Sexual
Saberes del Docente
Formación Docente
Sexual Diversity
Teacher Knowledge
Teacher training
topic Diversidade sexual
Saberes docentes
Formação docente
Diversidad Sexual
Saberes del Docente
Formación Docente
Sexual Diversity
Teacher Knowledge
Teacher training
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2023-05-17T22:22:52Z
2023-05-17T22:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, H. É. dos S.; RIBEIRO, P. R. M. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10974
10.14295/de.v6i2.8473
identifier_str_mv VIEIRA, H. É. dos S.; RIBEIRO, P. R. M. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8473
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187232707641344