As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Mayara Kelly Batista.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
Resumo: O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda, como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático- pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que, mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino, usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins.
id UFCG_67d26882ed4eaa69c13404a33b160d02
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10143
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.Technologies in the pedagogical practice of the early grades: the computer as a resource for knowledge acquisition.Prática de ensinoComputador - instrumento pedagógicoProfessorSala de aulaTeaching practiceComputer - pedagogical instrumentTeacherClassroomEducação.O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda, como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático- pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que, mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino, usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins.This work brings to approach technology in pedagogical practice of the initial series: the computer as a resource in the acquisition of knowledge, having as main objective to analyze how the computer can be used by the teacher to deliver their content in the classroom. The computer is one of the most important tools that facilitate the human labor, both offering agility as well as leisure, entertainment, interaction and relationships and also as a source of expertise and knowledge in the face of its usability, the range of information it can provide, being them accessible to everyone, at least today, we can say that from an early age children are starting to familiarize yourself with the computer which will be rooting along its development. With these characteristics that the computer presents several studies have generated discussions about this instrument in the didactic-pedagogic process in the context of the classroom, helping teachers and students together to build a new learning space, based on interactivity, the playfulness, the exchange of experiences. In this sense, from a literature survey and field research as a methodology for the construction of this work, it can be observed that teachers describe aware of the importance of the computer as a tool at their disposal to help during the time in administering their classroom. However, it is clear that even with this view, teachers do not embrace this teaching strategy, using as an excuse the lack of mechanisms that qualify them to deal with this tool, the disengagement of managers that prevent public teacher training and non- provide adequate space for these purposes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.DANTAS, Nosângela Maria Rolim.ROLIM, Mayara Kelly Batista.20132019-12-12T11:49:07Z2019-12-122019-12-12T11:49:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:57:38Zoai:localhost:riufcg/10143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:57:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
Technologies in the pedagogical practice of the early grades: the computer as a resource for knowledge acquisition.
title As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
spellingShingle As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
ROLIM, Mayara Kelly Batista.
Prática de ensino
Computador - instrumento pedagógico
Professor
Sala de aula
Teaching practice
Computer - pedagogical instrument
Teacher
Classroom
Educação.
title_short As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
title_full As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
title_fullStr As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
title_full_unstemmed As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
title_sort As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
author ROLIM, Mayara Kelly Batista.
author_facet ROLIM, Mayara Kelly Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
DANTAS, Nosângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROLIM, Mayara Kelly Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Computador - instrumento pedagógico
Professor
Sala de aula
Teaching practice
Computer - pedagogical instrument
Teacher
Classroom
Educação.
topic Prática de ensino
Computador - instrumento pedagógico
Professor
Sala de aula
Teaching practice
Computer - pedagogical instrument
Teacher
Classroom
Educação.
description O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda, como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático- pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que, mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino, usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-12T11:49:07Z
2019-12-12
2019-12-12T11:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
identifier_str_mv ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421626839040