Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Cristiane Vieira do.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2580
Resumo: Esta pesquisa focaliza as atividades de leitura presentes no material didático e em aulas de leitura em língua inglesa. Tem como objetivo identificar as práticas de letramento proporcionadas portais atividades e analisar a(s) concepção(ões) de leitura predominantes(s) tanto no material didático como nas aulas. A pesquisa tem como base teórica os modelos teóricos de letramento (BARTON, 2007; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984) e as perspectivas teóricas de leitura (KLEIMAN, 1992; LEFFA, 1999; ECKERT-HOFF, 2002; CORACINI, 1995, 2005; MASCIA, 2005; MELO, 2005; SILVA, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista. O corpus foi constituído por dois conjuntos de dados: o material didático utilizado nas aulas, que é composto pelo volume didático English in Formation do nono ano e o material extra selecionado e elaborado pela professora e as aulas de leitura gravadas. Para a análise dos dados, selecionamos 10 critérios propostos pelo Guia do PNLD de Língua Portuguesa (2007), uma vez que o documento abarca todas as concepções teóricas de leitura estudadas na presente pesquisa. A análise dos dados sinalizou a presença de atividades de leitura que favorecem uma única prática de letramento, a escolar. As concepções ascendente e descendente de leitura foram as mais presentes nas atividades do volume didático. Já o material extra elaborado pela professora evidenciou a presença das concepções descendente e (sócio)interacionais de leitura. Nas atividades promovidas nas aulas, identificamos a presença predominante das concepções ascendente, descendente e (sócio)interacionais de leitura. Os resultados levam-nos a concluir que a prática de letramento escolar está relacionada a atividades de decodificação e ativação de conhecimento de mundo, indicando não só a limitação da mesma a tais atividades, como também, a ausência de atividades que promovam o letramento ideológico (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995). O estudo sugere que poderia haver, talvez, uma influência dos PCN-LE nas atividades de leitura elaboradas pela professora, haja vista que há uma tendência pela exploração de aspectos sociais por meio do texto. Com os resultados da análise, concluímos que as práticas de letramento proporcionadas nas aulas de leitura em língua inglesa não vão para além da escolar e essas se limitam à prática da alfabetização, isto é, ao letramento autónomo. Em síntese, a pesquisa traz contribuições teóricas sobre práticas de letramento e aula de leitura em língua inglesa e contribuições práticas ao refletir sobre o papel do professor de língua inglesa.
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spelling Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa.Literacy practices and reading design in English language teaching.Práticas de LetramentoConcepção de Leitura (Língua Inglesa)Linguística AplicadaLinguagem e EnsinoEnsino-Aprendizagem de Língua e LiteraturaPractices of LiteratureReading Design (English Language)Applied LinguisticsLanguage and TeachingTeaching-Learning Language and LiteratureLetrasEsta pesquisa focaliza as atividades de leitura presentes no material didático e em aulas de leitura em língua inglesa. Tem como objetivo identificar as práticas de letramento proporcionadas portais atividades e analisar a(s) concepção(ões) de leitura predominantes(s) tanto no material didático como nas aulas. A pesquisa tem como base teórica os modelos teóricos de letramento (BARTON, 2007; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984) e as perspectivas teóricas de leitura (KLEIMAN, 1992; LEFFA, 1999; ECKERT-HOFF, 2002; CORACINI, 1995, 2005; MASCIA, 2005; MELO, 2005; SILVA, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista. O corpus foi constituído por dois conjuntos de dados: o material didático utilizado nas aulas, que é composto pelo volume didático English in Formation do nono ano e o material extra selecionado e elaborado pela professora e as aulas de leitura gravadas. Para a análise dos dados, selecionamos 10 critérios propostos pelo Guia do PNLD de Língua Portuguesa (2007), uma vez que o documento abarca todas as concepções teóricas de leitura estudadas na presente pesquisa. A análise dos dados sinalizou a presença de atividades de leitura que favorecem uma única prática de letramento, a escolar. As concepções ascendente e descendente de leitura foram as mais presentes nas atividades do volume didático. Já o material extra elaborado pela professora evidenciou a presença das concepções descendente e (sócio)interacionais de leitura. Nas atividades promovidas nas aulas, identificamos a presença predominante das concepções ascendente, descendente e (sócio)interacionais de leitura. Os resultados levam-nos a concluir que a prática de letramento escolar está relacionada a atividades de decodificação e ativação de conhecimento de mundo, indicando não só a limitação da mesma a tais atividades, como também, a ausência de atividades que promovam o letramento ideológico (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995). O estudo sugere que poderia haver, talvez, uma influência dos PCN-LE nas atividades de leitura elaboradas pela professora, haja vista que há uma tendência pela exploração de aspectos sociais por meio do texto. Com os resultados da análise, concluímos que as práticas de letramento proporcionadas nas aulas de leitura em língua inglesa não vão para além da escolar e essas se limitam à prática da alfabetização, isto é, ao letramento autónomo. Em síntese, a pesquisa traz contribuições teóricas sobre práticas de letramento e aula de leitura em língua inglesa e contribuições práticas ao refletir sobre o papel do professor de língua inglesa.This research focuses on reading activities presented in the didactic material and in English reading classes. The objectives of this research are to identify the literacy practices provided by such activities and to analize theoretical reading conceptions predominant both in the didactic material and in the classes.The theoretical underpinning of the research are the models of literacy (BARTON, 2007; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984) and the reading theoretical models (KLEIMAN, 1992; LEFFA, 1999; ECKERT-HOFF, 2002; CORACINI, 1995, 2005; MASCIA, 2005; MELO, 2005; SILVA, 2009). This research is descriptive-interpretative. The corpusvjas composed of two data sets: the didactic material used in classes which is composed by the ninth grade English in Formation textbook and the extra material designed by the teacher and the recorded reading classes. With this in mind, I selected 10 Portuguese Language PNLD criteria (2007), once it includes ali the theoretical reading concepts studied in this research.The results showed the presence of reading activities that support only one literacy practice, the school one. The bottom-up and top-down concepts of reading were the most predominant ones in the textbook activities. The extra material, designed by the teacher, showed a strong presence of the top-down and (socio)interacional concepts of reading. Yet the activities worked in reading classes showed the predominant presence of bottom-up, top-down and (socio)interational reading concepts. Thus, the results show that school literacy practices are provided by a very limited way in the English reading classes, reduced to explicit information identification activities and translation practice. This research suggests that maybe there could be PCN-LE influence on the reading activities provided by the teacher, once they have a tendency to explore social aspects from the text.This research brings theoretical and practical contributions on literacy and English reading teaching by reflecting on the role of the teacher of EnglishUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGDOURADO, Maura Regina.http://lattes.cnpq.br/7484072114837688COSTA, Marco Antônio Margarido.REICHMANN, Carla.NASCIMENTO, Cristiane Vieira do.2009-082019-01-23T16:55:23Z2019-01-232019-01-23T16:55:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2580NASCIMENTO, Cristiane Vieira do. Práticas de letramento de leitura no ensino de língua inglesa. 2009. 161f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T23:47:20Zoai:localhost:riufcg/2580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T23:47:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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