Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Vanessa Alves de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
Resumo: Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.
id UFCG_68f1ffb53e17f5441ca6977a478ff2bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17988
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study.Hipermídia e estudo de língua estrangeiraEnsino aprensizagem de inglêsEnsino de língua inglesaLetramento digitalAplicativo WlinguaAutonomia da aprendizagem - inglêsInglês por aplicativoApp de inglêsDigital literacyHypermediaAutonomy in learningAprendizagem e-eletronica e m-learningHypermedia and foreign language studyTeaching English learningEnglish language teachingDigital literacyWlingua appLearning autonomy - EnglishEnglish by applicationEnglish appE-electronic learning and m-learningLetras.Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.This monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet. First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual (COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia (LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding her knowledge of the E nglish language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Normando Brito de.ALMEIDA, N. B.http://lattes.cnpq.br/7086998010231073COSTA, Marco Antônio Margarido.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.ALMEIDA, Vanessa Alves de.20202021-04-07T21:46:42Z2021-04-072021-04-07T21:46:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:39:43Zoai:localhost:riufcg/17988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study.
title Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
spellingShingle Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
ALMEIDA, Vanessa Alves de.
Hipermídia e estudo de língua estrangeira
Ensino aprensizagem de inglês
Ensino de língua inglesa
Letramento digital
Aplicativo Wlingua
Autonomia da aprendizagem - inglês
Inglês por aplicativo
App de inglês
Digital literacy
Hypermedia
Autonomy in learning
Aprendizagem e-eletronica e m-learning
Hypermedia and foreign language study
Teaching English learning
English language teaching
Digital literacy
Wlingua app
Learning autonomy - English
English by application
English app
E-electronic learning and m-learning
Letras.
title_short Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
title_full Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
title_fullStr Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
title_full_unstemmed Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
title_sort Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
author ALMEIDA, Vanessa Alves de.
author_facet ALMEIDA, Vanessa Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Normando Brito de.
ALMEIDA, N. B.
http://lattes.cnpq.br/7086998010231073
COSTA, Marco Antônio Margarido.
SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Vanessa Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia e estudo de língua estrangeira
Ensino aprensizagem de inglês
Ensino de língua inglesa
Letramento digital
Aplicativo Wlingua
Autonomia da aprendizagem - inglês
Inglês por aplicativo
App de inglês
Digital literacy
Hypermedia
Autonomy in learning
Aprendizagem e-eletronica e m-learning
Hypermedia and foreign language study
Teaching English learning
English language teaching
Digital literacy
Wlingua app
Learning autonomy - English
English by application
English app
E-electronic learning and m-learning
Letras.
topic Hipermídia e estudo de língua estrangeira
Ensino aprensizagem de inglês
Ensino de língua inglesa
Letramento digital
Aplicativo Wlingua
Autonomia da aprendizagem - inglês
Inglês por aplicativo
App de inglês
Digital literacy
Hypermedia
Autonomy in learning
Aprendizagem e-eletronica e m-learning
Hypermedia and foreign language study
Teaching English learning
English language teaching
Digital literacy
Wlingua app
Learning autonomy - English
English by application
English app
E-electronic learning and m-learning
Letras.
description Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-07T21:46:42Z
2021-04-07
2021-04-07T21:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
identifier_str_mv ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484582293504