Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
Resumo: | Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa. |
id |
UFCG_68f1ffb53e17f5441ca6977a478ff2bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17988 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study.Hipermídia e estudo de língua estrangeiraEnsino aprensizagem de inglêsEnsino de língua inglesaLetramento digitalAplicativo WlinguaAutonomia da aprendizagem - inglêsInglês por aplicativoApp de inglêsDigital literacyHypermediaAutonomy in learningAprendizagem e-eletronica e m-learningHypermedia and foreign language studyTeaching English learningEnglish language teachingDigital literacyWlingua appLearning autonomy - EnglishEnglish by applicationEnglish appE-electronic learning and m-learningLetras.Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.This monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet. First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual (COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia (LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding her knowledge of the E nglish language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Normando Brito de.ALMEIDA, N. B.http://lattes.cnpq.br/7086998010231073COSTA, Marco Antônio Margarido.SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.ALMEIDA, Vanessa Alves de.20202021-04-07T21:46:42Z2021-04-072021-04-07T21:46:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:39:43Zoai:localhost:riufcg/17988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study. |
title |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
spellingShingle |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e estudo de língua estrangeira Ensino aprensizagem de inglês Ensino de língua inglesa Letramento digital Aplicativo Wlingua Autonomia da aprendizagem - inglês Inglês por aplicativo App de inglês Digital literacy Hypermedia Autonomy in learning Aprendizagem e-eletronica e m-learning Hypermedia and foreign language study Teaching English learning English language teaching Digital literacy Wlingua app Learning autonomy - English English by application English app E-electronic learning and m-learning Letras. |
title_short |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
title_full |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
title_fullStr |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
title_sort |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
author |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. |
author_facet |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Normando Brito de. ALMEIDA, N. B. http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 COSTA, Marco Antônio Margarido. SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermídia e estudo de língua estrangeira Ensino aprensizagem de inglês Ensino de língua inglesa Letramento digital Aplicativo Wlingua Autonomia da aprendizagem - inglês Inglês por aplicativo App de inglês Digital literacy Hypermedia Autonomy in learning Aprendizagem e-eletronica e m-learning Hypermedia and foreign language study Teaching English learning English language teaching Digital literacy Wlingua app Learning autonomy - English English by application English app E-electronic learning and m-learning Letras. |
topic |
Hipermídia e estudo de língua estrangeira Ensino aprensizagem de inglês Ensino de língua inglesa Letramento digital Aplicativo Wlingua Autonomia da aprendizagem - inglês Inglês por aplicativo App de inglês Digital literacy Hypermedia Autonomy in learning Aprendizagem e-eletronica e m-learning Hypermedia and foreign language study Teaching English learning English language teaching Digital literacy Wlingua app Learning autonomy - English English by application English app E-electronic learning and m-learning Letras. |
description |
Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-04-07T21:46:42Z 2021-04-07 2021-04-07T21:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484582293504 |