Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
Resumo: Este artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo.
id UFCG_699fe373010e68d0988a76725964fa77
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36185
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.Unstructured materials in early childhood education: possibilities beyond industrialized toys.Educação infantilJogo e brincadeirasEducação infantil - Materiais não estruturadosBrinquedosChild educationGame and gamesEarly childhood education - Unstructured materialsToysEducação.Este artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo.This article proposes reflections on the use of unstructured materials in early childhood education and its general objective is to analyze scientific research on unstructured materials in early childhood education, establishing a state of the art with the aim of identifying trends in studies on the topic in question. question. To materialize the study and understand the concepts worked on, we are based on theoretical assumptions from authors such as Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), among others. Methodologically, research is developed with a qualitative approach of the “State of the Art” type based on Romanowski and Ens (2006), bringing a survey and analysis of 9 productions that have unstructured materials in Early Childhood Education as their object of study. It is concluded from the research that unstructured materials arouse interest, curiosity, imagination and creation, as they promote new challenges and games in which children explore, experiment, give new meanings without assigning gender in play. Furthermore, it contributes to raising awareness of sustainability and consumerism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311ARAÚJO, Edinaura Almeida de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.2023-11-302024-06-19T17:51:46Z2024-06-192024-06-19T17:51:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:04:16Zoai:localhost:riufcg/36185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:04:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
Unstructured materials in early childhood education: possibilities beyond industrialized toys.
title Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
spellingShingle Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
Educação infantil
Jogo e brincadeiras
Educação infantil - Materiais não estruturados
Brinquedos
Child education
Game and games
Early childhood education - Unstructured materials
Toys
Educação.
title_short Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
title_full Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
title_fullStr Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
title_full_unstemmed Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
title_sort Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
author ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
author_facet ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Jogo e brincadeiras
Educação infantil - Materiais não estruturados
Brinquedos
Child education
Game and games
Early childhood education - Unstructured materials
Toys
Educação.
topic Educação infantil
Jogo e brincadeiras
Educação infantil - Materiais não estruturados
Brinquedos
Child education
Game and games
Early childhood education - Unstructured materials
Toys
Educação.
description Este artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2024-06-19T17:51:46Z
2024-06-19
2024-06-19T17:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
identifier_str_mv ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625443799040