Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025 |
Resumo: | O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura. |
id |
UFCG_6b056d776b5e37d7a88720824becf8bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13025 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.Reading and writing in the early years of elementary school.Leitura e escritaAlfabetizaçãoDinâmica de leituraEscritas- concepçõesLeitura- concepçõesReading and writingLiteracyReading dynamicsWritings - conceptionsReading- conceptionsO estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959LACERDA, Edileusa Mota.2009-02-272020-06-26T17:25:30Z2020-06-262020-06-26T17:25:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:38:43Zoai:localhost:riufcg/13025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. Reading and writing in the early years of elementary school. |
title |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
spellingShingle |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita Alfabetização Dinâmica de leitura Escritas- concepções Leitura- concepções Reading and writing Literacy Reading dynamics Writings - conceptions Reading- conceptions |
title_short |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
title_full |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
title_fullStr |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
title_sort |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
author |
LACERDA, Edileusa Mota. |
author_facet |
LACERDA, Edileusa Mota. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Risomar Alves dos. SANTOS, R. A. http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Edileusa Mota. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Alfabetização Dinâmica de leitura Escritas- concepções Leitura- concepções Reading and writing Literacy Reading dynamics Writings - conceptions Reading- conceptions |
topic |
Leitura e escrita Alfabetização Dinâmica de leitura Escritas- concepções Leitura- concepções Reading and writing Literacy Reading dynamics Writings - conceptions Reading- conceptions |
description |
O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-27 2020-06-26T17:25:30Z 2020-06-26 2020-06-26T17:25:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025 LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892210688458752 |