Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Edileusa Mota.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025
Resumo: O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura.
id UFCG_6b056d776b5e37d7a88720824becf8bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13025
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.Reading and writing in the early years of elementary school.Leitura e escritaAlfabetizaçãoDinâmica de leituraEscritas- concepçõesLeitura- concepçõesReading and writingLiteracyReading dynamicsWritings - conceptionsReading- conceptionsO estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959LACERDA, Edileusa Mota.2009-02-272020-06-26T17:25:30Z2020-06-262020-06-26T17:25:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:38:43Zoai:localhost:riufcg/13025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
Reading and writing in the early years of elementary school.
title Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
spellingShingle Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
LACERDA, Edileusa Mota.
Leitura e escrita
Alfabetização
Dinâmica de leitura
Escritas- concepções
Leitura- concepções
Reading and writing
Literacy
Reading dynamics
Writings - conceptions
Reading- conceptions
title_short Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
title_full Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
title_fullStr Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
title_full_unstemmed Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
title_sort Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.
author LACERDA, Edileusa Mota.
author_facet LACERDA, Edileusa Mota.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Risomar Alves dos.
SANTOS, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Edileusa Mota.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Alfabetização
Dinâmica de leitura
Escritas- concepções
Leitura- concepções
Reading and writing
Literacy
Reading dynamics
Writings - conceptions
Reading- conceptions
topic Leitura e escrita
Alfabetização
Dinâmica de leitura
Escritas- concepções
Leitura- concepções
Reading and writing
Literacy
Reading dynamics
Writings - conceptions
Reading- conceptions
description O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
2020-06-26T17:25:30Z
2020-06-26
2020-06-26T17:25:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025
LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025
identifier_str_mv LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892210688458752