A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Alessandro Dutra.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804
Resumo: O processo de mindfulness (atenção plena) é definido como um estado mental que consiste em estar plenamente atento ao que ocorre no momento presente, observando os pensamentos, sentimentos e sensações corporais com uma postura de aceitação, curiosidade e receptividade, sem emitir críticas ou julgamentos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar um caso clínico atendido no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como principal técnica o mindfulness. Método: Estudo de caso de uma paciente do sexo feminino, 33 anos, solteira, nível médio completo, submetida a 22 sessões de psicoterapia. O plano interventivo envolveu além das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das práticas de mindfulness, instrumentos como o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Resultados: A Terapia Cognitiva baseada na Atenção Plena (MBCT) mostrou-se eficaz no manejo clínico do estresse e da ansiedade, a paciente alcançou os seus objetivos terapêuticos, houve remissão completa dos sintomas psicossomáticos, bem como redução dos níveis de estresse e ansiedade. Além disso, a paciente desenvolveu uma nova maneira de se relacionar com suas experiências internas no momento presente, o que diminuiu a sua tendência de se identificar com pensamentos distorcidos.
id UFCG_6b7de4717a83dc0b7ad865bee87b92d8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14804
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.The practice of mindfulness in cognitive-behavioral therapy: a clinical case.La práctica del mindfulness en la terapia cognitivo-conductual: un caso clínico.Mindfulness - aplicação PsicologiaTerapia cognitivo-comportamentalAtenção plena - psicologiaMeditação mindfulnessTerapia cognitivaServiço Escola de Psicologia - UFCGPsicoterapiaInventário Beck de AnsiedadeInventário de Burnout de MaslachCognitive Behavioral TherapyBeck Anxiety InventoryMaslach Burnout InventoryAtención plena - aplicaciónTerapia de conducta cognitivaAtención plena - psicologíaMeditación de atención plenaServicio Facultad de Psicología - UFCG PsicoterapiaPsicologiaO processo de mindfulness (atenção plena) é definido como um estado mental que consiste em estar plenamente atento ao que ocorre no momento presente, observando os pensamentos, sentimentos e sensações corporais com uma postura de aceitação, curiosidade e receptividade, sem emitir críticas ou julgamentos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar um caso clínico atendido no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como principal técnica o mindfulness. Método: Estudo de caso de uma paciente do sexo feminino, 33 anos, solteira, nível médio completo, submetida a 22 sessões de psicoterapia. O plano interventivo envolveu além das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das práticas de mindfulness, instrumentos como o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Resultados: A Terapia Cognitiva baseada na Atenção Plena (MBCT) mostrou-se eficaz no manejo clínico do estresse e da ansiedade, a paciente alcançou os seus objetivos terapêuticos, houve remissão completa dos sintomas psicossomáticos, bem como redução dos níveis de estresse e ansiedade. Além disso, a paciente desenvolveu uma nova maneira de se relacionar com suas experiências internas no momento presente, o que diminuiu a sua tendência de se identificar com pensamentos distorcidos.The process of mindfulness is defined as a mental state that consists in being fully aware of what is happening in the present moment, observing the thoughts, feelings and physical sensations with a posture of acceptance, curiosity and receptivity, without making criticisms or judgments. Objective: The purpose of this study is to analyze a clinical case attended in the Clinical Psychology School of the Federal University of Campina Grande (UFCG), in which the main therapeutic resource used was the mindfulness method. Methodology: Case study of a female patient, 33 years old, single, complete high school, submitted to 22 sessions of psychotherapy. The treatment plan was composed of the techniques of Cognitive Behavioral Therapy (CBT) and mindfulness exercises, in addition to instruments such as the Beck Anxiety Inventory (BAI) and the Maslach Burnout Inventory (MBI) that were used for patient’s psychological evaluation. Study results: The Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT) was effective in the treatment of stress and anxiety, the patient reached the therapeutic goals, there was complete remission of the psychosomatic symptoms, as well as reduced levels of stress and anxiety. Furthermore, the patient developed a new way of relating to her inner experiences in the present moment, which reduced her tendency to identify with distorted thoughts.El proceso de mindfulness se define como un estado mental que consiste en ser plenamente consciente de lo que sucede en el momento presente, observando los pensamientos, sentimientos y sensaciones corporales con una actitud de aceptación, curiosidad y receptividad, sin emitir críticas ni juicios. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo analizar un caso clínico atendido en el Servicio de la Facultad de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), utilizando como técnica principal el mindfulness. Método: Estudio de caso de una paciente del sexo femenino, 33 años, soltera, secundaria completa, sometida a 22 sesiones de psicoterapia. El plan de intervención involucró, además de técnicas de Terapia Cognitivo-Conductual (TCC) y prácticas de mindfulness, instrumentos como el Inventario de Ansiedad de Beck (BAI) y el Inventario de Burnout de Maslach (MBI). Resultados: La Terapia Cognitiva Basada en Mindfulness (MBCT) demostró ser eficaz en el manejo clínico del estrés y la ansiedad, la paciente logró sus objetivos terapéuticos, hubo una remisión completa de los síntomas psicosomáticos, así como una reducción de los niveles de estrés y ansiedad. Además, la paciente desarrolló una nueva forma de relacionarse con sus experiencias internas en el momento presente, lo que disminuyó su tendencia a identificarse con pensamientos distorsionados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGAZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.AZEVEDO, R. L. W.http://lattes.cnpq.br/0219739155714055MELO, Monilly Ramos Araújo.MEDEIROS, Luann Glauber Rocha.BEZERRA, Alessandro Dutra.2018-12-052020-09-01T17:34:30Z2020-09-012020-09-01T17:34:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804BEZERRA, Alessandro Dutra Bezerra. A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico. 2018. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-16T13:56:52Zoai:localhost:riufcg/14804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-16T13:56:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
The practice of mindfulness in cognitive-behavioral therapy: a clinical case.
La práctica del mindfulness en la terapia cognitivo-conductual: un caso clínico.
title A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
spellingShingle A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
BEZERRA, Alessandro Dutra.
Mindfulness - aplicação Psicologia
Terapia cognitivo-comportamental
Atenção plena - psicologia
Meditação mindfulness
Terapia cognitiva
Serviço Escola de Psicologia - UFCG
Psicoterapia
Inventário Beck de Ansiedade
Inventário de Burnout de Maslach
Cognitive Behavioral Therapy
Beck Anxiety Inventory
Maslach Burnout Inventory
Atención plena - aplicación
Terapia de conducta cognitiva
Atención plena - psicología
Meditación de atención plena
Servicio Facultad de Psicología - UFCG Psicoterapia
Psicologia
title_short A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
title_full A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
title_fullStr A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
title_full_unstemmed A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
title_sort A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico.
author BEZERRA, Alessandro Dutra.
author_facet BEZERRA, Alessandro Dutra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de.
AZEVEDO, R. L. W.
http://lattes.cnpq.br/0219739155714055
MELO, Monilly Ramos Araújo.
MEDEIROS, Luann Glauber Rocha.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Alessandro Dutra.
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness - aplicação Psicologia
Terapia cognitivo-comportamental
Atenção plena - psicologia
Meditação mindfulness
Terapia cognitiva
Serviço Escola de Psicologia - UFCG
Psicoterapia
Inventário Beck de Ansiedade
Inventário de Burnout de Maslach
Cognitive Behavioral Therapy
Beck Anxiety Inventory
Maslach Burnout Inventory
Atención plena - aplicación
Terapia de conducta cognitiva
Atención plena - psicología
Meditación de atención plena
Servicio Facultad de Psicología - UFCG Psicoterapia
Psicologia
topic Mindfulness - aplicação Psicologia
Terapia cognitivo-comportamental
Atenção plena - psicologia
Meditação mindfulness
Terapia cognitiva
Serviço Escola de Psicologia - UFCG
Psicoterapia
Inventário Beck de Ansiedade
Inventário de Burnout de Maslach
Cognitive Behavioral Therapy
Beck Anxiety Inventory
Maslach Burnout Inventory
Atención plena - aplicación
Terapia de conducta cognitiva
Atención plena - psicología
Meditación de atención plena
Servicio Facultad de Psicología - UFCG Psicoterapia
Psicologia
description O processo de mindfulness (atenção plena) é definido como um estado mental que consiste em estar plenamente atento ao que ocorre no momento presente, observando os pensamentos, sentimentos e sensações corporais com uma postura de aceitação, curiosidade e receptividade, sem emitir críticas ou julgamentos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo analisar um caso clínico atendido no Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como principal técnica o mindfulness. Método: Estudo de caso de uma paciente do sexo feminino, 33 anos, solteira, nível médio completo, submetida a 22 sessões de psicoterapia. O plano interventivo envolveu além das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e das práticas de mindfulness, instrumentos como o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Resultados: A Terapia Cognitiva baseada na Atenção Plena (MBCT) mostrou-se eficaz no manejo clínico do estresse e da ansiedade, a paciente alcançou os seus objetivos terapêuticos, houve remissão completa dos sintomas psicossomáticos, bem como redução dos níveis de estresse e ansiedade. Além disso, a paciente desenvolveu uma nova maneira de se relacionar com suas experiências internas no momento presente, o que diminuiu a sua tendência de se identificar com pensamentos distorcidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2020-09-01T17:34:30Z
2020-09-01
2020-09-01T17:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804
BEZERRA, Alessandro Dutra Bezerra. A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico. 2018. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804
identifier_str_mv BEZERRA, Alessandro Dutra Bezerra. A prática de mindfulness na terapia cognitivo- comportamental: um caso clínico. 2018. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744459305320448