Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais. |
id |
UFCG_6c23042cca66ebb90835bfeca5509d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21782 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.Gestão escolar democráticaEscola do campo – Sumé - PBComunidade escolarEscola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democráticaDemocratic school managementCountry school - Sumé - PBSchool communityJosé Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic managementEste trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais.This work is a case study carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school, with the general objective: are the meanings of democratic management in the school, and the specific objectives are: to characterize the structure and functioning of School Management ; identify and characterize the instruments of democratization of management present in the school and analyze the forms and modes of participation of school and extraschool subjects in school management processes. Where, through interviews with school and extraschool subjects (management, teachers and parents of students), in order to gather information to analyze the meanings of democratic management in the school environment. In this conceptual trajectory, a brief historical approach to the school, rural education and also School Administration is made. It was verified the importance of the participation of all school segments in the search for the autonomy of the school institution and it is concluded that an integration of the different school segments is only possible, if there is interest and participation of all, in order to effectively achieve the educational.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243BARBOSA, Emanuelle de Souza.BARBOSA, E. S.LIMA, Paloma Caroline Moura de.2021-10-212021-11-01T20:01:58Z2021-11-012021-11-01T20:01:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T18:57:23Zoai:localhost:riufcg/21782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T18:57:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
title |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
spellingShingle |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão escolar democrática Escola do campo – Sumé - PB Comunidade escolar Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática Democratic school management Country school - Sumé - PB School community José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management |
title_short |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
title_full |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
title_fullStr |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
title_sort |
Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. |
author |
LIMA, Paloma Caroline Moura de. |
author_facet |
LIMA, Paloma Caroline Moura de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. SILVA, F. G. P. http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 BARBOSA, Emanuelle de Souza. BARBOSA, E. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Paloma Caroline Moura de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática Escola do campo – Sumé - PB Comunidade escolar Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática Democratic school management Country school - Sumé - PB School community José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management |
topic |
Gestão escolar democrática Escola do campo – Sumé - PB Comunidade escolar Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática Democratic school management Country school - Sumé - PB School community José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management |
description |
Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-21 2021-11-01T20:01:58Z 2021-11-01 2021-11-01T20:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 |
identifier_str_mv |
LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744513355218944 |