Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Paloma Caroline Moura de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais.
id UFCG_6c23042cca66ebb90835bfeca5509d82
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21782
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.Gestão escolar democráticaEscola do campo – Sumé - PBComunidade escolarEscola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democráticaDemocratic school managementCountry school - Sumé - PBSchool communityJosé Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic managementEste trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais.This work is a case study carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school, with the general objective: are the meanings of democratic management in the school, and the specific objectives are: to characterize the structure and functioning of School Management ; identify and characterize the instruments of democratization of management present in the school and analyze the forms and modes of participation of school and extraschool subjects in school management processes. Where, through interviews with school and extraschool subjects (management, teachers and parents of students), in order to gather information to analyze the meanings of democratic management in the school environment. In this conceptual trajectory, a brief historical approach to the school, rural education and also School Administration is made. It was verified the importance of the participation of all school segments in the search for the autonomy of the school institution and it is concluded that an integration of the different school segments is only possible, if there is interest and participation of all, in order to effectively achieve the educational.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243BARBOSA, Emanuelle de Souza.BARBOSA, E. S.LIMA, Paloma Caroline Moura de.2021-10-212021-11-01T20:01:58Z2021-11-012021-11-01T20:01:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T18:57:23Zoai:localhost:riufcg/21782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T18:57:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
title Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
spellingShingle Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
LIMA, Paloma Caroline Moura de.
Gestão escolar democrática
Escola do campo – Sumé - PB
Comunidade escolar
Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática
Democratic school management
Country school - Sumé - PB
School community
José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management
title_short Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
title_full Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
title_fullStr Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
title_sort Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.
author LIMA, Paloma Caroline Moura de.
author_facet LIMA, Paloma Caroline Moura de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
BARBOSA, Emanuelle de Souza.
BARBOSA, E. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Paloma Caroline Moura de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar democrática
Escola do campo – Sumé - PB
Comunidade escolar
Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática
Democratic school management
Country school - Sumé - PB
School community
José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management
topic Gestão escolar democrática
Escola do campo – Sumé - PB
Comunidade escolar
Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática
Democratic school management
Country school - Sumé - PB
School community
José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management
description Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21
2021-11-01T20:01:58Z
2021-11-01
2021-11-01T20:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
identifier_str_mv LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744513355218944