Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes. |
id |
UFCG_6c5abf3e80daeca9a3e36863765a3050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31561 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid.Inclusão digitalTecnologia e educaçãoAmbiente escolar e inclusão digitalProjeto de extensãoProjeto de inclusão digitalEscola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBDigital inclusionTechnology and educationSchool environment and digital inclusionExtension projectDigital inclusion projectProfessor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PBBiotecnologia.Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes.This article has as one of its main objective introduce the experience of a extension project of Digital Inclusion by Federal University of Campina Grande (UFCG) at Semiárido's Sustainable Development Center, insertion of Informatic at the Professor José Gonçalves de Queiroz of High and Elementary State School in the city of Sumé, countryside of Paraíba. The project of digital inclusion covers the high school and approaches new tecnological ways that assists both students and teachers to learn the importance of the use of computing on their lives and the correct way to use them, serving as a tool inside of class. Therefore, a partnership was done between the school and the professors of university, where they prepared a didactic material and enable students of UFCG to be replicators of their knowledge at the State School of Sumé. Thus, it was evidente the dificulties that the teachers had on the tecnoligical field, compared to the students that could advance the subjects easily, thereby it's possible to conclude that the teachers' training is extreamily importante so that they can transmite theirs knowledge to students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-08-22T17:58:34Z2023-08-222023-08-22T17:58:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561porFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.SOUSA, Ingrid Braz de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-22T17:59:12Zoai:localhost:riufcg/31561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-22T17:59:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid. |
title |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
spellingShingle |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Inclusão digital Tecnologia e educação Ambiente escolar e inclusão digital Projeto de extensão Projeto de inclusão digital Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB Digital inclusion Technology and education School environment and digital inclusion Extension project Digital inclusion project Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB Biotecnologia. Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. |
title_short |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
title_full |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
title_fullStr |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
title_full_unstemmed |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
title_sort |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. |
author |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
author_facet |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de. SOUSA, Ingrid Braz de. |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de. SOUSA, Ingrid Braz de. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de. SOUSA, Ingrid Braz de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Tecnologia e educação Ambiente escolar e inclusão digital Projeto de extensão Projeto de inclusão digital Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB Digital inclusion Technology and education School environment and digital inclusion Extension project Digital inclusion project Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB Biotecnologia. Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. |
topic |
Inclusão digital Tecnologia e educação Ambiente escolar e inclusão digital Projeto de extensão Projeto de inclusão digital Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB Digital inclusion Technology and education School environment and digital inclusion Extension project Digital inclusion project Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB Biotecnologia. Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2023-08-22T17:58:34Z 2023-08-22 2023-08-22T17:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
identifier_str_mv |
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744591218278400 |