Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de., SOUSA, Ingrid Braz de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes.
id UFCG_6c5abf3e80daeca9a3e36863765a3050
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31561
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid.Inclusão digitalTecnologia e educaçãoAmbiente escolar e inclusão digitalProjeto de extensãoProjeto de inclusão digitalEscola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBDigital inclusionTechnology and educationSchool environment and digital inclusionExtension projectDigital inclusion projectProfessor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PBBiotecnologia.Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes.This article has as one of its main objective introduce the experience of a extension project of Digital Inclusion by Federal University of Campina Grande (UFCG) at Semiárido's Sustainable Development Center, insertion of Informatic at the Professor José Gonçalves de Queiroz of High and Elementary State School in the city of Sumé, countryside of Paraíba. The project of digital inclusion covers the high school and approaches new tecnological ways that assists both students and teachers to learn the importance of the use of computing on their lives and the correct way to use them, serving as a tool inside of class. Therefore, a partnership was done between the school and the professors of university, where they prepared a didactic material and enable students of UFCG to be replicators of their knowledge at the State School of Sumé. Thus, it was evidente the dificulties that the teachers had on the tecnoligical field, compared to the students that could advance the subjects easily, thereby it's possible to conclude that the teachers' training is extreamily importante so that they can transmite theirs knowledge to students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-08-22T17:58:34Z2023-08-222023-08-22T17:58:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561porFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.SOUSA, Ingrid Braz de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-22T17:59:12Zoai:localhost:riufcg/31561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-22T17:59:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
Analysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid.
title Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
spellingShingle Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
Inclusão digital
Tecnologia e educação
Ambiente escolar e inclusão digital
Projeto de extensão
Projeto de inclusão digital
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Digital inclusion
Technology and education
School environment and digital inclusion
Extension project
Digital inclusion project
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Biotecnologia.
Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.
title_short Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
title_full Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
title_fullStr Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
title_full_unstemmed Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
title_sort Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.
author FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
author_facet FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.
SOUSA, Ingrid Braz de.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.
SOUSA, Ingrid Braz de.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
OLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.
SOUSA, Ingrid Braz de.
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologia e educação
Ambiente escolar e inclusão digital
Projeto de extensão
Projeto de inclusão digital
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Digital inclusion
Technology and education
School environment and digital inclusion
Extension project
Digital inclusion project
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Biotecnologia.
Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.
topic Inclusão digital
Tecnologia e educação
Ambiente escolar e inclusão digital
Projeto de extensão
Projeto de inclusão digital
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Digital inclusion
Technology and education
School environment and digital inclusion
Extension project
Digital inclusion project
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Biotecnologia.
Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.
description Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-08-22T17:58:34Z
2023-08-22
2023-08-22T17:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
identifier_str_mv Análise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591218278400