A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LACERDA, Alecksandra Vieira de., GOMES, Azenate Campos., ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de., DORNELAS, Carina Seixas Maia., LOPES, Iracy Amélia Pereira., LOPES, Adriano Salviano.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600
Resumo: A humanidade tem modificado constantemente o meio natural, provocando assim, danos irreparáveis ao meio ambiente, sendo necessárias, estratégias eficazes de educação do ambiente para que através desta, a sociedade perceba o impacto das suas ações no meio. Objetivou-se com este trabalho analisar o conhecimento sobre Educação Ambiental dos alunos do 7º ano,com idade entre 12 e 13 anos,da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé-PB. Nesta escola foram amostrados os alunos da turma do 7º ano A, a qual é composta por 15 alunos, destes, apenas 13 foram amostrados neste trabalho por corresponderem aos que estavam presentes no dia da pesquisa. Os dados foram coletados em julho de 2014, através da aplicação de um questionário semiestruturado, no qual os alunos foram abordados com 6 questões. Cada questionamento era composto de até quatro alternativas, onde apenas uma era correta. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2013® e analisados mediante a geração de gráficos. 69% dos alunos associaram educação ambiental a atividades onde o indivíduo e grupos constroem valores sociais, econômicos e ambientais voltados para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, os demais apontaram afirmações que contradiz com a verdadeira definição de educação ambiental. 77% afirmaram que o meio ambiente é importante para a sobrevivência dos seres vivos e interações com recursos abióticos, 15% acreditam que o meio ambiente é importante apenas para suprir as necessidades humanas e 8% não souberam responder. 54% dos alunos afirmaram que ecossistemasé o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem umas com as outras e com a partenão-viva, 31% não soube responder e 15% responderam de forma equivocada. Dos alunos amostrados 85% afirmaram saber o que é conservação e 16% confessaram não saber do que se trata, entretanto, todos apontaram que o uso de maneira sustentável dos recursos naturais, contribui de forma eficiente para a conservação do meio ambiente. Portanto, se faz necessário assim, estratégias educativas que facilitem o aprendizado dos alunos e a introdução de instrumentos que deem noções básicas desses conceitos e que também sejam trabalhados de forma mais específica.
id UFCG_b328479ea6199c8d20fb6d88f8e640ef
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32600
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.Environmental education from the perspective of 7th year students at the Professor José Gonçalves de Queiroz State School in the Municipality of Sumé-PB.Meio ambientePercepção ambientalEducação ambientalEscola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBEstudo de percepçãoEnvironmentEnvironmental perceptionEnvironmental educationProfessor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PBPerception studyEducação.A humanidade tem modificado constantemente o meio natural, provocando assim, danos irreparáveis ao meio ambiente, sendo necessárias, estratégias eficazes de educação do ambiente para que através desta, a sociedade perceba o impacto das suas ações no meio. Objetivou-se com este trabalho analisar o conhecimento sobre Educação Ambiental dos alunos do 7º ano,com idade entre 12 e 13 anos,da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé-PB. Nesta escola foram amostrados os alunos da turma do 7º ano A, a qual é composta por 15 alunos, destes, apenas 13 foram amostrados neste trabalho por corresponderem aos que estavam presentes no dia da pesquisa. Os dados foram coletados em julho de 2014, através da aplicação de um questionário semiestruturado, no qual os alunos foram abordados com 6 questões. Cada questionamento era composto de até quatro alternativas, onde apenas uma era correta. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2013® e analisados mediante a geração de gráficos. 69% dos alunos associaram educação ambiental a atividades onde o indivíduo e grupos constroem valores sociais, econômicos e ambientais voltados para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, os demais apontaram afirmações que contradiz com a verdadeira definição de educação ambiental. 77% afirmaram que o meio ambiente é importante para a sobrevivência dos seres vivos e interações com recursos abióticos, 15% acreditam que o meio ambiente é importante apenas para suprir as necessidades humanas e 8% não souberam responder. 54% dos alunos afirmaram que ecossistemasé o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem umas com as outras e com a partenão-viva, 31% não soube responder e 15% responderam de forma equivocada. Dos alunos amostrados 85% afirmaram saber o que é conservação e 16% confessaram não saber do que se trata, entretanto, todos apontaram que o uso de maneira sustentável dos recursos naturais, contribui de forma eficiente para a conservação do meio ambiente. Portanto, se faz necessário assim, estratégias educativas que facilitem o aprendizado dos alunos e a introdução de instrumentos que deem noções básicas desses conceitos e que também sejam trabalhados de forma mais específica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142023-11-01T22:02:09Z2023-11-012023-11-01T22:02:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de; DORNELAS, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LOPES, Adriano Salviano. A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600porLIMA, Luiz Henrique da Cunha.LACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de.DORNELAS, Carina Seixas Maia.LOPES, Iracy Amélia Pereira.LOPES, Adriano Salviano.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-01T22:02:38Zoai:localhost:riufcg/32600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-01T22:02:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
Environmental education from the perspective of 7th year students at the Professor José Gonçalves de Queiroz State School in the Municipality of Sumé-PB.
title A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
spellingShingle A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
Meio ambiente
Percepção ambiental
Educação ambiental
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Estudo de percepção
Environment
Environmental perception
Environmental education
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Perception study
Educação.
title_short A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
title_full A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
title_fullStr A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
title_sort A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB.
author LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
author_facet LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de.
DORNELAS, Carina Seixas Maia.
LOPES, Iracy Amélia Pereira.
LOPES, Adriano Salviano.
author_role author
author2 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de.
DORNELAS, Carina Seixas Maia.
LOPES, Iracy Amélia Pereira.
LOPES, Adriano Salviano.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de.
DORNELAS, Carina Seixas Maia.
LOPES, Iracy Amélia Pereira.
LOPES, Adriano Salviano.
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Percepção ambiental
Educação ambiental
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Estudo de percepção
Environment
Environmental perception
Environmental education
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Perception study
Educação.
topic Meio ambiente
Percepção ambiental
Educação ambiental
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Estudo de percepção
Environment
Environmental perception
Environmental education
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Perception study
Educação.
description A humanidade tem modificado constantemente o meio natural, provocando assim, danos irreparáveis ao meio ambiente, sendo necessárias, estratégias eficazes de educação do ambiente para que através desta, a sociedade perceba o impacto das suas ações no meio. Objetivou-se com este trabalho analisar o conhecimento sobre Educação Ambiental dos alunos do 7º ano,com idade entre 12 e 13 anos,da E.E.E.F.M. Professor José Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé-PB. Nesta escola foram amostrados os alunos da turma do 7º ano A, a qual é composta por 15 alunos, destes, apenas 13 foram amostrados neste trabalho por corresponderem aos que estavam presentes no dia da pesquisa. Os dados foram coletados em julho de 2014, através da aplicação de um questionário semiestruturado, no qual os alunos foram abordados com 6 questões. Cada questionamento era composto de até quatro alternativas, onde apenas uma era correta. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2013® e analisados mediante a geração de gráficos. 69% dos alunos associaram educação ambiental a atividades onde o indivíduo e grupos constroem valores sociais, econômicos e ambientais voltados para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, os demais apontaram afirmações que contradiz com a verdadeira definição de educação ambiental. 77% afirmaram que o meio ambiente é importante para a sobrevivência dos seres vivos e interações com recursos abióticos, 15% acreditam que o meio ambiente é importante apenas para suprir as necessidades humanas e 8% não souberam responder. 54% dos alunos afirmaram que ecossistemasé o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem umas com as outras e com a partenão-viva, 31% não soube responder e 15% responderam de forma equivocada. Dos alunos amostrados 85% afirmaram saber o que é conservação e 16% confessaram não saber do que se trata, entretanto, todos apontaram que o uso de maneira sustentável dos recursos naturais, contribui de forma eficiente para a conservação do meio ambiente. Portanto, se faz necessário assim, estratégias educativas que facilitem o aprendizado dos alunos e a introdução de instrumentos que deem noções básicas desses conceitos e que também sejam trabalhados de forma mais específica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-11-01T22:02:09Z
2023-11-01
2023-11-01T22:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600
LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de; DORNELAS, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LOPES, Adriano Salviano. A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600
identifier_str_mv LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ARAÚJO, Jéssica Sabrina Ovídio de; DORNELAS, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LOPES, Adriano Salviano. A educação ambiental na visão dos alunos do 7o ano da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz no Município de Sumé-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744598680993792