Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Daniela Márcia Medina.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006
Resumo: Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade.
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