Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
Resumo: | Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade. |
id |
UFCG_6cb962b6c6d7adbf4239e8c7309e11bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34006 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.Heritage education and paleontological collections: challenges.Educação patrimonialAcervos paleontológicosPaleontologia - acervosCariri Cearense - patrimônio paleontológicoHistória AmbientalFósseisMineração e paleontologiaMuseu de Fósseis de Santana do Cariri - CearáSala de Exposição do DNPM - Crato - CEHeritage educationPaleontological collectionsPaleontology - collectionsCariri Cearense - paleontological heritageEnvironmental HistoryFossilsMining and paleontologySantana do Cariri Fossil Museum - CearáDNPM Exhibition Room - Crato - CEHistória.Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-19T17:45:55Z2024-01-192024-01-19T17:45:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006porPEREIRA, Daniela Márcia Medina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-19T18:28:13Zoai:localhost:riufcg/34006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-19T18:28:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. Heritage education and paleontological collections: challenges. |
title |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
spellingShingle |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial Acervos paleontológicos Paleontologia - acervos Cariri Cearense - patrimônio paleontológico História Ambiental Fósseis Mineração e paleontologia Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE Heritage education Paleontological collections Paleontology - collections Cariri Cearense - paleontological heritage Environmental History Fossils Mining and paleontology Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará DNPM Exhibition Room - Crato - CE História. |
title_short |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
title_full |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
title_fullStr |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
title_sort |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
author |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. |
author_facet |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial Acervos paleontológicos Paleontologia - acervos Cariri Cearense - patrimônio paleontológico História Ambiental Fósseis Mineração e paleontologia Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE Heritage education Paleontological collections Paleontology - collections Cariri Cearense - paleontological heritage Environmental History Fossils Mining and paleontology Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará DNPM Exhibition Room - Crato - CE História. |
topic |
Educação patrimonial Acervos paleontológicos Paleontologia - acervos Cariri Cearense - patrimônio paleontológico História Ambiental Fósseis Mineração e paleontologia Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE Heritage education Paleontological collections Paleontology - collections Cariri Cearense - paleontological heritage Environmental History Fossils Mining and paleontology Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará DNPM Exhibition Room - Crato - CE História. |
description |
Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-19T17:45:55Z 2024-01-19 2024-01-19T17:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609298874368 |