Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11910 |
Resumo: | A educação pode ser um meio para combater as mais variadas formas de preconceito, demonstrando que o mesmo se torna fruto de ignorância e manipulação ideológica (BAGNO, 2007). Os conhecimentos adquiridos fazem dos alunos, sujeitos pensantes, mais críticos e capazes de interagir no mundo e com as pessoas. Tais saberes são veiculados em sala de aula, em grande medida, por intermédio do livro didático, veículo que faz a mediação entre os alunos e o currículo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma a variação linguística é abordada no livro didático de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental II. É um tema instigante, haja vista sua dimensão no âmbito do ensino de língua portuguesa na atualidade. A escolha pelo tema deve-se ao fato desse ser um assunto que possibilita aos profissionais da educação a oportunidade de refletir acerca do ensino e a aprendizagem direcionada para a mediação de conteúdos que levem em consideração a diversidade da língua em suas mais variadas aplicações, haja vista, o contexto de atuação dos falantes. É um assunto que possui relevância social no sentido de explorar questões pertinentes a aquisição da linguagem em seu uso prático. A metodologia usada na construção desse texto foi a revisão de literatura, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, usando a pesquisa bibliográfica como base para colher os dados em obras de autores como Bagno (2007), Tardif (2009), Freire (2007), dentre outros. A problemática que serviu de eixo condutor para esse texto foi saber como é trabalhado o preconceito linguístico no livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. Em sede de conclusão ficou claro, a partir de tal estudo, que os conteúdos trazidos pelo referido compêndio enriquecem o debate sobre preconceito linguístico e leva em consideração a diversidade de línguas e multiplicidade de contextos sociais que são palcos para uso da linguagem. Há uma conscientização da variada maneira de falar em virtude da múltipla amplitude do país e consequente variante linguística para veiculação dos conteúdos da referida obra em análise, que traz diversos assuntos pertinentes à diversidade linguística. |
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Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II.An analysis of the approaches on linguistic prejudice in the Portuguese language book of the 6th year of elementary school II.SociolinguísticaPreconceito linguísticoLivro didáticoEnsino de língua portuguesaSociolinguisticsLinguistic prejudiceTextbookPortuguese language teachingLetras-Língua Portuguesa.A educação pode ser um meio para combater as mais variadas formas de preconceito, demonstrando que o mesmo se torna fruto de ignorância e manipulação ideológica (BAGNO, 2007). Os conhecimentos adquiridos fazem dos alunos, sujeitos pensantes, mais críticos e capazes de interagir no mundo e com as pessoas. Tais saberes são veiculados em sala de aula, em grande medida, por intermédio do livro didático, veículo que faz a mediação entre os alunos e o currículo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma a variação linguística é abordada no livro didático de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental II. É um tema instigante, haja vista sua dimensão no âmbito do ensino de língua portuguesa na atualidade. A escolha pelo tema deve-se ao fato desse ser um assunto que possibilita aos profissionais da educação a oportunidade de refletir acerca do ensino e a aprendizagem direcionada para a mediação de conteúdos que levem em consideração a diversidade da língua em suas mais variadas aplicações, haja vista, o contexto de atuação dos falantes. É um assunto que possui relevância social no sentido de explorar questões pertinentes a aquisição da linguagem em seu uso prático. A metodologia usada na construção desse texto foi a revisão de literatura, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, usando a pesquisa bibliográfica como base para colher os dados em obras de autores como Bagno (2007), Tardif (2009), Freire (2007), dentre outros. A problemática que serviu de eixo condutor para esse texto foi saber como é trabalhado o preconceito linguístico no livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. Em sede de conclusão ficou claro, a partir de tal estudo, que os conteúdos trazidos pelo referido compêndio enriquecem o debate sobre preconceito linguístico e leva em consideração a diversidade de línguas e multiplicidade de contextos sociais que são palcos para uso da linguagem. Há uma conscientização da variada maneira de falar em virtude da múltipla amplitude do país e consequente variante linguística para veiculação dos conteúdos da referida obra em análise, que traz diversos assuntos pertinentes à diversidade linguística.Education can be a means to combat the most varied forms of prejudice, demonstrating that it becomes the result of ignorance and ideological manipulation (BAGNO, 2007). The acquired knowledge makes students, thinking subjects, more critical and able to interact in the world and with people. These sabers are broadcast in the classroom, to a large extent, through the textbook, a vehicle that mediates between students and the curriculum. In this sense, the present work has the general objective of analyzing how the linguistic variation is approached in the 6th year elementary school Portuguese language textbook. It is an exciting topic, given its dimension in the context of teaching the Portuguese language today. The choice of the theme must be made according to a subject that allows education professionals an opportunity to reflect on teaching and learn directed to mediation of contents that take into account the diversity of languages of the language in its most varied applications, considering , the context of the performance of the speakers. It is a subject that has social significance without exploring issues related to language acquisition in its practical use. A methodology used in the construction of this text was a literature review, qualitative, descriptive and analytical in nature, using a bibliographic search as a basis to collect data from works by authors such as Bagno (2007), Tardif (2009), Freire (2007), among others. A problem that served as a guiding axis for this text was to know how it is worked or linguistic prejudice in the textbook of the 6th year of Elementary School II. The thirst for conclusion was clear, from a study, that the contents brought by the referred enrichment or debate about linguistic prejudice and take into account the diversity of languages and the multiplicity of social contexts that are stages for the use of language. There is an awareness of the varied way of speaking due to the breadth of the country and the consequent linguistic variation for the dissemination of content from the exploration of works under analysis, which brings up several relevant issues for linguistic diversity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, José Wanderley Alves de.GOUVEIA, Mayara Guilherme.2019-12-112020-02-14T09:34:58Z2020-02-142020-02-14T09:34:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11910GOUVEIA, Mayara Guilherme. Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II. 2019. 50f. 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