Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25723 |
Resumo: | O setor de jogos eletrônicos vem em incrível ascensão, movimentando grandes montantes de dinheiro todos os anos, o mercado brasileiro surge como um dos principais de todo o mundo nesse segmento, movimentando grandes cifras e contando com um grande número de jogadores. Tendo em vista a relevância e expressiva expansão que o mercado de jogos eletrônicos vem apresentando nos últimos anos, e por se mostrar extremamente dinâmico, esta pesquisa objetivou investigar sobre os perfis e hábitos dos consumidores de jogos eletrônicos na cidade de Sousa, na Paraíba. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, com coleta de dados realizada a partir de questionário on-line, que abordou características relacionadas ao perfil, hábitos e preferências de consumo. Os resultados mostram uma predominância dos jovens como principais consumidores, também pode se observar que a maioria reside com os pais e não possuem filhos, a maior parte leva os jogos eletrônicos como diversão, não se consideram gamers e assistem campeonatos pela internet, em paralelo com outras pesquisas, a realizada nesse artigo ressalta um amplo domínio masculino, demonstram também um aumento de horas jogadas durante o isolamento social e prometem continuar jogando quando tudo se normalizar. |
id |
UFCG_6d15408a9b50c3116b44ee1b2d85dd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/25723 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba.Analysis of the consumer profile of electronic games in Sousa, Paraíba.Jogos eletrônicosmercadocomportamento do consumidorvideogameselectronic gamesMarketplaceconsumer behaviorvideo gamesadministraçãoO setor de jogos eletrônicos vem em incrível ascensão, movimentando grandes montantes de dinheiro todos os anos, o mercado brasileiro surge como um dos principais de todo o mundo nesse segmento, movimentando grandes cifras e contando com um grande número de jogadores. Tendo em vista a relevância e expressiva expansão que o mercado de jogos eletrônicos vem apresentando nos últimos anos, e por se mostrar extremamente dinâmico, esta pesquisa objetivou investigar sobre os perfis e hábitos dos consumidores de jogos eletrônicos na cidade de Sousa, na Paraíba. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, com coleta de dados realizada a partir de questionário on-line, que abordou características relacionadas ao perfil, hábitos e preferências de consumo. Os resultados mostram uma predominância dos jovens como principais consumidores, também pode se observar que a maioria reside com os pais e não possuem filhos, a maior parte leva os jogos eletrônicos como diversão, não se consideram gamers e assistem campeonatos pela internet, em paralelo com outras pesquisas, a realizada nesse artigo ressalta um amplo domínio masculino, demonstram também um aumento de horas jogadas durante o isolamento social e prometem continuar jogando quando tudo se normalizar.The electronic games sector has been on an incredible rise, moving large amounts of money every year, the Brazilian market emerges as one of the main in this segment, moving large numbers and counting on a large number of players. In view of the relevance and expressive expansion that the electronic games market has presented in recent years, and for being extremely dynamic, this research aimed to investigate the profiles and habits of electronic game consumers in the city de Sousa, in Paraíba. An exploratory and descriptive research was then carried out, with quantitative approach, with data collection carried out using an online questionnaire, which addressed characteristics related to the profile, habits and preferences of consumption. The results show a predominance of young people as the main consumers, it can also be observe that most live with their parents and do not have children, most take the games electronics as entertainment, do not consider themselves gamers and watch championships on the internet, in In parallel with other research, the one carried out in this article highlights a broad male domain, also demonstrate an increase in hours played during social isolation and promise continue playing when everything is back to normal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGROSADO, Érika Lira.ROSADO, E. L.http://lattes.cnpq.br/3453199019385785MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.BARBOSA, Johny Davyd Soares.BARBOSA, J. D. S.SILVA/ LIMA, Francisco Gabriel Queiroga da./ Thiago Patrick Bernado de.2022-03-232022-06-14T13:40:56Z2022-06-142022-06-14T13:40:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25723SILVA, Francisco Queiroga da: LIMA, Thiago Patrick Bernardo de. Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. 2022. 28fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-14T13:40:56Zoai:localhost:riufcg/25723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-14T13:40:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. Analysis of the consumer profile of electronic games in Sousa, Paraíba. |
title |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
spellingShingle |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. SILVA/ LIMA, Francisco Gabriel Queiroga da./ Thiago Patrick Bernado de. Jogos eletrônicos mercado comportamento do consumidor videogames electronic games Marketplace consumer behavior video games administração |
title_short |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
title_full |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
title_fullStr |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
title_sort |
Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. |
author |
SILVA/ LIMA, Francisco Gabriel Queiroga da./ Thiago Patrick Bernado de. |
author_facet |
SILVA/ LIMA, Francisco Gabriel Queiroga da./ Thiago Patrick Bernado de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSADO, Érika Lira. ROSADO, E. L. http://lattes.cnpq.br/3453199019385785 MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. MACRI, L. M. S. R. BARBOSA, Johny Davyd Soares. BARBOSA, J. D. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA/ LIMA, Francisco Gabriel Queiroga da./ Thiago Patrick Bernado de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos mercado comportamento do consumidor videogames electronic games Marketplace consumer behavior video games administração |
topic |
Jogos eletrônicos mercado comportamento do consumidor videogames electronic games Marketplace consumer behavior video games administração |
description |
O setor de jogos eletrônicos vem em incrível ascensão, movimentando grandes montantes de dinheiro todos os anos, o mercado brasileiro surge como um dos principais de todo o mundo nesse segmento, movimentando grandes cifras e contando com um grande número de jogadores. Tendo em vista a relevância e expressiva expansão que o mercado de jogos eletrônicos vem apresentando nos últimos anos, e por se mostrar extremamente dinâmico, esta pesquisa objetivou investigar sobre os perfis e hábitos dos consumidores de jogos eletrônicos na cidade de Sousa, na Paraíba. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, com coleta de dados realizada a partir de questionário on-line, que abordou características relacionadas ao perfil, hábitos e preferências de consumo. Os resultados mostram uma predominância dos jovens como principais consumidores, também pode se observar que a maioria reside com os pais e não possuem filhos, a maior parte leva os jogos eletrônicos como diversão, não se consideram gamers e assistem campeonatos pela internet, em paralelo com outras pesquisas, a realizada nesse artigo ressalta um amplo domínio masculino, demonstram também um aumento de horas jogadas durante o isolamento social e prometem continuar jogando quando tudo se normalizar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 2022-06-14T13:40:56Z 2022-06-14 2022-06-14T13:40:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25723 SILVA, Francisco Queiroga da: LIMA, Thiago Patrick Bernardo de. Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. 2022. 28fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25723 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco Queiroga da: LIMA, Thiago Patrick Bernardo de. Análise do perfil do consumidor de jogos eletrônicos em Sousa, Paraíba. 2022. 28fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744544475906048 |