A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAIRO, Filipe Florio.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARDOSO, Leonardo Lima.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232
Resumo: O mercado de videogames tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa forma de entretenimento, devido a esse comportamento da população, grandes empresas visualizaram uma oportunidade de divulgar seus produtos através de uma forma sutil e interativa com seus consumidores. O presente artigo busca apresentar a relação entre os jogos eletrônicos e como as empresas estão se utilizando desse mercado para promover e divulgarem os seus produtos através do product placement.
id UFCG_70e20c8105191788a9ccb1c627d3383f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30232
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2023-06-12T21:21:34Z No. of bitstreams: 1 A ESTRATÉGIA DO PRODUCT PLACEMENT EM JOGOS ELETRÔNICOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 414135 bytes, checksum: 8123df605609353104af745fd622ada4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-12T21:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A ESTRATÉGIA DO PRODUCT PLACEMENT EM JOGOS ELETRÔNICOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 414135 bytes, checksum: 8123df605609353104af745fd622ada4 (MD5) Previous issue date: 2017O mercado de videogames tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa forma de entretenimento, devido a esse comportamento da população, grandes empresas visualizaram uma oportunidade de divulgar seus produtos através de uma forma sutil e interativa com seus consumidores. O presente artigo busca apresentar a relação entre os jogos eletrônicos e como as empresas estão se utilizando desse mercado para promover e divulgarem os seus produtos através do product placement.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Product placementJogos eletrônicosPublicidade em jogosVideogames - mercadoPlacement em jogos eletrônicosProduct placementElectronic gamesAdvertising in gamesVideo games - marketPlacement in video games5A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.The product placement strategy in video games.20172023-06-12T21:21:34Z2023-06-122023-06-12T21:21:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232CAIRO, Filipe Florio; CARDOSO, Leonardo Lima. A estratégia do product placement em jogos eletrônicos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporCAIRO, Filipe Florio.CARDOSO, Leonardo Lima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30232/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALA ESTRATÉGIA DO PRODUCT PLACEMENT EM JOGOS ELETRÔNICOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfA ESTRATÉGIA DO PRODUCT PLACEMENT EM JOGOS ELETRÔNICOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfapplication/pdf414135http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30232/1/A+ESTRAT%C3%89GIA+DO+PRODUCT+PLACEMENT+EM+JOGOS+ELETR%C3%94NICOS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf8123df605609353104af745fd622ada4MD51riufcg/302322023-11-29 11:04:05.105oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T14:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The product placement strategy in video games.
title A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
spellingShingle A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
CAIRO, Filipe Florio.
Engenharia de Produção.
Product placement
Jogos eletrônicos
Publicidade em jogos
Videogames - mercado
Placement em jogos eletrônicos
Product placement
Electronic games
Advertising in games
Video games - market
Placement in video games
title_short A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
title_full A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
title_fullStr A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
title_full_unstemmed A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
title_sort A estratégia do product placement em jogos eletrônicos.
author CAIRO, Filipe Florio.
author_facet CAIRO, Filipe Florio.
CARDOSO, Leonardo Lima.
author_role author
author2 CARDOSO, Leonardo Lima.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAIRO, Filipe Florio.
CARDOSO, Leonardo Lima.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Product placement
Jogos eletrônicos
Publicidade em jogos
Videogames - mercado
Placement em jogos eletrônicos
Product placement
Electronic games
Advertising in games
Video games - market
Placement in video games
dc.subject.por.fl_str_mv Product placement
Jogos eletrônicos
Publicidade em jogos
Videogames - mercado
Placement em jogos eletrônicos
Product placement
Electronic games
Advertising in games
Video games - market
Placement in video games
description O mercado de videogames tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa forma de entretenimento, devido a esse comportamento da população, grandes empresas visualizaram uma oportunidade de divulgar seus produtos através de uma forma sutil e interativa com seus consumidores. O presente artigo busca apresentar a relação entre os jogos eletrônicos e como as empresas estão se utilizando desse mercado para promover e divulgarem os seus produtos através do product placement.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-12T21:21:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-12
2023-06-12T21:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAIRO, Filipe Florio; CARDOSO, Leonardo Lima. A estratégia do product placement em jogos eletrônicos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232
identifier_str_mv CAIRO, Filipe Florio; CARDOSO, Leonardo Lima. A estratégia do product placement em jogos eletrônicos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30232/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30232/1/A+ESTRAT%C3%89GIA+DO+PRODUCT+PLACEMENT+EM+JOGOS+ELETR%C3%94NICOS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8123df605609353104af745fd622ada4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308927698993152