Processo de elaboração de estratégias em uma empresa do subsetor de edificações de Campina Grande.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5879 |
Resumo: | O ambiente atual, caracterizado pelo aumento da competitividade, exige a adoção de modelos de gestão que sejam capazes de anteciparem-se às mudanças do mercado, de melhorar produtos e processos e de satisfazer os clientes, para aproveitar as oportunidades que surgem nesse contexto desafiador. Desta maneira, a capacidade das organizações em desenvolverem estratégias torna-se de fundamental importância para o alcance de vantagem competitiva. O presente estudo teve como objetivo geral conhecer o processo de elaboração de estratégia em uma empresa do subsetor de edificações da indústria da construção civil em Campina Grande-PB. Identificando os modos estratégicos de acordo com as teorias propostas por Mintzberg (1973) e por Idenburg (1993), que identificam as características do executivo principal da empresa e; analisando de acordo com as Tipologias Estratégicas de Miles e Snow (1978), Porter (1986) e, Mintzberg (1988), que diretriz estratégica a empresa possui. Quanto à metodologia utilizada, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, conduzido sob a forma de um estudo de caso. Para o levantamento dos dados foram utilizadas: Entrevistas semiestruturadas, com os gestores da empresa, utilizando perguntas abertas; Pesquisa documental; Observação não-participante e; Entrevistas não estruturadas, com clientes da empresa. Os dados foram tratados de forma descritiva, visando analisar as características do processo de elaboração de estratégias da empresa. Os resultados mostraram que, em relação aos modos de elaboração de estratégias, de acordo com a proposta de Mintzberg, a empresa adota o Modo Empreendedor e, em relação à proposta de Idenburg, a empresa utiliza-se do Planejamento Racional. No que diz respeito às tipologias de estratégias, segundo Miles e Snow, a empresa em estudo é Analisadora, segundo Porter, a empresa adota o Enfoque em Diferenciação e, para Mintzberg, a empresa utiliza-se da Diferenciação por suporte, da Diferenciação por Qualidade e da Diferenciação por Imagem. Quanto às fontes de vantagem competitivas utilizadas pela empresa, são baseadas em fatores internos da empresa, especificamente, a Qualidade e a Capacidade de Satisfazer os Clientes. |
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Processo de elaboração de estratégias em uma empresa do subsetor de edificações de Campina Grande.Strategy development process in a Campina Grande building subsector company.EstratégiasSubsetor de edificaçõesVantagem competitivaStrategiesSubsector of constructionsCompetitive advantageAdministraçãoO ambiente atual, caracterizado pelo aumento da competitividade, exige a adoção de modelos de gestão que sejam capazes de anteciparem-se às mudanças do mercado, de melhorar produtos e processos e de satisfazer os clientes, para aproveitar as oportunidades que surgem nesse contexto desafiador. Desta maneira, a capacidade das organizações em desenvolverem estratégias torna-se de fundamental importância para o alcance de vantagem competitiva. O presente estudo teve como objetivo geral conhecer o processo de elaboração de estratégia em uma empresa do subsetor de edificações da indústria da construção civil em Campina Grande-PB. Identificando os modos estratégicos de acordo com as teorias propostas por Mintzberg (1973) e por Idenburg (1993), que identificam as características do executivo principal da empresa e; analisando de acordo com as Tipologias Estratégicas de Miles e Snow (1978), Porter (1986) e, Mintzberg (1988), que diretriz estratégica a empresa possui. Quanto à metodologia utilizada, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, conduzido sob a forma de um estudo de caso. Para o levantamento dos dados foram utilizadas: Entrevistas semiestruturadas, com os gestores da empresa, utilizando perguntas abertas; Pesquisa documental; Observação não-participante e; Entrevistas não estruturadas, com clientes da empresa. Os dados foram tratados de forma descritiva, visando analisar as características do processo de elaboração de estratégias da empresa. Os resultados mostraram que, em relação aos modos de elaboração de estratégias, de acordo com a proposta de Mintzberg, a empresa adota o Modo Empreendedor e, em relação à proposta de Idenburg, a empresa utiliza-se do Planejamento Racional. No que diz respeito às tipologias de estratégias, segundo Miles e Snow, a empresa em estudo é Analisadora, segundo Porter, a empresa adota o Enfoque em Diferenciação e, para Mintzberg, a empresa utiliza-se da Diferenciação por suporte, da Diferenciação por Qualidade e da Diferenciação por Imagem. Quanto às fontes de vantagem competitivas utilizadas pela empresa, são baseadas em fatores internos da empresa, especificamente, a Qualidade e a Capacidade de Satisfazer os Clientes.The current environment, characterized by the increasing of competitiveness, demands the adoption of management models that are capable of anticipating markets changes, improving products and processes as well as satisfying customers, in order to take advantage of the opportunities that emerges in this challenging framework. Hence, the capacity of the organizations in developing strategies becomes of fundamental importance to reach competitive advantages. The present study had as main objective to recognize the process of a strategy elaboration in a company of the constructions sub sector of the Civil Construction Industry of Campina Grande. Identifying the strategic ways in accordance with the proposal theories of Mintzberg (1973) and Idenburg (1993), in which the characteristics of the main executive of the company is identified and; analyzing in accordance with Miles and Snow (1978), Porter (1986) e, Mintzberg (1988) Strategic Typologies, which strategic line of direction the company possesss. Regarding to the methodology used, a descriptive and qualitative study was carried out, conducted as a study case. For obtaining the data it was used the following methods: Half-structuralized interviews, with the managers of the company, using open questions; Documental research; non-participant observation and; interviews not structuralized, with customers of the company. The data was dealt with a descriptive way, focusing on the analysis of the characteristics of the strategies elaboration process of the company. The results showed that, in relation to the ways of strategies elaboration, according to the proposal of Mintzberg, the company adopts the Entrepreneur Way and, in relation to the proposal of Idenburg, the company uses the Rational Planning. As concerning to the typologies of strategies, according to Miles and Snow, the company in study is Analytical, according to Porter, the company adopts the Differentiation Approach and, for Mintzberg, the company uses the Support Differentiation, Quality Differentiation and the Image Differentiation. Relating to the sources of competitive advantage used by the company, it is based on internal factors of the company, especifically the Quality and the capacity to satisfy the customers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666MARTINS, Eliane Ferreira.MARTINS, E. 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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T13:19:58Zoai:localhost:riufcg/5879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T13:19:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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