Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930 |
Resumo: | A partir da constatação de que a abordagem do poema no ciclo de alfabetização enfrenta problemas dos mais diversos, realizamos uma pesquisa voltada para a formação de professores, tendo como foco a vivência com a poesia infantil com os referidos profissionais. Elegemos como objetivo geral: analisar as possíveis reverberações das práticas de leituras de poemas em salas de alfabetização a partir de uma experiência de formação continuada com os professores alfabetizadores do Município de Boa Vista – PB. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1. Contextualizar os encontros de formações continuadas oferecidos aos professores do ciclo de alfabetização e discutir a abordagem predominante nas práticas desses profissionais, quanto ao ensino de poesia infantil. 2. Refletir, mais detidamente, sobre a obra Ou isto ou aquilo, observando os recursos expressivos, estéticos, bem como os temas mais recorrentes nos poemas; 3. Analisar o processo de transposição da vivência dos poemas infantis do espaço da formação continuada para a sala de aula do ciclo de alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e levantamento bibliográfico. O percurso metodológico privilegiou a leitura oral dos poemas pelos professores e, consequentemente, das crianças. Trabalhou-se, no decorrer do experimento, com poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles (2012), bem como com poemas de diferentes autores(as). A fundamentação teórica esteve alicerçada nos estudos de Jauss (1979) da teoria da recepção; Tardif (2014) sobre os saberes docentes; Imbernón (2004) quanto à formação docente; Aguiar e Bordini (1988), sobre o método recepcional de ensino; Bordini (1986) trata da poesia infantil. Também nos guiou o pensamento de Freire (1996) e as reflexões teóricometodológicas de Pinheiro (2000 e 2018), dentre outros. Os resultados demonstram que um percurso formativo bem planejado, envolvendo os profissionais em seu contexto tem reflexos claros no cotidiano da sala de aula. Os dados da pesquisa revelaram que os professores fizeram, a seu modo, diferentes transposições didáticas do que estudaram e experimentaram na formação para a sala de aula. |
id |
UFCG_6d870c9ee9faefeec9cbaaf7e0fcc457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17930 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aulaChildren's poetry and continuing education: reverberations in the classroom.Poesia infantilChildren's poetryFormação continuadaEducación continuaContinuing educationAlfabetizaçãoLiteracyLiteraturaOu isto ou aquiloO esto o aquelloOr this or thatEducaçãoA partir da constatação de que a abordagem do poema no ciclo de alfabetização enfrenta problemas dos mais diversos, realizamos uma pesquisa voltada para a formação de professores, tendo como foco a vivência com a poesia infantil com os referidos profissionais. Elegemos como objetivo geral: analisar as possíveis reverberações das práticas de leituras de poemas em salas de alfabetização a partir de uma experiência de formação continuada com os professores alfabetizadores do Município de Boa Vista – PB. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1. Contextualizar os encontros de formações continuadas oferecidos aos professores do ciclo de alfabetização e discutir a abordagem predominante nas práticas desses profissionais, quanto ao ensino de poesia infantil. 2. Refletir, mais detidamente, sobre a obra Ou isto ou aquilo, observando os recursos expressivos, estéticos, bem como os temas mais recorrentes nos poemas; 3. Analisar o processo de transposição da vivência dos poemas infantis do espaço da formação continuada para a sala de aula do ciclo de alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e levantamento bibliográfico. O percurso metodológico privilegiou a leitura oral dos poemas pelos professores e, consequentemente, das crianças. Trabalhou-se, no decorrer do experimento, com poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles (2012), bem como com poemas de diferentes autores(as). A fundamentação teórica esteve alicerçada nos estudos de Jauss (1979) da teoria da recepção; Tardif (2014) sobre os saberes docentes; Imbernón (2004) quanto à formação docente; Aguiar e Bordini (1988), sobre o método recepcional de ensino; Bordini (1986) trata da poesia infantil. Também nos guiou o pensamento de Freire (1996) e as reflexões teóricometodológicas de Pinheiro (2000 e 2018), dentre outros. Os resultados demonstram que um percurso formativo bem planejado, envolvendo os profissionais em seu contexto tem reflexos claros no cotidiano da sala de aula. Os dados da pesquisa revelaram que os professores fizeram, a seu modo, diferentes transposições didáticas do que estudaram e experimentaram na formação para a sala de aula.Based on the observation that the approach of the poem in the literacy cycle faces the most diverse problems, we performed a research aimed to teacher‟s education, focusing on the children's poetry experience with these professionals. We elected as a general objective: to analyze the possible reverberations of the poetry reading practices in literacy classes from an experience of continuing education with literacy teachers in the city of Boa Vista - PB. The specific objectives were as follows: 1. To contextualize the continuing education meetings offered to teachers in the literacy cycle and to discuss the predominant approach in the practices of these professionals regarding the teaching of children's poetry. 2. To reflect, more closely, upon the piece Ou Isto ou aquilo, observing the expressive and the aesthetic resources, as well as the most recurring themes in the poems; 3. To analyze the process of transposing the experience of children's poems from the space of continuing education to the classroom of the literacy cycle. The research is of a qualitative, exploratory, and bibliographic nature. The methodological path privileged the oral reading of the poems by the teachers and, consequently, by the children. During the experiment, we worked with poems from the book Ou isto ou aquilo, by Cecília Meireles (2012), as well as with poems by different authors. The theoretical foundation was based upon Jauss (1979) studies of reception theory; Tardif (2014) about teaching knowledges; Imbernón (2004) regarding teacher education; Aguiar and Bordini (1988) about reception teaching method; Bordini (1986) children‟s poetry. It also guided us the thoughts of Freire (1996) and the theoretical-methodological reflections from Pinheiro (2000 and 2018), among others. The results reveal that a well-planned educational path, involving professionals in their context, has clear reflexes in the daily classrooms. The research data revealed that the teachers did, in their own way, different didactic transpositions than the ones they studied and experienced in the classroom education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166SILVA, Márcia Tavares.FARIA, Evangelina Maria Brito de.NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.FÉLIX, Albaneide Maria da Silva.2021-02-262021-04-05T19:00:05Z2021-04-052021-04-05T19:00:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930FÉLIX, A. M. da S. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 2021. 148 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T18:15:46Zoai:localhost:riufcg/17930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T18:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula Children's poetry and continuing education: reverberations in the classroom. |
title |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
spellingShingle |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula FÉLIX, Albaneide Maria da Silva. Poesia infantil Children's poetry Formação continuada Educación continua Continuing education Alfabetização Literacy Literatura Ou isto ou aquilo O esto o aquello Or this or that Educação |
title_short |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
title_full |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
title_fullStr |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
title_sort |
Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula |
author |
FÉLIX, Albaneide Maria da Silva. |
author_facet |
FÉLIX, Albaneide Maria da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, José Hélder Pinheiro. ALVES, J. H. P. http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 SILVA, Márcia Tavares. FARIA, Evangelina Maria Brito de. NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FÉLIX, Albaneide Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia infantil Children's poetry Formação continuada Educación continua Continuing education Alfabetização Literacy Literatura Ou isto ou aquilo O esto o aquello Or this or that Educação |
topic |
Poesia infantil Children's poetry Formação continuada Educación continua Continuing education Alfabetização Literacy Literatura Ou isto ou aquilo O esto o aquello Or this or that Educação |
description |
A partir da constatação de que a abordagem do poema no ciclo de alfabetização enfrenta problemas dos mais diversos, realizamos uma pesquisa voltada para a formação de professores, tendo como foco a vivência com a poesia infantil com os referidos profissionais. Elegemos como objetivo geral: analisar as possíveis reverberações das práticas de leituras de poemas em salas de alfabetização a partir de uma experiência de formação continuada com os professores alfabetizadores do Município de Boa Vista – PB. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1. Contextualizar os encontros de formações continuadas oferecidos aos professores do ciclo de alfabetização e discutir a abordagem predominante nas práticas desses profissionais, quanto ao ensino de poesia infantil. 2. Refletir, mais detidamente, sobre a obra Ou isto ou aquilo, observando os recursos expressivos, estéticos, bem como os temas mais recorrentes nos poemas; 3. Analisar o processo de transposição da vivência dos poemas infantis do espaço da formação continuada para a sala de aula do ciclo de alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e levantamento bibliográfico. O percurso metodológico privilegiou a leitura oral dos poemas pelos professores e, consequentemente, das crianças. Trabalhou-se, no decorrer do experimento, com poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles (2012), bem como com poemas de diferentes autores(as). A fundamentação teórica esteve alicerçada nos estudos de Jauss (1979) da teoria da recepção; Tardif (2014) sobre os saberes docentes; Imbernón (2004) quanto à formação docente; Aguiar e Bordini (1988), sobre o método recepcional de ensino; Bordini (1986) trata da poesia infantil. Também nos guiou o pensamento de Freire (1996) e as reflexões teóricometodológicas de Pinheiro (2000 e 2018), dentre outros. Os resultados demonstram que um percurso formativo bem planejado, envolvendo os profissionais em seu contexto tem reflexos claros no cotidiano da sala de aula. Os dados da pesquisa revelaram que os professores fizeram, a seu modo, diferentes transposições didáticas do que estudaram e experimentaram na formação para a sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26 2021-04-05T19:00:05Z 2021-04-05 2021-04-05T19:00:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930 FÉLIX, A. M. da S. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 2021. 148 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930 |
identifier_str_mv |
FÉLIX, A. M. da S. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 2021. 148 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484395646976 |