A experiência do conselho escolar em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Robson Michall Guedes de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10871
Resumo: A educação brasileira, assim como outros aspectos da vida sócio-política, tem evidenciado questões complexas que têm originado estudos nas mais variadas áreas. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão democrática no contexto escolar, a partir da experiência da reformulação e fortalecimento do Conselho Escolar da Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, localizada no Município de Jaçanã/RN. O interesse por esse tema partiu da necessidade de reorganizar a escola lançando um olhar aos seus setores administrativo- pedagógicos, no sentido de procurar alternativas a seus problemas administrativos, sociais, pedagógicos, políticos e humanos. Neste estudo o olhar visa especialmente melhorar a qualidade do ensino público nesta unidade escolar, com a atuação do Conselho Escolar, que é um órgão institucionalizado de participação da comunidade. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, por considerar que somente a partir de uma visualização aprofundada do objeto de estudo pode favorecer uma abordagem mais aproximada das questões levantadas. Nesta metodologia foram trabalhados, entre outros procedimentos: a pesquisa documental; o relato de uma avaliação a partir das discussões dos gestores e participantes do estudo; permeada pela preocupação constante com a construção de uma escola mais democrática e adequada aos atores envolvidos no processo educativo. As informações coletadas no estudo apontam que uma gestão democrática é possível quando se organizam e realizam ações como: sensibilizações, campanhas, minicursos, processo eleitoral dos representantes do Conselho Escolar, criação de canais de divulgação de decisões do Conselho Escolar, criação e acompanhamento de um cronograma de reuniões, a fim de que sejam fomentadas discussões e intervenções nas práticas pedagógicas e administrativas escolares, visando melhorias educativas na instituição.
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spelling A experiência do conselho escolar em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte.The school council experience in a public school in the interior of Rio Grande do Norte.La experiencia del consejo escolar en una escuela pública del interior de Rio Grande do Norte.EducaçãoGestão democráticaProjeto de intervençãoEducationDemocratic managementIntervention projectEducaciónGestión democráticaDiseño de intervenciónCiências BiológicasA educação brasileira, assim como outros aspectos da vida sócio-política, tem evidenciado questões complexas que têm originado estudos nas mais variadas áreas. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão democrática no contexto escolar, a partir da experiência da reformulação e fortalecimento do Conselho Escolar da Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, localizada no Município de Jaçanã/RN. O interesse por esse tema partiu da necessidade de reorganizar a escola lançando um olhar aos seus setores administrativo- pedagógicos, no sentido de procurar alternativas a seus problemas administrativos, sociais, pedagógicos, políticos e humanos. Neste estudo o olhar visa especialmente melhorar a qualidade do ensino público nesta unidade escolar, com a atuação do Conselho Escolar, que é um órgão institucionalizado de participação da comunidade. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, por considerar que somente a partir de uma visualização aprofundada do objeto de estudo pode favorecer uma abordagem mais aproximada das questões levantadas. Nesta metodologia foram trabalhados, entre outros procedimentos: a pesquisa documental; o relato de uma avaliação a partir das discussões dos gestores e participantes do estudo; permeada pela preocupação constante com a construção de uma escola mais democrática e adequada aos atores envolvidos no processo educativo. As informações coletadas no estudo apontam que uma gestão democrática é possível quando se organizam e realizam ações como: sensibilizações, campanhas, minicursos, processo eleitoral dos representantes do Conselho Escolar, criação de canais de divulgação de decisões do Conselho Escolar, criação e acompanhamento de um cronograma de reuniões, a fim de que sejam fomentadas discussões e intervenções nas práticas pedagógicas e administrativas escolares, visando melhorias educativas na instituição.The Brazilian education, as well as other aspects of socio-political life, has shown that complex issues have originated studies in various areas. This paper aims to analyze the democratic management in schools, from the experience of reshaping and strengthening of the State School Council School Terezinha Carolino de Souza, located in the Municipality of Jaçanã / RN. The interest in this topic stemmed from the need to reorganize the school glancing to his administrative and educational sectors, in seeking alternatives to their problems administrative, social, educational, political and human rights. This study aims to look specifically improve the quality of public education in this school unit, with the performance of the School Board, which is an agency of institutionalized community participation. The methodology was a case study, considering that only from a thorough view of the object of study can foster a closer approach of the issues raised. In this methodology were worked, among other procedures: documentary research, the report of an evaluation from the discussions of managers and study participants; permeated by constant worry for the construction of a school more democratic and fair to the actors involved in the educational process. The information collected in this study indicate that democratic management is possible when they organize and perform actions such as sensitization campaigns, short courses, election of the representatives of the School Board, creating channels for dissemination of decisions of the School Board, and establishment of a monitoring meeting schedule in order to be promoted discussions and interventions in teaching practices and school administrative, seeking improvements in the educational institution.La educación brasileña, así como otros aspectos de la vida sociopolítica, ha destacado cuestiones complejas que han dado lugar a estudios en las más variadas áreas. Este trabajo tiene como objetivo analizar la gestión democrática en el contexto escolar, a partir de la experiencia de la reformulación y fortalecimiento del Consejo Escolar de la Escuela Estadual Profesora Terezinha Carolino de Souza, ubicada en el Municipio de Jaçanã/RN. El interés por este tema partió de la necesidad de reorganizar la escuela, echando un vistazo a sus sectores administrativo-pedagógicos, en el sentido de buscar alternativas a sus problemas administrativos, sociales, pedagógicos, políticos y humanos. En este estudio, la mirada está especialmente dirigida a mejorar la calidad de la educación pública en esta unidad escolar, con la acción del Consejo Escolar, que es un órgano institucionalizado de participación comunitaria. La metodología aplicada fue un estudio de caso, considerando que sólo a partir de una visualización en profundidad del objeto de estudio se puede favorecer un acercamiento más cercano a las cuestiones planteadas. En esta metodología se trabajaron, entre otros procedimientos: la investigación documental; el informe de una evaluación basada en las discusiones de los administradores y participantes del estudio; permeada por la constante preocupación por la construcción de una escuela más democrática y adecuada para los actores involucrados en el proceso educativo. La información recabada en el estudio indica que la gestión democrática es posible cuando acciones como: sensibilización, campañas, minicursos, proceso electoral de representantes del Consejo Escolar, creación de canales de difusión de decisiones del Consejo Escolar, creación y seguimiento de un cronograma de encuentros, con el fin de incentivar discusiones e intervenciones en las prácticas escolares pedagógicas y administrativas, visando mejoras educativas en la institución.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGIESTA, Letícia Caporlingua.GIESTA, L. 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(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:42:04Zoai:localhost:riufcg/10871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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