Ações educativas para prevenção da violência obstétrica: uma pesquisa-ação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Beatriz Pereira.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19245
Resumo: O presente estudo objetivou a realização de ações educativas para prevenção da violência obstétrica e incentivo ao protagonismo da mulher no contexto do trabalho de parto. Trata-se de um estudo de campo, exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, mediatizado pela pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com gestantes da Unidade Básica de Saúde estudada a fim de identificar as lacunas nos saberes das mesmas, e posteriormente, para análise das falas, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. Com este estudo, foi possível observar que as gestantes desconhecem o termo “Violência Obstétrica” em si, porém boa parte delas consegue identificar a quais violências a mulher está susceptível no momento do trabalho de parto, inclusive algumas já foram vítimas de descaso e violências durante trabalhos de partos anteriores. Diante disso, foi desenvolvido o planejamento e implementação de três atividades educativas como possibilidade de resolução para os problemas evidenciados no diagnóstico situacional. Foram utilizadas metodologias ativas que proporcionaram a interação entre as participantes e pesquisadora, a fim de facilitar a construção do conhecimento que deu origem à quarta fase do estudo, referente a avaliação das ações. Por fim, foi possível observar que as ações educativas possibilitaram a promoção da saúde obstétrica com repercussões desse processo no individual-coletivo ao passo que contribuíram para o maior conhecimento acerca da violência obstétrica e dos direitos que as gestantes possuem no momento do trabalho de parto, além de permitir que as gestantes assumam papel ativo dentro do momento em que elas se encontram e se tornem multiplicadoras do saber em seu coletivo.
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spelling Ações educativas para prevenção da violência obstétrica: uma pesquisa-ação.Educational actions for the prevention of obstetric violence: an action research.Violência obstétricaEducação em saúdeSaúde da mulherViolência contra a mulherEnfermagem obstétricaobstetric violenceHealth educationwomen's healthviolence against womenobstetric nursingEnfermagem.O presente estudo objetivou a realização de ações educativas para prevenção da violência obstétrica e incentivo ao protagonismo da mulher no contexto do trabalho de parto. Trata-se de um estudo de campo, exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, mediatizado pela pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com gestantes da Unidade Básica de Saúde estudada a fim de identificar as lacunas nos saberes das mesmas, e posteriormente, para análise das falas, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. Com este estudo, foi possível observar que as gestantes desconhecem o termo “Violência Obstétrica” em si, porém boa parte delas consegue identificar a quais violências a mulher está susceptível no momento do trabalho de parto, inclusive algumas já foram vítimas de descaso e violências durante trabalhos de partos anteriores. Diante disso, foi desenvolvido o planejamento e implementação de três atividades educativas como possibilidade de resolução para os problemas evidenciados no diagnóstico situacional. Foram utilizadas metodologias ativas que proporcionaram a interação entre as participantes e pesquisadora, a fim de facilitar a construção do conhecimento que deu origem à quarta fase do estudo, referente a avaliação das ações. Por fim, foi possível observar que as ações educativas possibilitaram a promoção da saúde obstétrica com repercussões desse processo no individual-coletivo ao passo que contribuíram para o maior conhecimento acerca da violência obstétrica e dos direitos que as gestantes possuem no momento do trabalho de parto, além de permitir que as gestantes assumam papel ativo dentro do momento em que elas se encontram e se tornem multiplicadoras do saber em seu coletivo.This study aimed to carry out educational actions to prevent obstetric violence and encourage the role of women in the context of labor. It is an exploratory-descriptive field study with a qualitative approach, mediated by action research. Initially, a semi-structured interview was conducted with pregnant women from the Basic Health Unit studied in order to identify the gaps in their knowledge, and later, for the analysis of the statements, the Collective Subject Discourse has been used. This study made it possible to observe that pregnant women are unaware of the term “Obstetric Violence” itself, but a large part of them can identify which violence the woman is susceptible to during the labor, including some who have been victims of neglect and violence during previous birth labor. Before it, the planning and implementation of three educational activities was developed as a possibility of solving the problems evidenced in the situational diagnosis. Active methodologies were used to provide the interaction between the participants and the researcher, in order to facilitate the construction of the knowledge that has originated the fourth phase of the study which was related to the evaluation of actions. Finally, it was possible to observe that the educational actions have made the promotion of obstetric health possible with reflexions of this process on the individual-collective while contributing to improve knowledge about obstetric violence and the rights that pregnant women have during labor. In addition it allows pregnant women to take an active role within the moment they meet and become multipliers of knowledge in their collective.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.NASCIMENTO, A. R. S.http://lattes.cnpq.br/0848329182172810CASTRO, Anúbis Pereira de.RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.ALVES, Beatriz Pereira.2020-11-162021-06-04T19:28:04Z2021-06-042021-06-04T19:28:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19245ALVES, Beatriz Pereira. Ações educativas para prevenção da violência obstétrica: uma pesquisa-ação. 2020. 84f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-23T23:35:47Zoai:localhost:riufcg/19245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-23T23:35:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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