Leitura e escrita: uma construção de sentidos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
Resumo: Este trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos.
id UFCG_70b6fe354b8c92d9ed89a76be0459972
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13058
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita: uma construção de sentidos.Reading and writing: a construction of meanings.Escrita e leituraAlfabetizaçãoProcesso de leitura - desenvolvimentoCultura letradaWriting and readingLiteracyReading process - developmentLiterate cultureEste trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.2009-02-272020-06-30T09:36:11Z2020-06-302020-06-30T09:36:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:29:50Zoai:localhost:riufcg/13058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:29:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
Reading and writing: a construction of meanings.
title Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
spellingShingle Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
Escrita e leitura
Alfabetização
Processo de leitura - desenvolvimento
Cultura letrada
Writing and reading
Literacy
Reading process - development
Literate culture
title_short Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
title_full Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
title_fullStr Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
title_full_unstemmed Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
title_sort Leitura e escrita: uma construção de sentidos.
author MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
author_facet MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Risomar Alves dos.
SANTOS, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita e leitura
Alfabetização
Processo de leitura - desenvolvimento
Cultura letrada
Writing and reading
Literacy
Reading process - development
Literate culture
topic Escrita e leitura
Alfabetização
Processo de leitura - desenvolvimento
Cultura letrada
Writing and reading
Literacy
Reading process - development
Literate culture
description Este trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-27
2020-06-30T09:36:11Z
2020-06-30
2020-06-30T09:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
identifier_str_mv MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445276422144