Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 |
Resumo: | A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente. Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA), Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade. |
id |
UFCG_7165374c0f585296d411c720d29b5589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13043 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio.Sociology teaching and pedagogical strategies for deaf students in high school.Ensino de sociologia - ensino médioEstratégias pedagógicasAlunos surdosEducação especialEducação inclusivaLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASLIBRAS - Língua Brasileira de SinaisSurdez e educaçãoEducação.A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente. Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA), Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade.Sociology is a subject, which includes reflexive questions about social identity – a fact that makes it an important knowledge for the human being growth, especially High School students, who are concluding the basic education and are under pressure to define their future choices. For the deaf students the content in Libras (Brazilian Sign Language) is still scarce, and this fact leads to discussions about deaf students’ inclusion in Sociology classes, questioning the inexistence of pedagogical strategies in Libras for this subject. Therefore, this paper aims to identify relevant academic publications and measure their utility as adapted material in Libras to Sociological studies. For that, an exploratory study with bibliographic approach was made using the action research to collect data developed by a Libras interpreter and teacher in the Public System of Paraíba. The theory basis relies on researches who approach inclusion and its legal marks, High School changes, social and political responsibilities and deafness, such as Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) and others who present facilitating practices for the teacher. This study focused on the games anchored on Assistive Technology (AT), Active Methodology (AM), Information and Communication Technologies (ICT), and visual resources to adapt the material for the deaf people’s accessibility. This research is considered important because it helps the Sociology teachers to improve their scholar practices through visual tools, which minimize the deaf students’ exclusion, contributing for the students’ own reality changes and their community’s realityUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGFARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.FARIAS, M. N. P.http://lattes.cnpq.br/6727443660180408MONTEIRO, José Marciano.NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila.MELO, Rosângela Ferreira de.2020-05-282020-06-29T14:10:38Z2020-06-292020-06-29T14:10:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:21:39Zoai:localhost:riufcg/13043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. Sociology teaching and pedagogical strategies for deaf students in high school. |
title |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
spellingShingle |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia - ensino médio Estratégias pedagógicas Alunos surdos Educação especial Educação inclusiva Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Surdez e educação Educação. |
title_short |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
title_full |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
title_fullStr |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
title_sort |
Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. |
author |
MELO, Rosângela Ferreira de. |
author_facet |
MELO, Rosângela Ferreira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de. FARIAS, M. N. P. http://lattes.cnpq.br/6727443660180408 MONTEIRO, José Marciano. NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Rosângela Ferreira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia - ensino médio Estratégias pedagógicas Alunos surdos Educação especial Educação inclusiva Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Surdez e educação Educação. |
topic |
Ensino de sociologia - ensino médio Estratégias pedagógicas Alunos surdos Educação especial Educação inclusiva Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais Surdez e educação Educação. |
description |
A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente. Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA), Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 2020-06-29T14:10:38Z 2020-06-29 2020-06-29T14:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 |
identifier_str_mv |
MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445238673408 |