A educação em perspectiva inclusiva: implicações discursivas na construção da educação de surdos em uma escola pública estadual de Jacobina/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Daniel Neves do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1833
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como os discursos presentes no contexto educacional de perspectiva inclusiva relacionam-se com as práticas na educação de estudantes surdos/as. A investigação foi realizada a partir dos pressupostos teóricos, metodológicos e epistemológicos das pesquisas do tipo qualitativa, cuja trajetória investigativa foi percorrida tendo como inspiração os princípios da pesquisa-ação colaborativa. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade de Jacobina-Bahia que atende estudantes surdos/as no noturno. Participaram do estudo um/a representante da equipe gestora, três intérpretes de Libras/Língua portuguesa, cinco docentes e três estudantes surdos/as. Para a construção dos dados, foram utilizadas observações não-participantes, entrevistas individuais semiestruturadas, análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição e a tertúlia dialógica móvel por meio do aplicativo Whatsapp. Os dados construídos foram analisados tendo como inspiração as teorias dos estudos da educação inclusiva, da educação de surdos/as e da Análise do Discurso (AD) propostas por Brandão (2014), Orlandi (2000) e Foucault (2014), cujo enfoque esteve direcionado para os interdiscursos, formações discursivas e para os efeitos de sentidos presentes nas enunciações e na relação entre os ditos e os implícitos da linguagem. Essa pesquisa possibilitou constatar a presença de diversos discursos que evidenciam disputas de saberes e que se registram em práticas que tendem a invisibilizar e silenciar as diferenças surdas, marcadas pelas tensões emergentes do encontro da Libras com a língua portuguesa no espaço escolar. A avaliação, na realidade investigada, se constitui na dimensão da prática pedagógica mais resistente à adaptação para o contexto da inclusão, pois ainda apresenta um perfil que desconsidera as diferenças da pessoa surda. É marcada também nos discursos, de forma abstrata, a necessidade de se avaliar e de se ensinar a partir de metodologias visuais, muito embora nas práticas ainda sejam evidenciadas resistências quanto à sua concretização. Os discursos são centrados na ausência de audição da pessoa surda e se deslocam para outras faltas no interior da escola. Por fim, durante toda a trajetória investigativa, a retomada discursiva ao/à profissional intérprete de Libras foi fundante em várias enunciações, sendo este/a o/a profissional constituído/a nos discursos como o/a principal responsável pela promoção da acessibilidade à pessoa surda na escola comum. As constatações desta pesquisa se encaminharam para a construção de propostas de intervenções formativas cujos desdobramentos foram direcionados para a formação de um grupo de estudos e para a oferta de um curso de extensão em educação de surdos/as.
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Participaram do estudo um/a representante da equipe gestora, três intérpretes de Libras/Língua portuguesa, cinco docentes e três estudantes surdos/as. Para a construção dos dados, foram utilizadas observações não-participantes, entrevistas individuais semiestruturadas, análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição e a tertúlia dialógica móvel por meio do aplicativo Whatsapp. Os dados construídos foram analisados tendo como inspiração as teorias dos estudos da educação inclusiva, da educação de surdos/as e da Análise do Discurso (AD) propostas por Brandão (2014), Orlandi (2000) e Foucault (2014), cujo enfoque esteve direcionado para os interdiscursos, formações discursivas e para os efeitos de sentidos presentes nas enunciações e na relação entre os ditos e os implícitos da linguagem. Essa pesquisa possibilitou constatar a presença de diversos discursos que evidenciam disputas de saberes e que se registram em práticas que tendem a invisibilizar e silenciar as diferenças surdas, marcadas pelas tensões emergentes do encontro da Libras com a língua portuguesa no espaço escolar. A avaliação, na realidade investigada, se constitui na dimensão da prática pedagógica mais resistente à adaptação para o contexto da inclusão, pois ainda apresenta um perfil que desconsidera as diferenças da pessoa surda. É marcada também nos discursos, de forma abstrata, a necessidade de se avaliar e de se ensinar a partir de metodologias visuais, muito embora nas práticas ainda sejam evidenciadas resistências quanto à sua concretização. Os discursos são centrados na ausência de audição da pessoa surda e se deslocam para outras faltas no interior da escola. Por fim, durante toda a trajetória investigativa, a retomada discursiva ao/à profissional intérprete de Libras foi fundante em várias enunciações, sendo este/a o/a profissional constituído/a nos discursos como o/a principal responsável pela promoção da acessibilidade à pessoa surda na escola comum. As constatações desta pesquisa se encaminharam para a construção de propostas de intervenções formativas cujos desdobramentos foram direcionados para a formação de um grupo de estudos e para a oferta de um curso de extensão em educação de surdos/as.This research sought to understand how the discourses present in the educational context of inclusive relate to the practices in the education of deaf students. The research was carried out based on the theoretical, methodological and epistemological assumptions of qualitative research, whose research trajectory was traced taking as inspiration the principles of collaborative action research. This work was developed in a state public school in the city of Jacobina-Bahia that attends deaf students at night. Participated in the study a representative of the management team, three interpreters from Libras / Portuguese Language, five teachers and three deaf students. For the construction of the data, were used non-participant observations, semi-structured individual interviews, documentary analysis of the Educational Political Project of the institution and the mobile dialogues through the Whatsapp app. The data were analyzed using the theories of the studies of inclusive education, deaf education and Discourse Analysis (AD) proposed by Brandão (2014), Orlandi (2000) and Foucault (2014), whose focus was directed to interdiscourses, discursive formations and for the effects of meanings present in the enunciations and in the relation between the sayings and the implicit ones of the language. This research made it possible to verify the presence of several discourses that show disputes of knowledge and that are registered in practices that tend to make invisible and silence the deaf differences, marked by the tensions that emerged from the meeting of the Libras with the Portuguese language in the school space. The evaluation, in the context investigated, constitutes the dimension of pedagogical practice that is more resistant to adaptation to the context of inclusion, since it still presents a profile that ignores the differences of the deaf person. It is also marked in speeches, abstractly, the need to evaluate and teach from visual methodologies, although in the practices are still evidence resistances as to its implementation. Discourses are centered on the absence of hearing from the deaf person and moving to other faults inside the school. Finally, during the entire investigative trajectory, the discursive return to the professional interpreter of Libras was the basis of several enunciations, being this the professional constituted in the speeches as main responsible in the promotion of the accessibility to the deaf person in the common school. The findings of this research went to the construction of proposals for formative interventions whose consequences were directed to the formation of a study group and to the offer of an extension course in the education of the deaf.Salvadori, Juliana CristinaSilva, Ana Lúcia Gomes daBastos, Edinalma RosaBegron, Desirée De VitSantos Neto, Daniel Neves do 2021-08-12T20:21:49Z2021-08-12T20:21:49Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfNETO, Daniel Neves do Santos. A Educação em Perspectiva Inclusiva: implicações discursivas na construção da educação de surdos em uma escola pública estadual de Jacobina/BA. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2018. 296f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:30Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1833Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:30Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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