Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
Resumo: | A aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem se transformado em um diferencial competitivo importantíssimo para as organizações que buscam se destacar em sua área de atuação. Uma das dificuldades enfrentadas nesse processo de aprendizagem é a relação com as diferentes gerações atuantes no mercado. Os estudos envolvendo a aprendizagem organizacional juntamente com a questão das gerações ainda é bastante escasso, logo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a aprendizagem organizacional na percepção das diferentes gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico, identificando características de gerações encontradas, processos de aprendizagem na perspectiva das gerações e preferência de aprendizagem das mesmas. Através de uma abordagem quantitativa, e caráter descritivo foi realizado um estudo de caso em uma empreiteira do setor elétrico da cidade de Campina Grande – PB. Para a pesquisa utilizou-se de um questionário adaptado de Mcdowell (2010, apud Collistochi et al 2012), em sua estrutura dividida em perfil dos respondentes e afirmações sobre aprendizagem organizacional, grupal e individual, de acordo com suas dimensões de compromisso com a aprendizagem, visão compartilhada e mentalidade aberta e preferências de aprendizagem dessas gerações. Os dados foram analisados com o auxilio da estatística básica e de excel para calcular a porcentagem de concordância para cada afirmativas. Identificou-se que na organização existem três gerações, a baby boormers a X e a Y e que elas não tem percepção muitos distintas entre si em relação ao processo de aprendizagem em seus níveis individual, grupal e organizacional, e do mesmo modo apresentaram poucas divergências entre si em relações as preferências de aprendizagem na organização. Pode-se ainda constatar que os funcionários independentes das gerações valorizam e preferem atividades em equipe que incluem uma interação mais efetiva entre todos. |
id |
UFCG_716c74e406db940a8daf6b9ff61ed5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5320 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB.Organizational learning: an analysis from the perspective of the generations of employees of a Campina Grande / PB power contractor.GeraçãoAprendizagemPerspectivaOrganizaçõesGenerationLearningPerspectiveOrganizationsAdministraçãoA aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem se transformado em um diferencial competitivo importantíssimo para as organizações que buscam se destacar em sua área de atuação. Uma das dificuldades enfrentadas nesse processo de aprendizagem é a relação com as diferentes gerações atuantes no mercado. Os estudos envolvendo a aprendizagem organizacional juntamente com a questão das gerações ainda é bastante escasso, logo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a aprendizagem organizacional na percepção das diferentes gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico, identificando características de gerações encontradas, processos de aprendizagem na perspectiva das gerações e preferência de aprendizagem das mesmas. Através de uma abordagem quantitativa, e caráter descritivo foi realizado um estudo de caso em uma empreiteira do setor elétrico da cidade de Campina Grande – PB. Para a pesquisa utilizou-se de um questionário adaptado de Mcdowell (2010, apud Collistochi et al 2012), em sua estrutura dividida em perfil dos respondentes e afirmações sobre aprendizagem organizacional, grupal e individual, de acordo com suas dimensões de compromisso com a aprendizagem, visão compartilhada e mentalidade aberta e preferências de aprendizagem dessas gerações. Os dados foram analisados com o auxilio da estatística básica e de excel para calcular a porcentagem de concordância para cada afirmativas. Identificou-se que na organização existem três gerações, a baby boormers a X e a Y e que elas não tem percepção muitos distintas entre si em relação ao processo de aprendizagem em seus níveis individual, grupal e organizacional, e do mesmo modo apresentaram poucas divergências entre si em relações as preferências de aprendizagem na organização. Pode-se ainda constatar que os funcionários independentes das gerações valorizam e preferem atividades em equipe que incluem uma interação mais efetiva entre todos.Organizational learning has gained more and more notoriety and has become a very important competitive differential for organizations that seek to excel in their area of expertise. One of the difficulties faced in this learning process is the relationship with the different generations working in the market. The studies involving organizational learning along with the question of the generations are still very scarce, so this research aimed at analyzing the organizational learning in the perception of the different generations of employees of a contractor in the electric sector, identifying characteristics of found generations, learning from the perspective of the generations and learning preference of the generations. Through a quantitative approach, and a descriptive character was carried out a case study in a contractor of the electrical sector of the city of Campina Grande - PB. For the research, a questionnaire adapted from Mcdowell (2010, apud Collistochi et al. 2012) was used, in its structure divided into respondents profile and affirmations about organizational, group and individual learning, according to their dimensions of commitment to learning , shared vision and open mentality and learning preferences of these generations. The data were analyzed with the aid of basic statistics and excel to calculate the percentage of agreement for each statement. It was identified that in the organization there are three generations, the baby boomers to X and Y and that they do not have many perceptions of each other in relation to the learning process in their individual, group and organizational levels, and likewise presented few divergences between each other in relation to the learning preferences in the organization. It can also be seen that the generational employees value and prefer team activities that include a more effective interaction among all.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALVES, Marielza Barbosa.ALVES, M. B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689FREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348FIRMO, Luciene Alencar.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337SILVA, Edna Soraia Pereira.20182019-08-02T00:28:30Z20182019-08-02T00:28:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320SILVA, Edna Soraia Pereira. Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. 2018. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T14:23:58Zoai:localhost:riufcg/5320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T14:23:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. Organizational learning: an analysis from the perspective of the generations of employees of a Campina Grande / PB power contractor. |
title |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. SILVA, Edna Soraia Pereira. Geração Aprendizagem Perspectiva Organizações Generation Learning Perspective Organizations Administração |
title_short |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
title_full |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
title_sort |
Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. |
author |
SILVA, Edna Soraia Pereira. |
author_facet |
SILVA, Edna Soraia Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Marielza Barbosa. ALVES, M. B. http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 FREITAS, Lúcia Santana de. FREITAS, L. S. http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 FIRMO, Luciene Alencar. FIRMO, L. A. http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Edna Soraia Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Aprendizagem Perspectiva Organizações Generation Learning Perspective Organizations Administração |
topic |
Geração Aprendizagem Perspectiva Organizações Generation Learning Perspective Organizations Administração |
description |
A aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem se transformado em um diferencial competitivo importantíssimo para as organizações que buscam se destacar em sua área de atuação. Uma das dificuldades enfrentadas nesse processo de aprendizagem é a relação com as diferentes gerações atuantes no mercado. Os estudos envolvendo a aprendizagem organizacional juntamente com a questão das gerações ainda é bastante escasso, logo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a aprendizagem organizacional na percepção das diferentes gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico, identificando características de gerações encontradas, processos de aprendizagem na perspectiva das gerações e preferência de aprendizagem das mesmas. Através de uma abordagem quantitativa, e caráter descritivo foi realizado um estudo de caso em uma empreiteira do setor elétrico da cidade de Campina Grande – PB. Para a pesquisa utilizou-se de um questionário adaptado de Mcdowell (2010, apud Collistochi et al 2012), em sua estrutura dividida em perfil dos respondentes e afirmações sobre aprendizagem organizacional, grupal e individual, de acordo com suas dimensões de compromisso com a aprendizagem, visão compartilhada e mentalidade aberta e preferências de aprendizagem dessas gerações. Os dados foram analisados com o auxilio da estatística básica e de excel para calcular a porcentagem de concordância para cada afirmativas. Identificou-se que na organização existem três gerações, a baby boormers a X e a Y e que elas não tem percepção muitos distintas entre si em relação ao processo de aprendizagem em seus níveis individual, grupal e organizacional, e do mesmo modo apresentaram poucas divergências entre si em relações as preferências de aprendizagem na organização. Pode-se ainda constatar que os funcionários independentes das gerações valorizam e preferem atividades em equipe que incluem uma interação mais efetiva entre todos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2019-08-02T00:28:30Z 2019-08-02T00:28:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 SILVA, Edna Soraia Pereira. Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. 2018. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
identifier_str_mv |
SILVA, Edna Soraia Pereira. Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. 2018. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383486984192 |