Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Carlos Pereira de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940
Resumo: A obra literária de Afonso Henriques de Lima Barreto, inserida num período de transição ao qual a crítica e a historiografia literárias convencionaram chamar de Pré Modernismo, caracteriza-se pela insistência na abordagem de temáticas sociais e existenciais que parecem marcar, concomitantemente, tanto o cenário mais geral de uma fase da modernidade ocidental em processo de dessedimentação e pulverização quanto o âmbito das incertezas e inconstâncias das especificidades históricas e culturais do Brasil entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Se tal ocorre no conjunto da obra barretiana, segundo a depreensão mais ou menos consensual da crítica e da teoria literárias e do campo epistemológico a que se convencionou chamar de sociologia da literatura ou história literária, parece ser em Triste fim de Policarpo Quaresma que a representação do real consegue desfazer-se das limitações que uma atitude crítica mais veemente impõe à configuração da ficcionalidade literária, apesar de não se poder afirmar que a obra em questão não aponte para uma tradução mais ou menos evidente das impressões de um sujeito criador individual cujos posicionamentos caracterizam-se pela tricotomia desacordocombate-derrota no seio do jogo social intricado e complexo que configuram seu tempo e seu espaço culturais. Publicado em 1911 por meio de folhetim, o romance narra a etiologia, as repercussões e o despedaçamento dos projetos quixotescos e ufanistas do major Policarpo Quaresma, subsecretário do Arsenal de Guerra, o qual é caracterizado como um indivíduo pertencente a uma certa elite suburbana do Rio de Janeiro em fins do século XIX, dotado de um modo de viver quase matematicamente determinado e previsível, com costumes, hábitos e gestos austeros e insulares. Nosso trabalho pretende discutir os modos de configurações das ambivalências nas personagens e nos modos como se constituem suas resistências e desistências no que concerne à apreensão que efetuam sobre os mecanismos da moderna cidade republicanizada e do conjunto de seus fazeres sociais, pretendendo concluir, por paradoxal que possa parecer, que essas configurações das personagens permitem à enunciação narrativa tanto a efetivação da sátira e da ironia desferidas contra uma estrutura sociocultural e política excludente como a evocação à resistência e à insistência em projetos mais amplos de convivência humana.
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