A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Elane Cristina da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
Resumo: O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática.
id UFCG_71b74d15e8794e342e104d4d69e23a49
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31443
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.The manager's contribution to quality education in public schools.Gestão EscolarEscola PúblicaGestão DemocráticaGestor escolar- funçãoProcesso educacional- contribuição do gestorSchool managementPublic schoolDemocratic managementSchool manager - functionEducational process - manager's contributionEducação.O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática.The present work deals with the theme The Manager's Contribution to Quality Education in Public Schools, which aims to discuss the contributions and functions of the manager in the educational process, so that he can promote quality education in public schools. And as specific objectives are: to reflect the importance of participation and monitoring of the manager together with the teachers and the pedagogical team, whether in planning, organization and school development; apply essential techniques and strategies to amplify the effectiveness of the educational processes within the institution and, thus, provide successful results, and finally, evaluate the school's pedagogical actions, aiming at better results in the learning, training and academic performance of students. School management is the basis responsible for the administration and organization of the school, in order to promote better teaching and learning conditions to make progress in the educational process. From this perspective, it is through the contributions of the school manager that the school will enable a more effective and meaningful education. Thus, for this to happen, it is necessary, in addition to leading and managing the functioning of the institution, to develop actions and strategies together, based on this that involves democratic management, in which participation in decision-making and actions must take place collectively. , involving the school team and the community. The research highlights some authors such as FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), among others. The approach used in the work is of a qualitative nature. The research technique was the use of the interview. A descriptive research was developed. The results obtained in this research demonstrate the importance and the various contributions that the manager provides in the educational field, effecting success and quality in teaching in public schools, in order to provide even better conditions in education, through their practices in school management democratic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. de.http://lattes.cnpq.br/7255410765448943CAMPOS, Maria de Lourdes.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.DIAS, Elane Cristina da Silva.2023-06-142023-08-15T13:55:33Z2023-08-152023-08-15T13:55:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-15T13:55:33Zoai:localhost:riufcg/31443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-15T13:55:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
The manager's contribution to quality education in public schools.
title A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
spellingShingle A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
DIAS, Elane Cristina da Silva.
Gestão Escolar
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestor escolar- função
Processo educacional- contribuição do gestor
School management
Public school
Democratic management
School manager - function
Educational process - manager's contribution
Educação.
title_short A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
title_full A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
title_fullStr A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
title_full_unstemmed A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
title_sort A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
author DIAS, Elane Cristina da Silva.
author_facet DIAS, Elane Cristina da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
SOUSA, R. L. de.
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
CAMPOS, Maria de Lourdes.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Elane Cristina da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestor escolar- função
Processo educacional- contribuição do gestor
School management
Public school
Democratic management
School manager - function
Educational process - manager's contribution
Educação.
topic Gestão Escolar
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestor escolar- função
Processo educacional- contribuição do gestor
School management
Public school
Democratic management
School manager - function
Educational process - manager's contribution
Educação.
description O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
2023-08-15T13:55:33Z
2023-08-15
2023-08-15T13:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
identifier_str_mv DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590439186432