“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Amannda Dativa de Melo.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
Resumo: Esta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos.
id UFCG_71d8e3afcf9299d9a550e50ec0f21465
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12741
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).“A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015).Ensino de HistóriaHistory TeachingEnseñanza de la HistoriaFilmes PibidianosPelículas de PibidianPibidian FilmsLugar SocialSocial PlaceHistóriaEsta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos.This dissertation analyzes a set of new languages, concepts, technologies and narratives which come from the audiovisual tools produced by the students supervised by Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-URCA-CE (2014-2015). Our goal is to comprehend how these products work and deal with demands generated by the teaching of history in the present. Thus, producing, insert in gand incorporating the visual historical sources of school space by subjects in their "every day relations" of learning brings to us a reflection on how the professional of education manages to "work around" the dimensions of history taught by formal biased classrooms with new educational proposals, like movie production, noticing the particularities of these people in their productions and also their contributions in daring to propose a different iated narrative about the past through movies. Then, to reflect about such questions we will use the contributions of Certeau (1994), with the concepts of "tactic, strategy, and the ordinary men", and also out line the "Historio graphical operation" proposed by Certeau (2002) throught he production of these movies.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGMENESES, Joedna Reis de.MENESES, J. R.http://lattes.cnpq.br/9425453622434049SILVA, Sônia Maria de Meneses.SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos.ANDRADE, Vivian Gaudino de.MELO, Francisco Egberto.SILVA, Amannda Dativa de Melo.2019-08-232020-04-14T12:06:06Z2020-04-142020-04-14T12:06:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-27T23:45:04Zoai:localhost:riufcg/12741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-27T23:45:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
“A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015).
title “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
spellingShingle “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
SILVA, Amannda Dativa de Melo.
Ensino de História
History Teaching
Enseñanza de la Historia
Filmes Pibidianos
Películas de Pibidian
Pibidian Films
Lugar Social
Social Place
História
title_short “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
title_full “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
title_fullStr “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
title_full_unstemmed “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
title_sort “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
author SILVA, Amannda Dativa de Melo.
author_facet SILVA, Amannda Dativa de Melo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENESES, Joedna Reis de.
MENESES, J. R.
http://lattes.cnpq.br/9425453622434049
SILVA, Sônia Maria de Meneses.
SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos.
ANDRADE, Vivian Gaudino de.
MELO, Francisco Egberto.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Amannda Dativa de Melo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
History Teaching
Enseñanza de la Historia
Filmes Pibidianos
Películas de Pibidian
Pibidian Films
Lugar Social
Social Place
História
topic Ensino de História
History Teaching
Enseñanza de la Historia
Filmes Pibidianos
Películas de Pibidian
Pibidian Films
Lugar Social
Social Place
História
description Esta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23
2020-04-14T12:06:06Z
2020-04-14
2020-04-14T12:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
identifier_str_mv SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744442911883264