“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 |
Resumo: | Esta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos. |
id |
UFCG_71d8e3afcf9299d9a550e50ec0f21465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12741 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).“A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015).Ensino de HistóriaHistory TeachingEnseñanza de la HistoriaFilmes PibidianosPelículas de PibidianPibidian FilmsLugar SocialSocial PlaceHistóriaEsta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos.This dissertation analyzes a set of new languages, concepts, technologies and narratives which come from the audiovisual tools produced by the students supervised by Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-URCA-CE (2014-2015). Our goal is to comprehend how these products work and deal with demands generated by the teaching of history in the present. Thus, producing, insert in gand incorporating the visual historical sources of school space by subjects in their "every day relations" of learning brings to us a reflection on how the professional of education manages to "work around" the dimensions of history taught by formal biased classrooms with new educational proposals, like movie production, noticing the particularities of these people in their productions and also their contributions in daring to propose a different iated narrative about the past through movies. Then, to reflect about such questions we will use the contributions of Certeau (1994), with the concepts of "tactic, strategy, and the ordinary men", and also out line the "Historio graphical operation" proposed by Certeau (2002) throught he production of these movies.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGMENESES, Joedna Reis de.MENESES, J. R.http://lattes.cnpq.br/9425453622434049SILVA, Sônia Maria de Meneses.SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos.ANDRADE, Vivian Gaudino de.MELO, Francisco Egberto.SILVA, Amannda Dativa de Melo.2019-08-232020-04-14T12:06:06Z2020-04-142020-04-14T12:06:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-27T23:45:04Zoai:localhost:riufcg/12741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-27T23:45:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). “A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015). |
title |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
spellingShingle |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). SILVA, Amannda Dativa de Melo. Ensino de História History Teaching Enseñanza de la Historia Filmes Pibidianos Películas de Pibidian Pibidian Films Lugar Social Social Place História |
title_short |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
title_full |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
title_fullStr |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
title_full_unstemmed |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
title_sort |
“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). |
author |
SILVA, Amannda Dativa de Melo. |
author_facet |
SILVA, Amannda Dativa de Melo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENESES, Joedna Reis de. MENESES, J. R. http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 SILVA, Sônia Maria de Meneses. SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos. ANDRADE, Vivian Gaudino de. MELO, Francisco Egberto. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Amannda Dativa de Melo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História History Teaching Enseñanza de la Historia Filmes Pibidianos Películas de Pibidian Pibidian Films Lugar Social Social Place História |
topic |
Ensino de História History Teaching Enseñanza de la Historia Filmes Pibidianos Películas de Pibidian Pibidian Films Lugar Social Social Place História |
description |
Esta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-23 2020-04-14T12:06:06Z 2020-04-14 2020-04-14T12:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 |
identifier_str_mv |
SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744442911883264 |