Scene understanding: interpretative possibility of (self-)training narratives of former Pibid scholarship holders
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163921 |
Resumo: | Este artigo tem como escopo evidenciar a compreensão cênica como possibilidade interpretativa no processo de análise das narrativas de (auto)formação de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O texto afirma, por meio dessa metodologia, que as narrativas são entendidas como um processo recursivo, no qual estão dialogicamente articuladas entre quem fala e quem as ouve. As narrativas em foco foram escritas por 20 alunas em formação, participantes do Pibid em uma universidade federal do sul do Brasil, no período de 2010 a 2012. Essas narrativas foram posteriormente analisadas à luz da compreensão cênica e delas emergiram três cenas. A cena 1 reuniu narradoras e pesquisadoras na escuta que suscita a palavra dada; a cena 2 referiu-se a múltiplos fatos e vivências da vida cotidiana das narradoras; e a cena 3 salientou vivências e situações reprimidas ou esquecidas no processo narrativo. O conjunto das cenas configura tempos e espaços biográfico-narrativos e constitui-se como um conjunto sistêmico, em que o sentido do vivenciado/narrado é compreendido em conformação com espaços/tempos que lhe dizem respeito. O texto conclui que revisitar as trajetórias formativas das ex-estudantes permitiu clarificar o reservatório de imagens registradas por elas, fornecendo sentido e significado para a compreensão de suas escolhas e motivações na construção de identidades profissionais. |
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Scene understanding: interpretative possibility of (self-)training narratives of former Pibid scholarship holdersCompreensão cênica: possibilidade interpretativa de narrativas de (auto)formação de ex-pibidianasScene understanding(Self-)training narratives in teachingFormer Pibid scholarship holdersCompreensão cênicaNarrativas de (auto)formação na docênciaEx-pibidianasEste artigo tem como escopo evidenciar a compreensão cênica como possibilidade interpretativa no processo de análise das narrativas de (auto)formação de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O texto afirma, por meio dessa metodologia, que as narrativas são entendidas como um processo recursivo, no qual estão dialogicamente articuladas entre quem fala e quem as ouve. As narrativas em foco foram escritas por 20 alunas em formação, participantes do Pibid em uma universidade federal do sul do Brasil, no período de 2010 a 2012. Essas narrativas foram posteriormente analisadas à luz da compreensão cênica e delas emergiram três cenas. A cena 1 reuniu narradoras e pesquisadoras na escuta que suscita a palavra dada; a cena 2 referiu-se a múltiplos fatos e vivências da vida cotidiana das narradoras; e a cena 3 salientou vivências e situações reprimidas ou esquecidas no processo narrativo. O conjunto das cenas configura tempos e espaços biográfico-narrativos e constitui-se como um conjunto sistêmico, em que o sentido do vivenciado/narrado é compreendido em conformação com espaços/tempos que lhe dizem respeito. O texto conclui que revisitar as trajetórias formativas das ex-estudantes permitiu clarificar o reservatório de imagens registradas por elas, fornecendo sentido e significado para a compreensão de suas escolhas e motivações na construção de identidades profissionais.This study aims to use Scene Understanding as an interpretative possibility in the process of analyzing (self-)training narratives of former scholarship holders of the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching (Pibid). The text states, through this methodology, that narratives are understood as a recursive process, in which they are dialogically articulated between the speaker and the listener. The narratives analyzed in this study were written by 20 students, participants of the Pibid from a federal university in the south of Brazil, between 2010 and 2012. These narratives were later analyzed in relation to Scene Understanding, and three scenes were produced. Scene 1 gathered narrators and researchers in listening that evokes the given word; scene 2 referred to multiple daily facts and experiences of the narrators; and scene 3 highlighted experiences and situations repressed or forgotten in the narrative process. These scenes configure biographical and narrative times and spaces and constitute a systemic group, in which the sense of the experienced/narrated fact is understood in relation to the spaces/times that concern it. The text concludes that revisiting the training trajectories of former students helped clarify the reservoir of images recorded by them, providing a meaning and understanding of their choices and motivations in the construction of professional identities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/16392110.1590/s1678-4634201945190102Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e190102Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e190102Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e1901021678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163921/157411https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163921/157412Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Lourdes Maria BragagnoloAbrahão, Maria Helena Menna Barreto2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/163921Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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